Notícias SUV 100% elétrico será o primeiro Volkswagen feito a meias com a XPeng

Indústria

SUV 100% elétrico será o primeiro Volkswagen feito a meias com a XPeng

O Grupo Volkswagen e a XPeng celebraram um novo Acordo Geral e antecipam o primeiro modelo resultante da parceria: um SUV 100% elétrico.

teaser novo SUV elétrico da Volkswagen
© Volkswagen

No seguimento do investimento do Grupo Volkswagen de aproximadamente 700 milhões de dólares (cerca de 628 milhões de euros) no construtor chinês XPeng, foi anunciado agora um estreitar de laços entre os dois, celebrando um novo Acordo Geral e um programa conjunto de compras.

O novo Acordo Geral concentra-se numa colaboração técnica estratégica no desenvolvimento de uma plataforma e software, enquanto o programa conjunto de compras (peças) vai permitir maiores economias de escala e, assim, uma redução de custos.

Tudo isto combinado com outras inovações nas fases de design e engenharia permitirá, diz a Volkswagen, cortar os tempos de desenvolvimento de novos modelos elétricos em mais de 30%. Algo que já tinha sido apontado quando foi anunciada a aquisição de 4,99% da XPeng pela Volkswagen. Saiba mais:

Novos modelos em 2026

Quando foi anunciada essa aquisição, falou-se igualmente em dois novos modelos elétricos com o logótipo da Volkswagen, feitos “na China para a China”.

O que ajuda a compreender a decisão de desenvolver o par de modelos com base na plataforma “Eduard”, da XPeng — em que assenta o SUV G9 —, ao invés de recorrer à MEB do grupo alemão.

Xpeng G9 3/4 frente
© Xpeng Xpeng G9.

Ambos os modelos vão chegar ao mercado chinês em 2026 e o primeiro acabou de ser antecipado pela Volkswagen que deixa ver a silhueta de um SUV 100% elétrico. A marca alemã diz ainda que ambos os modelos vão apontar ao segmento médio… tal como o XPeng G9.

“Na China, para a China”

Este é o passo mais recente da Volkswagen na luta pela liderança do mercado chinês, onde a agilidade é fundamental, num mercado em constante mutação.

Recorde que a Volkswagen em 2023 perdeu o título de marca automóvel mais vendida na China para a rival BYD — a marca alemã liderou o mercado chinês durante largos anos. Em janeiro deste ano, contudo, voltou à primeira posição:

Ralf Brandstätter, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG na China, vê, assim, este novo Acordo Geral com a XPeng como decisivo, pois vem não só “acelerar o desenvolvimento, mas também aumentar a eficiência e otimizar os custos. O que vai aumentar significativamente a competitividade num ambiente de mercado altamente sensível aos preços”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Polo G40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas