Notícias Kia EV6 como substituto indireto do Kia Stinger? Provavelmente, sim

Rumor

Kia EV6 como substituto indireto do Kia Stinger? Provavelmente, sim

O Kia Stinger, a berlina mais desportiva da marca sul-coreana, não deverá conhecer uma segunda geração.

Kia Stinger GTS

O Stinger foi uma aposta ousada por parte da Kia, que muito ajudou a elevar a perceção da marca e das suas capacidades.

Lançado em 2017, esta berlina de contornos mais desportivos — um rival para carros como o BMW Série 4 Gran Coupé — assenta sobre uma plataforma de tração traseira e trouxe atributos estéticos e dinâmicos à Kia que estávamos pouco acostumados de ver.

E acabou por ser muito bem recebido pela crítica, que elogiou a sua condução e comportamento e, no caso do Stinger GT, equipado com um 3.3 V6 twin turbo com 370 cv, também pela sua performance.

VEJAM TAMBÉM: Pode o Stinger ser um carro de circuito? O Kia Stinger GT420 é a resposta
Kia Stinger

Mas apesar dos elogios dos media — incluindo os nossos, quando testámos o Stinger em Portugal —, a verdade é que a carreira comercial do Kia Stinger tem sido, no mínimo, discreta, o que tem levantado dúvidas acerca do seu futuro.

Essas dúvidas parecem estar a caminhar rapidamente para certezas tendo em conta as declarações de Karim Habib, chefe de design da Kia, à publicação britânica Autocar durante o Salão de Los Angeles, quando questionado sobre o futuro do Stinger.

"O espírito do Stinger permanece e permanecerá. Gosto de pensar que o EV6 tem os genes do Stinger GT (V6). Vamos fazer um GT e tem o Stinger nele.

O Stinger foi um carro transformador e abriu toda uma nova perspetiva sobre o que a Kia pode ser, desportiva e uma ferramenta precisa de condução. O EV6 vai fazer agora algo similar."

Karim Habib, chefe de design da Kia

EV6, o substituto do Kia Stinger?

O Kia EV6 é o primeiro modelo da marca sul-coreana exclusivamente elétrico, assente sobre a nova plataforma específica para elétricos do Hyundai Motor Group, a E-GMP.

Assume os contornos de um crossover de dimensões algo avantajadas, não tendo nada a ver, formalmente, com o Kia Stinger. No entanto, promete níveis de performance inéditos num Kia.

Kia EV6

Como Karim Habib referiu, vão também fazer uma versão GT do EV6 e será, por uma margem confortável, o Kia de estrada mais potente de sempre: 584 cv (e 740 Nm).

Para demonstrar o seu potencial, a marca sul-coreana não se coibiu de colocar o EV6 GT numa drag race contra verdadeiros desportivos (a combustão)… e um Lamborghini Urus. Apesar de não ter ganho a corrida, o McLaren 570S que a ganhou só ultrapassou o EV6 GT já perto do final desta curta prova.

VEJAM TAMBÉM: Novo Kia Sportage já começou a ser produzido na Europa

No entanto, poderá um crossover elétrico ser um real substituto de uma mais «rasteira» berlina elogiada pela sua condução e aptidões dinâmicas? Provavelmente não. Mas o seu papel como modelo halo da marca, ajudando a mudar a perceção do que é a Kia, parece ser exatamente o mesmo do Stinger.