Notícias Luxo e Performance marcam as novidades no Monterey Car Week

Monterey Car Week 2022

Luxo e Performance marcam as novidades no Monterey Car Week

A importância crescente do Monterey Car Week vê-se também nas marcas que o escolheram para revelarem as suas novidades sobre rodas.

Bugatti W16 Mistral no Monterey Car Week
© Razão Automóvel

A Monterey Car Week há muito que se tornou uma semana de celebração do automóvel, com corridas, concurso de elegância, exposições de arte, desfiles temáticos, leilões e, claro, a revelação de várias novidades automóveis.

São vários os eventos que compõem a Monterey Car Week e foi na 19.ª edição do “The Quail — A Motorsports Gathering” que vários fabricantes mostraram as suas mais recentes novidades.

Um evento que se está a tornar cada vez mais um sucedâneo ao que dantes conhecíamos como salões de automóveis e que parecem estar, cada vez mais, à beira da extinção.

A NÃO PERDER: Durante uma semana Monterey foi a capital mundial da celebração do automóvel

Fazendo jus à localização e tipo de evento, as novidades estavam focadas no luxo e na performance — este não é o espaço para «carros do povo» —, e destacava-se, entre outros, o último Bugatti a vir equipado com o emblemático W16 tetraturbo ou a mais recente extravagância da Bentley, o Mulliner Batur.

A maioria destas novidades recebeu atenção individualizada nas páginas da Razão Automóvel, que podem aceder na lista abaixo:

As novidades não se ficaram por estes — houve muitas mais… O Acura Concept Precision EV antecipa um futuro crossover elétrico de seu nome ZDX (recupera a designação de um SUV «coupé» produzido entre 2010 e 2013). Destaca-se por ser um dos modelos que são resultado da parceria entre a Honda e a GM para o desenvolvimento de veículos elétricos e chegará aos EUA em 2024.

O Lincoln Model L100 assinala o centenário da marca desde que foi comprada pela Ford e é um concept futurista de um veículo de luxo elétrico e autónomo que antecipa os futuros elétricos da marca, três dos quais serão lançados até 2025.

Recorre a baterias de estado sólido e surpreende pelas soluções futuristas como um piso digital onde podem ser vistos gráficos personalizados, um joystick com ar de jóia de cristal que substitui o volante e pode mudar de posição num habitáculo sem ecrãs e que pode ser controlado autonomamente.

O Lucid Air Sapphire é a versão mais desportiva do Lucid Air — três motores elétricos e mais de 1200 cv — e posiciona-se como o sedã elétrico mais rápido do mundo — menos de quatro segundos até… aos 160 km/h —, tendo como alvo o Tesla Model S Plaid.

Outros modelos, que já tinham sido revelado há mais tempo, estrearam-se em solo norte-americano, como Delorean Alpha5, Bentley Bentayga EWB, o Maserati MC20 Cielo e o protótipo Polestar O2, cuja passagem à produção foi confirmada recentemente como Polestar 6.

A Audi aproveitou ainda a ocasião para mostrar a família Sphere composta por três concepts para para diferentes segmentos e mercados. O roadster Skysphere foi desenhado e pensado para os clientes americanos em geral e californianos em particular, o MPV com genes de SUV Urbansphere foi pensado para a China e a berlina Grandsphere que foi concebida na Europa, deixa antever o sucessor do A8.

Audi Activesphere
Audi Activesphere será revelado no início de 2023.

O trio está prestes a fazer-se quarteto, com o anúncio do Activesphere, que apenas se irá conhecer em «pele e osso» no início de 2023.