Notícias Tesla Model S Plaid e Model X Plaid já podem ser encomendados. Todos os preços

Preços

Tesla Model S Plaid e Model X Plaid já podem ser encomendados. Todos os preços

Os Tesla mais potentes da atualidade estão quase a chegar à Europa e já sabemos quanto os Model S Plaid e Model X Plaid vão custar.

Tesla Model S Plaid em movimento, vista lateral

Foi há mais de um ano que ficámos a conhecer os Tesla mais potentes da atualidade, os Model S Plaid e Model X Plaid, ambos com 761 kW (1020 hp, o mesmo que 1035 cv).

Com este nível de potência, em combinação com as características intrínsecas dos veículos elétricos, passaram a ser dos automóveis que mais rápido aceleram, sobretudo o Model S Plaid. Este é capaz de cumprir os clássicos 402 m de uma drag strip em 9,23s, valor só suplantando pelos mais de 1900 cv do Rimac Nevera

Os 100 km/h são fulminados em desconfortáveis 2,1s (com rollout) no Model S Plaid, enquanto o maior e mais pesado Model X Plaid necessita de 2,6s nas mesmas condições.

VEJAM TAMBÉM: Tesla Model S Plaid “hackeado” atinge uns impressionantes 348 km/h
Tesla model s plaid em parque subterrâneo, vista 3/4 frente

A Tesla anuncia ainda uma velocidade máxima de 322 km/h para o Model S Plaid — ainda que seja necessário optar por rodas e pneus específicos e uma atualização de software —, e 262 km/h para o Model X Plaid.

Os Plaid são também os primeiros Tesla a contarem com três motores elétricos de tração — dois no eixo traseiro e um no dianteiro —, que têm como principal novidade virem equipados com camisas em CFRP (polímero reforçado com fibra de carbono) para os rotores  que permitem aumentar também a sua rotação — mais de 20 000 rpm!

Tesla model s plaid em parque subterrâneo, vista 3/4 traseira

A alimentar tudo isto, temos uma bateria de 100 kWh capaz de dar ao Model S Plaid 600 km de autonomia (ciclo WLTP estimado) e 528 km ao Model X Plaid (ciclo WLTP estimado).

VEJAM TAMBÉM: Novo Ariya tem tudo para ser o elétrico mais vendido da Nissan

Rejuvenescido

Com a introdução do Plaid, a Tesla também reviu substancialmente os Model S e Model X, lançados originalmente na Europa em 2013 e 2016, respectivamente.

Interior do Tesla Model S Plaid

Se por fora o estilo foi apenas refinado e aerodinamicamente otimizado (Model S com Cx de apenas 0,208), por dentro a revolução foi total, onde se destaca o ecrã central horizontal de 17″ e o “yoke”, o volante que mais parece uma manche de um avião.

Além daquilo que podemos ver e tocar, os rejuvenescidos Model S e Model X perderam ainda alguns quilos e viram as suas cadeias cinemáticas otimizadas, assim como a sua gestão térmica e eletrónica.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quando chegam e quanto custam?

Os novos Model S Plaid e Model X Plaid só vão começar chegar à Europa no final deste ano, com a Tesla a anunciar que as primeiras entregas em Portugal deverão começar em dezembro, prolongando-se até fevereiro de 2023.

Os outros Model S e Model X, de dois motores elétricos (um por eixo), só têm entregas programadas para 2023, mas as encomendas ainda não abriram.

Preços:

  • Model S Plaid — 141 990 euros;
  • Model X Plaid — 145 990 euros.