Notícias Diabólico. 666 cv e menos 47 kg para o Lamborghini Urus Performante

Apresentação

Diabólico. 666 cv e menos 47 kg para o Lamborghini Urus Performante

Mais potente, leve, largo e baixo, o novo Lamborghini Urus Performante reforça o seu estatuto de "Super SUV". Todos os detalhes.

Lamborghini Urus Performante 2023 3/4 traseira

A receita aplicada a este “Super SUV” é aquela que habitualmente vemos ser dada às variantes mais «focadas» de puros desportivos: o novo Lamborghini Urus Performante é mais potente, leve, baixo e largo que o Urus conhecido.

Por baixo do capô continua a residir o mesmo 4.0 V8 biturbo, mas passa a debitar diabólicos e evocativos 666 cv — mais 16 cv que antes —, mantendo os 850 Nm de binário. E deve soar ainda mais «zangado», estando equipado de série com um escape em titânio da Akrapovič.

Os 47 kg a menos são conseguidos com mais conteúdo de fibra de carbono — capô, splitter dianteiro, arcos das rodas e, como opcional, tejadilho —, mas mesmo assim são 2150 kg (DIN).

VEJAM TAMBÉM: Mais de 800 cv para o Lamborghini Urus híbrido plug-in? Rumores dizem que sim

Junte-se um novo diferencial que dá ao Urus Performante uma relação de transmissão final mais curta, e a performance só podia ser melhor.

Os 100 km/h são atingidos 0,3s mais depressa, sendo agora de escassos 3,3s; e os 200 km/h são alcançados em 11,5s, menos 0,8s que antes. A velocidade máxima é de 306 km/h, um singelo quilómetro hora a mais que o Urus.

Aerodinâmica apurada

As modificações não se ficaram pela cadeia cinemática. A Lamborghini anuncia um aumento de 8% na eficiência aerodinâmica do seu “Super SUV” e para o conseguir deu-lhe um novo para-choques e capô — este último com saídas de ar integradas —, ganhou novas cortinas de ar que redirecionam o ar à volta das rodas dianteiras, e há um novo spoiler traseiro.

Detalhe spoiler traseiro

Este apresenta “barbatanas” em fibra de carbono inspiradas nas do Aventador SVJ e dá à traseira do Urus Performante um acréscimo de 38% em força descendente (downforce).

A conjugação do novo para-choques dianteiro e spoiler traseiro fazem com que o Urus Performante seja 25 mm mais comprido que os outros Urus.

Mais próximo do asfalto

Se o Urus dificilmente iria convencer alguém sobre as suas capacidades trepadoras, o Urus Performante ainda se esforça menos. A Lamborghini reduziu a distância ao solo em 20 mm ao equipá-lo com novas molas em aço, e é também mais largo.

Lamborghini Urus Performante perfil

As vias cresceram 16 mm, o que obrigou a dar ao Performante novos arcos de rodas em fibra de carbono, para envolverem eficazmente as rodas de grandes dimensões. De série vem com jantes forjadas de 22″ — opcionalmente podem ser 23″ — envolvidas por Pirelli P Zero com medidas de 285/40 R22 à frente e 325/35 R22 atrás.

Em opção é possível equipar o Urus Performante ainda com semi-slicks Pirelli P Zero Trofeo R — desenvolvidos pela primeira vez para ir de encontro às características de um SUV.

Detalhe da jante
Parafusos das rodas são em titânio.

Foco no asfalto, mas tem um modo Rally

O aumento da performance e a maior proximidade ao asfalto são complementados por uma direção e eixo traseiro direcional revistos, prometendo mais agilidade e feedback, e reforçando a orientação desportiva deste “Super SUV”.

A sua rapidez e eficácia dinâmica foram demonstradas recentemente quando obteu o recorde de SUV mais rápido a subir Pikes Peak com um tempo de 10min32,064s — ainda o estávamos a chamar de Urus EVO, como se fosse a renovação do SUV, mas afinal acabou por ser a sua versão mais performante.

VEJAM TAMBÉM: Lamborghini antecipa Huracán Sterrato, o supercarro que não quer saber do asfalto

Mas a «diversão» não se fica pelo asfalto. Além dos habituais modos de condução Strada, Sport e Corsa, o Urus Performante estreia um modo com o sugestivo nome de Rally.

Consola central com comando modos de condução

E é mesmo isso que estão a pensar. A Lamborghini otimizou este modo para aquelas ocasiões em que decidem «atacar com tudo» uma estrada de terra batida ou gravilha, ampliando o caráter sobrevirador do Urus.

Quando chega e quanto custa?

Revelado e mostrado ao público pela primeira vez ontem, no “The Quail — A Motorsports Gathering”, em Monterey, na Califórnia, o novo Lamborghini Urus Performante já está disponível para encomenda e as primeiras unidades começarão a ser entregues no final deste ano.

Interior Lamborghini Urus Performante
Por dentro não há grandes diferenças a assinalar, com estas a resumirem-se a alguns revestimentos e cores.

A marca italiana avançou para o Urus Performante um preço, sem impostos, de 218 487 euros, à volta de 23 mil euros mais que o Urus em comercialização.

Com impostos, o Urus «normal» tem um preço a começar em Portugal pouco acima dos 296 mil euros, por isso, o Urus Performante deverá ter preços a rondar entre os 320-330 mil euros.

Detalhe do banco desportivo com lettering "Performante"