Notícias Volkswagen quer elétrico por menos de 20 mil euros. Como o vai conseguir?

Antevisão

Volkswagen quer elétrico por menos de 20 mil euros. Como o vai conseguir?

A Volkswagen quer lançar o seu elétrico mais barato, o ID.1, em 2027, com um preço abaixo dos 20 mil euros.

A corrida aos elétricos baratos não para e a Volkswagen não quer ficar para trás. O Volkswagen ID.1 (imagem em destaque meramente ilustrativa) está cada vez mais perto de ser realidade.

De acordo com Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen, o projeto final está prestes a ser escolhido. Existem quatro propostas de desenvolvimento para o novo elétrico, todas com o mesmo caderno de encargos: o modelo final terá que custar menos de 20 mil euros.

As próximas semanas serão cruciais para saber qual será o destino do modelo que vem substituir o e-Up! e que só irá começar a ser comercializado em 2027. O maior desafio está do lado da redução dos custos de produção.

Renault Twingo Concept
© Renault Para reduzir custos, o futuro Volkswagen ID.1 (nome ainda provisório) poderá partilhar base e tecnologia com o futuro Renault Twingo

“Isto é a Liga dos Campeões”

Para ficar abaixo da barreira dos 20 mil euros, a Volkswagen terá que otimizar os custos de toda a cadeia de produção deste elétrico. Na conferência anual da marca, Thomas Schäfer não deixou margem para dúvidas:

Isto é a Liga dos Campeões. Para alcançar custos tão baixos precisamos de maiores economias de escala.

Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen

Para conseguir as economias de escala necessárias, uma possibilidade é a da Volkswagen unir esforços com a Renault e partilhar assim as despesas de desenvolvimento e produção do seu elétrico barato.

Recorde-se que a Renault já fez saber que em 2026 vai lançar a próxima geração do Twingo, 100% elétrica, com a promessa de ficar abaixo dos 20 mil euros. Será esta parceria o primeiro passo rumo à «Airbus dos automóveis» que Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, defende?

Importa lembrar que Oliver Blume, diretor executivo do Grupo Volkswagen, afirmou há algum tempo que: “Nós estamos a trabalhar numa solução e as parcerias não estão fora de hipótese”.

Outra possibilidade, que não exclui a primeira, é a Volkswagen alargar o projeto deste citadino à Skoda, distribuindo, assim, os custos deste projeto.

Ofensiva elétrica em marcha

Certo, para já, é que a Volkswagen está a preparar uma ofensiva de 11 novos modelos elétricos até 2027, sendo que o «ataque» já começou com o ID.7.

Além do ID.1, a marca sediada em Wolfsburgo também já confirmou o lançamento do ID.2all, cujo preço vai rondar os 25 mil euros quando chegar ao mercado, em 2026.