Notícias ID.3 GTX. Até 326 cv e tração traseira para esquecer o Golf GTI

Apresentação

ID.3 GTX. Até 326 cv e tração traseira para esquecer o Golf GTI

O ID.3 GTX é o primeiro hot hatch 100% elétrico da Volkswagen e para fazer «esquecer» o Golf GTI oferece mais potência, binário… e tração traseira.

Volkswagen ID.3 GTX, frente 3/4
© Volkswagen

Se não faz tanto tempo assim que a própria Volkswagen punha em causa a continuação da sigla GTX, de um momento para o outro passámos a ter duas vezes mais propostas GTX.

É que além deste ID.3 GTX, a Volkswagen apresentou em simultâneo o ID.7 GTX Tourer. Não se ficou por aqui, pois decidiu dar aos já existentes ID.4 GTX e ID.5 GTX mais 41 cv de potência.

Volkswagen ID.3 GTX, traseira 3/4
© Volkswagen

A família ID. ganha, assim, uma bem vinda dose de picante e performance, mas é este ID.3 GTX que acaba por gerar mais curiosidade. Primeiro, porque esta parece ser a primeira tentativa séria da Volkswagen em oferecer uma alternativa 100% elétrica ao eterno Golf GTI — vai ser impossível fugir a essa comparação.

Segundo, porque apesar de ter ganho muitos cavalos e binário, o ID.3 GTX manteve-se fiel à tração traseira — já sentimos o cheiro a borracha queimada —, ao contrário de outros modelos compactos elétricos, ainda mais potentes, que só estão disponíveis com tração integral.

Até 326 cv para o primeiro hot hatch 100% elétrico da Volkswagen

Para mais, a Volkswagen dá-nos a escolher entre um ID.3 GTX e um ID.3 GTX Performance, que «carrega» na potência e sofisticação do chassis.

O ID.3 GTX surge com o mais recente motor elétrico APP550 da Volkswagen, estreado no ID.7. O que se traduz em 210 kW (286 cv) e 545 Nm — um salto considerável em relação aos 150 kW (204 cv) e 310 Nm dos restantes ID.3.

O ID.3 GTX Performance coloca a fasquia mais alto, com a potência a saltar para os 240 kW (326 cv), mantendo os mesmos 545 Nm. Se estes números parecem familiares é porque são idênticos aos revelados pelo «primo» CUPRA Born VZ há um par de semanas:

Com tanta potência e força à disposição, o mais potente dos ID.3 GTX consegue cumprir os clássicos 0-100 km/h em apenas 5,6s. E isso faz dele o elétrico da Volkswagen mais rápido de sempre neste registo. Ainda não sabemos a velocidade máxima, mas tendo em consideração os 200 km/h (limitados) do Born VZ, vamos assumir que o valor deverá ser idêntico.

Potência não é nada sem controlo — já dizia o velho anúncio da Pirelli —, e no caso do ID.3 GTX Performance, isso faz com que venha equipado de série com a suspensão adaptativa DCC já vista no Golf GTI.

No entanto, ambos os ID.3 GTX foram alvo de vários melhoramentos, tanto ao nível do chassis como da direção, para maior controlo e acutilância.

A bateria também cresceu (ligeiramente) em relação aos outros ID.3, apresentando-se agora com 79 kWh úteis, ao invés de 77 kWh. A autonomia anunciada é de até 600 km.

Volkswagen ID.3 GTX, vista de cima e perfil
© Volkswagen

Quando chega?

Além da ênfase na performance, a Volkswagen deu ao ID.3 GTX vestes mais desportivas, a começar nas assinaturas luminosas específicas, tanto à frente como atrás, e nas jantes de 20″ Skagen (de série). Há ainda elementos em preto com um acabamento brilhante, incluindo as saias laterais e o difusor traseiro.

No interior são os bancos desportivos (que podem ser em tecido ou pele) que se destacam, com costuras de cor vermelha, que também surgem no volante.

Por enquanto não foi avançada uma data de início de comercialização do novo Volkswagen ID.3 GTX, nem preços.