Notícias CES 2024. Todas as novidades do agora mais importante «salão automóvel» do mundo

CES 2024

CES 2024. Todas as novidades do agora mais importante «salão automóvel» do mundo

No CES 2024 os automóveis voltaram a roubar o protagonismo. As novidades são muitas e a indústria respondeu em peso.

No início de ano, na meca do jogo e capital do Nevada, Las Vegas, o CES (Consumer Electronic Show) vai provando de um modo surpreendente o seu ecletismo na forma como consegue ser um evento de enorme repercussão em indústrias tão diversas quanto: domótica, cibersegurança, computação, software e claro, automóvel.

Neste último caso, algumas marcas conseguem mesmo estar no epicentro desta feira com a mesma vitalidade que demonstravam no passado em salões como os de Frankfurt, Genebra ou Detroit, entretanto transformados numa sombra do que foram no seu passado glorioso.

É o caso das asiáticas Hyundai, Kia, Honda, Xpeng, mas também da turca Togg e das alemãs Mercedes-Benz e BMW, que fazem questão de ir mostrando a evolução dos seus sistemas de infoentretenimento a bordo que, mesmo parecendo, nada têm de ficção científica.

Neste campo de fusão do sonho com a realidade, há projetos próximos da sua fase de produção que se destacam, como os carros voadores da Hyundai e da Xpeng AeroHT — o Flying Car eVTOL tem ares de transformer, ainda a muitos anos de distância, mas o Land Aircraft Carrier vai estar à venda nos últimos meses do ano.

No gigantesco pavilhão West Hall, que concentra as exposições mais diretamente ligadas à mobilidade, os fabricantes europeus de automóveis estão em clara minoria, sendo a ausência de muitos compensada pela forte presença de fornecedores de primeira linha, como a Bosch, a Schaeffler, a Webasto e a Faurecia, parceiros assíduos e de longa data no mundo automóvel.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz foi a primeira marca de automóveis a apostar forte no CES, há cerca de uma década, e continua a respeitar essa opção estratégica, este ano, com uma visão quase final do seu novo CLA, 100% elétrico, agendado para 2025.

Como esperado, está carregado de recursos de Inteligência Artificial (AI) no painel de bordo, tão futurista quanto realista e que promete revolucionar a experiência dos utilizadores a bordo.

“Estamos a reinventar a experiência digital com a ajuda da inteligência artificial para permitir uma interação semelhante à humana com o assistente virtual MBUX”, explica-nos o CEO da Mercedes, Ola Källenius, “possuindo propriedades empáticas que variam com o estilo de condução individual. Combinada com o nosso próprio sistema MB-OS, esta abordagem definirá o futuro do luxo digital.”

BMW

A BMW esteve mais discreta este ano — depois da forte aposta de 2023, com a revelação do Neue Klasse concept — e apresentou a visão de um veículo transformado em consola de jogos e uma nova geração do seu sistema operativo.

O serviço “BMW Digital Premium” permitir aceder a uma oferta alargada de serviços a partir da sua própria plataforma online, alguns dos quais através de aplicações de terceiros.

O assistente pessoal de voz do veículo pode ser utilizado de uma forma muito mais diversificada graças à inteligência artificial e é capaz de responder a qualquer pergunta, por mais inusitada que seja, em questão de segundos.

Volkswagen

Na Volkswagen, uma das novidades está mesmo na inclusão do ChatGPT nos seus automóveis, algo que vai acontecer a partir do segundo trimestre de 2024, nos modelos equipados com assistente de voz IDA.

“A Volkswagen sempre democratizou o acesso à tecnologia”, justifica Kai Grünitz, diretor de desenvolvimento da Volkswagen, “e por isso somos agora o primeiro fabricante de automóveis de volume a introduzir esta tecnologia inovadora, mesmo em veículos do segmento compacto.”

Lamborghini

A Lamborghini também se fez notar no CES 2024, com uma solução destinada a tornar a experiência de utilização dos seus superdesportivos mais interativa. O sistema de Telemetria X, totalmente conectado, permite uma experiência mais imersiva em pista, combinando três soluções desenvolvidas em colaboração com a Accenture.

