Notícias Bosch. Motor de combustão a hidrogénio cada vez mais perto

CES 2024

Bosch. Motor de combustão a hidrogénio cada vez mais perto

A Bosch aposta em várias frentes no CES 2024: desde o hidrogénio à condução autónoma, passando pela conectividade e um novo chip.

Motor a hidrogénio da Bosch
© Bosch

A Bosch já o tinha dito no verão passado e reforça agora a mensagem no CES 2024: “vemos o hidrogénio como um pilar do futuro da mobilidade”.

Para isso, a gigante tecnológica está apostar em várias partes da cadeia de valor do hidrogénio: desde a produção de fuel cell (pilha de combustível) ao desenvolvimento e produção de componentes para motores de combustão interna a hidrogénio.

© Bosch Produção do módulo de potência da pilha de combustível (hidrogénio) na fábrica Feuerbach da Bosch, em Estugarda (Alemanha)

No caso das fuel cell a produção já teve início em Estugarda, com a Bosch a afirmar que já recebeu as primeiras encomendas de vários construtores de camiões europeus, chineses e norte-americanos.

No caso do motor de combustão a hidrogénio, vai ser revelado ainda este ano. Uma das vantagens apontadas pela Bosch desta solução é que os motores de combustão a hidrogénio partilham a maioria dos componentes com os motores Diesel existentes. Logo, a transição é muito menos exigente do ponto de vista técnico que para uma cadeia cinemática elétrica, seja a bateria ou fuel cell.

© Bosch O injetor do futuro motor de combustão a hidrogénio

Além disso, “quando abastecido por hidrogénio verde (obtido a partir de energias renováveis), o motor é praticamente neutro em carbono”, refere a Bosch em comunicado.

“Se entrarmos no segmento dos veículos muito pesados, não o vamos poder fazer apenas com eletrificação. Vamos precisar de uma cadeia cinemática que garanta a mesma flexibilidade de um motor Diesel ou a gasolina.”

Paul Thomas, presidente da Bosch Mobility Americas

O investimento da Bosch nesta tecnologia não podia ser mais oportuno — num total de 2,5 mil milhões de euros —, dado ao salto que se assiste nos investimentos no hidrogénio um pouco por todo o mundo. Nos EUA, por exemplo, foram alocados sete mil milhões de dólares (6,4 mil milhões de euros) para se construir unidades regionais de produção de hidrogénio.

O que mais vai mostrar a Bosch no CES 2024?

As novidades da Bosch na edição deste ano do CES (Consumer Electronics Show) não se ficam pela aposta no hidrogénio para descarbonizar o transporte rodoviário. A aposta em sistemas de condução autónoma e digitalização também estão em destaque.

A empresa vai mostrar no CES 2024 uma tecnologia de estacionamento automático, sem qualquer tipo de intervenção humana, que está a ser testada pela Cariad, a divisão de software da Volkswagen, no parque de estacionamento dos funcionários, em Ingolstadt.

Carro parqueado em lugar com carregador
© Bosch

Essencialmente esta tecnologia «guia» um veículo elétrico e autónomo num parque de estacionamento (preparado para o efeito) para um lugar com um posto de carregamento. Depois, um robô abre a porta de carregamento do veículo e insere o cabo.

O cabo é removido após a bateria estar carregada e o veículo sai à procura de outro lugar (regular, sem posto de carregamento), sempre de forma autónoma.

Após a bateria estar carregada, o cabo é removido e o veículo sai desse lugar para outro (sem posto de carregamento) de forma autónoma.

Ao libertar o lugar com o posto de carregamento para outro veículo, a Bosch diz que esta tecnologia poderá poupar muito tempo aos condutores que queiram carregar o seu veículo.

Além disto, a Bosch criou um novo chip, capaz de combinar as funções do infoentretenimento e da assistência à condução (ADAS) em simultâneo. Ao reduzir de dois para um chip, vai permitir tempos de reação mais rápidos, menor consumo energético, menos espaço ocupado e menos cablagens.

© Bosch A nova plataforma que integra o infoentretenimento e os assistentes à condução (ADAS) da Bosch

Por fim, mas não menos importante, ao nível da conectividade a Bosch associou-se à Amazon Web Services a vários níveis. Entre os quais no desenvolvimento de uma máquina de café conectada. O objetivo? Imagine pedir ao assistente de voz do seu carro um café, que acaba de ficar pronto assim que chega à casa. Bem vindo ao futuro.