Notícias Euro NCAP avalia mais 11 modelos mas nem todos chegaram às cinco estrelas

Euro NCAP

Euro NCAP avalia mais 11 modelos mas nem todos chegaram às cinco estrelas

O Euro NCAP já divulgou a última lista de resultados deste ano. Inclui os testes de segurança a 11 modelos e alguns resultados inesperados.

Testes de segurança - Euro NCAP - Volkswagen ID.7
© Euro NCAP

Na última ronda de testes do ano pelo Euro NCAP estão 11 novos modelos, mas nem todos conseguiram as cinco estrelas: apenas oito conseguiram a pontuação mais desejada.

Sinal dos tempos, a grande maioria dos modelos são 100% elétricos, ainda que o novo BMW Série 5 e o Hyundai Kauai ainda tenham versões com motor térmico. O Honda ZR-V é o único a incluir um sistema híbrido.

Além disto, há ainda outras «curiosidades». Por exemplo, dos 11 automóveis em teste, apenas três pesam menos de duas toneladas e apenas o Smart #3 está classificado como um pequeno automóvel familiar.

A grande maioria são SUV equipados com pesadas baterias e há mesmo quatro modelos com mais de 2,5 toneladas.

O Euro NCAP reconhece esta “tendência preocupante, por parte dos consumidores, de (preferirem) automóveis mais pesados, mais potentes e mais altos, que não só colocam em risco os outros condutores, como também têm um efeito adverso no ambiente”. No entanto, elogia positivamente o facto de a grande maioria serem automóveis 100% elétricos.

Cinco estrelas para a larga maioria

Quanto aos resultados, como já referimos, oito deles alcançaram as cinco estrelas: Volkswagen ID.7, BMW Série 5, Mercedes-Benz EQE SUV, BYD Tang e BYD Seal-U, Kia EV9, Xpeng G9, e Smart #3.

O Euro NCAP destaca a performance do Volkswagen ID.7, que conquistou uma das melhores pontuações globais do ano, com um particular destaque para a proteção de adultos com um valor de 95%.

Foi seguido de perto pelos conterrâneos BMW Série 5 e Mercedes-Benz EQE SUV (destacou-se no desempenho das tecnologias de assistência à segurança).

Saltando para o outro lado do mundo, na China, a BYD atinge o pleno: com os excelentes resultados do Tang e do novo Seal-U, toda a gama europeia do construtor chinês atingiu as cinco estrelas nos testes Euro NCAP. Se houvesse dúvidas sobre a integridade dos automóveis vindos da China, aqui fica a resposta.

E não foi apenas a BYD. Também o Xpeng G9 (SUV), alcançou as cinco estrelas, ainda que haja espaço para melhorar: verificou-se que a pélvis do manequim feminino pode escorregar para baixo da parte subabdominal do cinto, podendo gerar lesões; e a proteção da cabeça dos peões também foi inferior à maioria dos modelos testados.

Apesar das origens serem europeias, hoje a Smart é metade chinesa. O Smart #3, tal como o #1, foi desenvolvido e é produzido pela Geely. Apesar das cinco estrelas, há também aspetos a melhorar. A Euro NCAP refere a falta de um sistema de deteção de crianças no habitáculo e um possível contacto direto entre os passageiros dianteiros em caso de colisão lateral.

Segurança Rodoviária «Pontos negros» de Portugal. Mais de 30% dos acidentes mortais ocorrem nestas estradas

Por fim, mas não menos importante, temos o sul-coreano Kia EV9, o primeiro SUV 100% elétrico de sete lugares do construtor que impõe-se pelo seu tamanho e… peso: 2,55 toneladas. Não foi impedimento para atingir as cinco estrelas, destacando-se na proteção de crianças e no desempenho de alguns dos seus assistentes, como a travagem autónoma de emergência.

Quatro estrelas

Dos 11 modelos avaliados pelo Euro NCAP, apenas três ficaram-se pelas quatro estrelas: Honda ZR-V, Hyundai Kauai e VinFast VF8.

O Honda ZR-V foi o único híbrido presente e era o mais leve nesta ronda de testes, com 1635 kg. Contudo, apesar das boas notas nas várias áreas de avaliação, não foram altas o suficiente para atingir as cinco estrelas.

Leia também: Lombas são um mal necessário. Mas 18 em apenas dois quilómetros?

O Hyundai Kauai foi apontado pelo Euro NCAP como a “verdadeira desilusão desta edição”, tendo ficado mesmo a uma curta distância de uma pontuação final de três estrelas. A razão? O fraco desempenho nos testes aos sistemas de assistência ao condutor e de prevenção de colisões.

Por fim temos o Vinfast VF8. Para quem não conhece, trata-se de uma jovem marca vietnamita que começou, recentemente, a expandir-se pelo mundo.

O SUV VF8 é o primeiro da marca a ser testado pelo Euro NCAP e as quatro estrelas são um reflexo nos resultados muito positivos na proteção de crianças e de utilizadores vulneráveis (peões). No entanto, a falta de robustez dos sistemas de retenção impediram o VF8 de fazer melhor.