Interior a ilustrar Telemetria X
  • Remote Garage (Garagem Remota): aplicação que permite ver vídeos em tempo real das voltas efetuadas em pista, com o objetivo de melhorar o desempenho através de conselhos que podem ser dados remotamente por um piloto profissional;
  • Biometric Data System (Sistema de Informação Biométrica): tem a capacidade de monitorizar parâmetros como o ritmo cardíaco ou o nível de stress;
  • Digital Co-Pilot (Co-piloto Digital): destina-se a analisar toda a informação e dá dicas através de um assistente digital para conseguir melhorar os tempos por volta;

Polestar

A Polestar mostrou que está cada vez mais próxima da sua parceira Google na missão de expandir os horizontes da conectividade. No CES 2024 esteve presente um Polestar 4 com o objetivo de mostrar o potencial da condução autónoma num futuro cada vez menos distante. Um projeto desenvolvido em parceria com as tecnológicas Luminar e Mobileye.

Hyundai e Kia

Em cada uma das edições do CES há sempre um fabricante de automóveis que destaca dos restantes e este ano foi o Grupo Hyundai.

Durante a feira o grupo sul-coreano revelou os seus novos planos de investimento na tecnologia de propulsão a pilha de combustível com a marca própria — o Nexo é veículo a hidrogénio mais vendido no mundo. Enquanto a Kia, marca do mesmo grupo, mostrou os novos EV3 e EV4.

Além destes, foi também anunciada uma nova gama de veículos comerciais elétricos construídos sob a plataforma modular PBV (Platform Beyond Vehicle), que vão começar a chegar ao mercado em 2025. O primeiro será o PV5, otimizado para diversos tipos de serviço.

Através da estratégia “Tudo definido por software”, detalhada durante o CES 2024, a Hyundai pretende que todos os veículos, frotas e ecossistemas se tornem módulos valiosos da vida quotidiana por meio da integração de Inteligência Artificial (IA), a tal ponto “que torne os futuros automóveis em autênticas «máquinas de IA», com uma capacidade de aprendizagem contínua”.

A ideia é que essa transformação crie oportunidades para automatizar, disponibilizar informação, prevenir possíveis problemas, personalizar a experiência do utilizador e otimizar serviços e soluções para criar valor. “Como fornecedor de soluções de mobilidade, a nossa visão vai além dos automóveis”, sintetiza Chang Song, Presidente da Divisão SDV do Grupo Hyundai, “porque vemos a mobilidade como uma nova fonte de conhecimento e inovação”.

Supernal

Ainda dentro do Grupo Hyundai, a Supernal (dedicada a desenvolver produtos de Mobilidade Aérea Avançada) revelou o S-A2 neste CES 2024. Trata-se da mais recente geração do seu protótipo de um veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), que se segue ao S-A1 revelado mundialmente há quatro anos neste mesmo palco.

Hyundai SA-2
Hyundai SA-2

O veículo, com lotação para piloto e quatro passageiros, é mais um passo no roteiro da Supernal para comercializar seguras e acessíveis viagens aéreas diárias de passageiros, a partir de 2028.

O S-A2 é uma aeronave de cauda em V projetada para voar até uma velocidade de 190 km/h a uma altitude de 1500 pés para atender às necessidades típicas de deslocações urbanas entre 35 km e 50 km, numa fase inicial.

Possui uma arquitetura de propulsão elétrica e oito rotores totalmente inclináveis. Deverá ser tão silencioso como uma máquina de lavar louça (emissão de 65 dB nas fases verticais de descolagem e aterragem e 45 dB em altitude de cruzeiro).

Juntamente com este novo protótipo, a Supernal mostrou o Vertiport, um modelo de aeroporto do futuro onde os passageiros serão recolhidos e deixados entes e depois das viagens.

