Notícias Adeus Volkswagen up!. Produção termina ao fim de 12 anos

Fim de produção

Adeus Volkswagen up!. Produção termina ao fim de 12 anos

O pequeno Volkswagen up! despediu-se do mercado depois de 12 anos de «carreira». Polo passa a ser o modelo mais pequeno da marca alemã.

Volkswagen up!
© Volkswagen

A Volkswagen colocou um ponto final na história do up!, cuja produção termina ao fim de 12 anos.

A informação é avançada, em exclusivo, pela Autocar, que confirma que o derradeiro exemplar do up! saiu da fábrica do Grupo Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, onde são feitos, por exemplo, modelos como o Volkswagen Touareg, Audi Q7 e Q8, Porsche Cayenne e Skoda Karoq.

Com o adeus do up!, o Polo passa a perfilar-se como o modelo mais pequeno da gama Volkswagen, seguido do T-Cross e do Taigo.

A NÃO PERDER: O que vai significar o “i” no Volkswagen GTI elétrico?

Recorde-se que o Volkswagen up! foi apresentado ao mundo em 2011 como o sucessor direto do Fox.

Durante os 12 anos em que existiu (recebeu um facelift em 2016) contou com várias versões, entre elas uma 100% elétrica, denominada Volkswagen e-up!, e até uma GTI, que o Diogo Teixeira levou ao Kartódromo Internacional de Palmela. Vejam o vídeo:

E por falar neste «pocket rocket» alemão, importa dizer que o adeus do Volkswagen up! GTI aconteceu já no início deste ano, altura em que este modelo deixou de aparecer no configurador da marca germânica.

Terá sucessor?

Esta é a questão que se impõe. E, ao que tudo indica, haverá mesmo sucessão para o up!, sob a forma de um pequeno elétrico, denominado ID.1.

Os detalhes em torno deste modelo, que só deverá ser lançado em 2027 (o ID.2 vai chegar em 2025), ainda são escassos, mas sabe-se que o objetivo da Volkswagen é lançá-lo com um preço base abaixo dos 20 mil euros.

MEB Entry
© Volkswagen Apesar de já permitir uma redução de custos substancial, a plataforma MEB Entry estreada pelo ID. 2all não chegará ao futuro ID.1

A juntar a isso, e ao contrário do que acontece com o ID.2, que assenta na plataforma MEB Entry, o ID.1 vai ter como base uma nova plataforma desenvolvida pela Skoda.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”