Notícias Mulliner Batur é o Bentley de estrada mais potente de sempre

Apresentação

Mulliner Batur é o Bentley de estrada mais potente de sempre

A Bentley só vai fazer 18 unidades do Mulliner Batur, que já estão todas esgotadas. O preço? 1,9 milhões de euros.

Bentley Mulliner Batur

O primeiro 100% elétrico da Bentley chega em 2025, mas enquanto isso não acontece a marca britânica continua a fazer-nos sonhar com o seu W12, que agora também podemos encontrar num novo coupé chamado Bentley Mulliner Batur.

Revelado ao mundo na Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), o Bentley Mulliner Batur é o modelo de produção mais potente da fabricante com sede em Crewe, no Reino Unido, e antecipa a imagem que os modelos da marca terão no futuro.

E ao contrário do que vinha a acontecer nos últimos anos, com exceção do Bacalar — que nós já conduzimos —, este Batur rompe por completo com alguns elementos típicos dos modelos mais recentes da “casa” de Crewe.

A NÃO PERDER: Só vão fazer 12. Ao volante do Bacalar, o mais exclusivo Bentley dos nossos dias
Bentley Mulliner Batur perfil

Serão assim os Bentley do futuro?

Na dianteira, por exemplo, os faróis arredondados desapareceram para dar lugar a uma assinatura mais rasgada e agressiva. A grelha frontal está mais alta e conta com apontamentos em vermelho que lhe dão um toque mais desportivo.

De perfil, o destaque vai quase por completo para as enormes jantes de 22” com acabamento em preto, ainda que seja impossível ignorar a linha de cintura muito alta e o longo capô.

Atrás, e além do pequeno spoiler que se eleva quando é necessário gerar mais carga descendente, o que mais salta à vista são os farolins muito esguios — e longe da habitual forma elíptica — e as molduras cromadas das saídas de escape.

Bentley Mulliner Batur jantes

Interior muito british

Avançando para o interior, as diferenças para os modelos da gama da Bentley não são tão marcantes quanto acontece no exterior e vai buscar grande parte do design ao Bentley Bacalar.

LEIAM TAMBÉM: Bentley Continental GT Speed a fundo na autobahn. A que velocidade chegou?

O requinte e a atenção ao detalhe típicos dos modelos de luxo britânicos estão presentes, num habitáculo que pode ser decorado com couro escocês, italiano ou com uma espécie de camurça sintética.

As preocupações ambientais são, de resto, um dos grandes destaque deste interior, onde encontramos tapetes feitos com fio reciclado e acabamentos em fibra natural que substituem a habitual fibra de carbono.

E porque este modelo conta com a assinatura da Mulliner, inclusive no nome, pode ser personalizado ao gosto de cada cliente. Quase tudo é possível (basta pagar), até mesmo ter componentes específicos — feitos com recurso a impressora 3D — em ouro de 18 quilates.

Bentley Mulliner Batur

O mais potente de sempre

A Bentley já anunciou que espera tornar-se uma marca exclusivamente elétrica em 2030, mas curiosamente (ou não), o Batur não se rendeu aos eletrões e apresentou-se com o conhecido motor 6.0 W12 biturbo que aqui produz 740 cv e 1000 Nm.

A NÃO PERDER: Conduzimos o Bentley Flying Spur Hybrid. O V6 híbrido encanta como o V8 ou o W12?
Bentley Mulliner Batur perfi

Esta é a versão do motor W12 que encontramos no Bacalar, ainda que nesse modelo se tenha ficado pelos 659 cv. Para conseguir chegar aos 740 cv a Bentley mudou o sistema de admissão e modificou os turbocompressores e os intercoolers.

Estes números fazem dele o Bentley de produção mais potente de sempre e um dos mais rápidos, ainda que a marca britânica não tenha divulgado as prestações oficiais deste modelo.

Importa dizer que o Continental GT Speed tem 81 cv a menos e cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6s, ao passo que a velocidade máxima está fixada nos 335 km/h.

Os 1000 Nm de binário máximo são enviados às rodas traseiras por meio de uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades, sendo que este Batur conta ainda com um diferencial autoblocante eletrónico ativo, barras estabilizadoras ativas (geridas pelo sistema elétrico de 48 V) e quatro rodas direcionais.

Bentley Mulliner Batur frente

Quanto custa?

A Bentley já confirmou que só vai construir 18 exemplares do Mulliner Batur e cada um a custar 1,65 milhões de libras, qualquer coisa como 1,95 milhões de euros.

As unidades já estão todas vendidas e a produção arranca no princípio do próximo ano, com as primeiras unidades a chegarem aos clientes nos meses seguintes.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Bentley Bentayga S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bentley Bentayga S testado. Foi-se o Speed W12 e ficou um V8 no seu lugar