Notícias Será desta? Musk promete Roadster este ano e menos de 1s até aos 96 km/h

Antevisão

Será desta? Musk promete Roadster este ano e menos de 1s até aos 96 km/h

Segundo Elon Musk, a apresentação do novo Tesla Roadster vai acontecer ainda este ano. As entregas estão marcadas para 2025.

Tesla Roadster frente
© Tesla

Falar do novo Tesla Roadster obriga a recuar até 2017, altura em que a marca norte-americana apresentou pela primeira vez o protótipo.

Mais de seis anos passaram e o Tesla Roadster de segunda geração continua a não existir. Agora, é o próprio diretor executivo da Tesla, Elon Musk, a voltar a abordar o tema, afirmando que a espera está quase a chegar ao fim.

Musk recorreu à rede social X para dar conta que o design do próximo Roadster está praticamente fechado e para adiantar que nunca se viu nada assim.

Tesla Roadster lateral
© Tesla

“O design (final) de produção está concluído e será revelado no final do ano”, escreveu Musk, confirmando que o objetivo é arrancar com as entregas em 2025.

Ambição não falta

Na hora de falar do novo Tesla Roadster, não falta ambição ao «patrão» da marca norte-americana, que garante que este próximo elétrico “tem a possibilidade de ser a demonstração de produto mais alucinante de todos os tempos”.

Nunca haverá outro carro como este, se é que podemos chamá-lo de carro.

Elon Musk

Para isso, Musk promete um modelo capaz de cumprir o sprint das 0 às 60 milhas por hora (cerca de 96,5 km/h) em menos de um segundo, mas garante que essa até é “a parte menos interessante” do futuro Roadster, que irá ser desenvolvido em colaboração com a SpaceX.

Até vai ter foguetes!

Recorde-se que em 2018, ainda na rede social Twitter, Elon Musk tinha revelado que o Roadster iria ter um pack opcional com “10 pequenos foguetes perfeitamente dispostos em redor do veículo”, o que iria permitir “uma melhoria dramática na aceleração, velocidade máxima, travagem e comportamento em curva”.

Ao que tudo indica, serão estes pequenos foguetes que irão permitir um tempo de aceleração tão baixo, uma vez que é praticamente impossível alcançar um número tão baixo dependendo apenas da tração de pneus convencionais.

Neste momento, apenas os dragsters conseguem cumprir e bater este registo, sendo que para isso recorrem a pneus especialmente desenvolvidos para o efeito, que usam um tipo de borrada mais fino e moldável, o que permite que, durante o momento inicial da aceleração, a superfície do pneu em contacto com o asfalto seja a maior possível. Veja o vídeo:

A somar a isso, os pneus dos dragsters usam um tipo especial de cola para aumentar a aderência, sendo que o próprio asfalto deste tipo de pistas é bastante mais rugoso do que o habitual.

Musk e as equipas da Tesla e da SpaceX vão recorrer a estes pequenos foguetes para tentar reproduzir tudo isto em estrada, com pneus ditos convencionais. Será que o vão conseguir? Só o tempo o dirá.

Terá que superar o McMurtry Spéirling

Para se perceber a dimensão daquilo que Musk está a prometer para o Tesla Roadster, importa lembrar que o elétrico McMurtry Spéirling — exclusivo para pista e não homologado para a via pública —, é capaz de acelerar de fazer 0-60 mph em 1,4s e cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 1,5s.

Para o conseguir recorre a uma ventoinha traseira, que consegue gerar até 2000 kg de força descendente — sensivelmente duas vezes o seu peso —, e consegue «colar» o carro ao asfalto desde a velocidade zero, garantindo toda a tração que precisa.

Mesmo com todos estes atributos, precisa de equipar pneus slick (só usados em competição) para conseguir acelerações dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 2s, o que só prova a difícil tarefa que a Tesla e a SpaceX têm pela frente para o novo Roadster.