Notícias Aston Martin V12 Vantage Roadster. Só vão fazer 249 e já esgotaram

Monterey Car Week 2022

Aston Martin V12 Vantage Roadster. Só vão fazer 249 e já esgotaram

Com 700 cv e 753 Nm, o Aston Martin V12 Vantage Roadster viu todas as suas 249 unidades serem vendidas ainda antes de ter sido revelado.

Aston Martin V12 Vantage Roadster dianteira

Revelado menos de uma semana depois do DBR22, o Aston Martin V12 Vantage Roadster é um pouco menos exclusivo que o modelo revelado em Pebble Beach, mas não menos interessante.

Afinal, o V12 Vantage Roadster é, nada mais nada menos, a versão descapotável do já revelado Aston Martin V12 Vantage que será, diz a marca, o último de sempre.

Desta forma, no lugar do 4.0 V8 biturbo by AMG passou a recorrer ao 5.2 V12 biturbo «da casa» que encontramos em modelos como o DB11 ou o DBS Superleggera.

A NÃO PERDER: Aston Martin. Novo logótipo para nova era eletrificada
Aston Martin V12 Vantage Roadster traseira
Segundo a Aston Martin o trabalho no capítulo da aerodinâmica permite gerar até 216 kg de downforce.

Em vez dos 510 cv e 685 Nm oferecidos pelo V8, o V12 Vantage Roadster apresenta-se com 700 cv e 753 Nm de binário que é enviado exclusivamente às rodas traseiras por intermédio de uma caixa automática de oito relações da ZF especialmente afinada para o roadster.

Ciente do aumento de binário com que as rodas posteriores passaram a ter de lidar (passou de 685 Nm para 753 Nm) a Aston Martin dotou ainda o V12 Vantage Roadster com um diferencial autoblocante.

Tudo isto permite-lhe acelerar das 0 às 60 milhas por hora (96 km/h) em 3,5s e alcançar uma velocidade máxima de 322 km/h.

Impossível passar despercebido

Mesmo com o seu V12 desligado é impossível confundir o Aston Martin V12 Vantage Roadster com os seus «irmãos» de gama. Para começar, é 40 mm mais largo que os restantes Vantage Roadster.

Ainda no capítulo visual, o V12 Vantage Roadster destaca-se pela grelha de maiores dimensões (cresceu 25%), pelo splitter dianteiro, tomada de ar no capô e ainda pela adoção de um difusor traseiro.

Aston Martin V12 Vantage Roadster interior
O interior é idêntico ao do coupé. A diferença é que agora podemos usufruir dele a «céu aberto».

Cura de emagrecimento

Como é usual nos descapotáveis, também o Aston Martin V12 Vantage Roadster é mais pesado que o seu «irmão» com tejadilho rígido.

Não que o coupé fosse particularmente leve ao ter 1795 kg, mas o Roadster é ainda mais pesado, anunciando 1855 kg. Já o Vantage Roadster com motor V8 fica-se pelos 1628 kg.

Para «poupar» alguns quilos a Aston Martin produziu o capô, para-choques dianteiro e guarda-lamas em fibra de carbono e a porta da bagageira e o para-choques traseiro em materiais compósitos.

Aston Martin V12 Vantage Roadster lateral

O sistema de escape desenvolvido com recurso a aço mais fino permitiu poupar 7,2 kg e o sistema de travagem em carbono mais 23 kg. Por fim, para quem quiser um V12 Vantage Roadster ainda mais leve, a marca britânica oferece ainda como opção bancos em carbono que permitem retirar mais 7,3 kg.

Face ao coupé, o V12 Vantage Roadster recebeu uma calibração específica da direção bem como amortecedores adaptativos com uma afinação diferente da que encontramos no coupé.

Esgotado

Limitado a 249 unidades, o Aston Martin V12 Vantage Roadster já esgotou, mas a marca britânica não revelou o seu preço.

Ainda assim, a Aston Martin avançou que a produção arranca neste terceiro trimestre e as primeiras unidades serão entregues ainda no quarto trimestre deste ano.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos contou com uma versão desenvolvida com a ajuda da Aston Martin?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Cygnet, a Aston Martin criou o luxuoso Frazer-Tickford Metro