Notícias Não é ficção científica. Pick-up com seis rodas e «carro voador» chega este ano

Arranque a Frio

Não é ficção científica. Pick-up com seis rodas e «carro voador» chega este ano

O Xpeng AeroHT Land Aircraft Carrier parece saído de um filme de ficção científica, mas é bem real. As vendas arrancam na China este ano.

Xpeng AeroHT Land Aircraft Carrier, com carro voador fora da caixa de carga
© Xpeng AeroHT

De tudo o que se pode ver com rodas no CES 2024, em Las Vegas, o Xpeng AeroHT Land Aircraft Carrier tem tudo para ganhar o prémio do veículo mais insano.

O que parece à primeira vista ser apenas uma pick-up gigante com ares de Tesla Cybertruck e três eixos motrizes, esconde na sua caixa de carga um «carro voador».

Não há ainda especificações concretas — ambos os veículos continuam em desenvolvimento —, mas a pick-up 6×6 foi anunciada com uma motorização elétrica com extensor de autonomia (combustão). Enquanto o “módulo aéreo”, como lhe chama a Xpeng AeroHT, é 100% elétrico.

O veículo terrestre pode acomodar até cinco passageiros, enquanto o «carro voador» tem espaço para dois ocupantes.

A ambição da Xpeng AeroHT para o Land Aircraft é grande. As vendas vão arrancar na China no último trimestre do ano — primeiras entregas em 2025 —, e a empresa chinesa prevê vendas anuais de 10 mil unidades.

O fundador e presidente da AeroTech, Wang Tan, em declarações à Autocar, avançou com uma estimativa de preço entre os 170 mil dólares e os 200 mil dólares (aprox. 150 mil euros e 182 250 euros).


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A Aixam, que faz quadriciclos, também chegou a fazer supercarros. Qual o nome do primeiro deles todos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Esqueça os «papa-reformas». Aixam também fez um supercarro todo o terreno