Honda

A Honda apresentou dois protótipos de aspeto futurista no CES 2024, dos quais a marca japonesa pretende lançar o primeiro em 2026. “Sonhamos com uma mobilidade que não seja feita com automóveis enormes e pesados, mas sim com veículos inteligentes e mais ligeiros”, esclarece o diretor executivo da Honda, Toshihiro Mibe.

Além disso, nos EUA, a Honda celebrou uma joint venture com a LG para uma nova fábrica de baterias no estado do Ohio. O primeiro modelo a usufruir destas será um crossover próximo dos cinco metros de comprimento, assente sobre uma nova plataforma e:Architecture, com arranque de produção previsto para 2025.

Togg

O fabricante de automóveis turco Togg é ainda desconhecido do grande público, mas já é um expositor repetente no Centro de Convenções de Las Vegas.

A Togg descreve o seu novo modelo elétrico T10F Fastback como um smart device e revela planos para iniciar as suas vendas ainda este ano na Turquia — o único mercado onde já comercializa o SUV T10X —, devendo as mesmas ser depois alargadas para o resto da Europa em 2025.

Este novo modelo vai estar disponível em três versões, com tração traseira ou às quatro rodas. O topo de gama estará equipado com dois motores elétricos, terá 435 cv de potência combinada. A autonomia prevista é de 600 km, permitida por uma bateria de 88,5 kWh e anuncia 4,6s dos 0 aos 100 km/h.

No carro que estava em exposição impressionou a boa habitabilidade (para cinco ocupantes) e também o enorme ecrã central de infoentretenimento de 29”.

“O T10F confirma o total compromisso da nossa marca em alterar a situação da mobilidade e é a nossa visão de como a tecnologia inovadora em harmonia com o transporte individual sustentável pode enriquecer a vida de todos”.

Gürcan Karakaş, diretor executivo da Togg

A Togg anunciou a intenção de entrar nos mercados francês, sueco, italiano e neerlandês a curto/médio prazo e de ter um milhão de veículos nas estradas europeias em 2032 (objetivo que parece bastante ambicioso).

Bosch

A Bosch também esteve presente no CES 2024 e ainda que não seja um construtor de automóveis, é o maior fornecedor desta indústria em todo o mundo.

A sua principal novidade foi a presença do primeiro protótipo da tecnologia de estacionamento autónomo, anunciada no CES de 2023.

robô Bosch a levar cabo de carregamento até veículo
Robô da Bosch que é capaz de ligar o cabo de carregamento ao veículo

Este inclui uma função de carregamento automatizado para os veículos elétricos. A tecnologia está a ser desenvolvida em Ingolstadt, na Alemanha, em conjunto com a Cariad (divisão de software da Volkswagen).

Além disso, a Bosch também mostrou que continua a apostar forte na tecnologia do hidrogénio, seja para os elétricos com pilha de combustível (fuel cell), seja para os veículos a combustão:

Os números do CES 2024

O CES continua a crescer e recomenda-se. São cerca de 130 mil visitantes a correr desenfreadamente pelos intermináveis pavilhões do CES para poderem ver o mais interessante do que é mostrado por cerca de 4000 expositores de 150 países durante os quatro dias do certame.

Estes eram os números esperados pela equipa do diretor do CES, mas que não diferem muito do que têm sido as últimas edições, exceção feita aos anos de pandemia.

Quase um terço das empresas presentes são verdadeiras startups que querem brilhar na capital mundial do jogo.

Das 100 empresas globais mais importantes do reconhecido ranking Interbrand, 84 estão representadas em Las Vegas. E mais de 60% dos visitantes são de nível sénior nas suas empresas e, por isso, considerados decisores. Tudo fatores que ajudaram a projetar o CES para a posição do evento do ano de maior importância para a indústria tecnológica.

Mesmo com a ausência dos Três Grandes — as americanas General Motors, Ford e as marcas americanas hoje parte da Stellantis, a Chrysler, Dodge, Jeep e Ram — e da Toyota (que noutras edições esteve em grande destaque) ao CES 2024 não faltaram motivos de interesse.