Notícias Polestar 4 é o mais rápido de sempre da marca. E não tem vidro traseiro

Apresentação

Polestar 4 é o mais rápido de sempre da marca. E não tem vidro traseiro

O novo Polestar 4 vai chegar a Portugal no início de 2024 com duas versões distintas, uma das quais com 600 km de autonomia.

Polestar 4, visto de cima e traseira
© Polestar

A afirmação da Polestar continua a bom ritmo e depois de termos visto o Polestar 3 no final do ano passado, a jovem marca sueca acaba de revelar no Salão de Xangai o Polestar 4.

Com 4,84 m de comprimento, 2,14 m de largura (retrovisores incluídos) e 1,54 m de altura — e 2,99 m de distância entre eixos, o que deixa adivinhar um habitáculo espaçoso —, o Polestar 4 é um «SUV-coupé» que fica a meio caminho entre o Polestar 2 e 3.

Mas o «elefante na sala» é mesmo a ausência de um óculo traseiro. Sim, isso mesmo, a marca sueca livrou-se do vidro posterior e prolongou, ao invés, o tejadilho panorâmico até aos ocupantes traseiros.

Polestar 4 traseira
© Polestar O Polestar 4 não conta com o tradicional óculo traseiro, uma solução estética que já tínhamos visto no protótipo Precept

Mas… Como vemos para trás? A Polestar equipou o seu novo modelo com um espelho retrovisor interior virtual, ou seja, um ecrã de alta definição, que mostra o que a câmara traseira está a captar.

Certamente que esta decisão estética vai dar muito que falar, mas a verdade é que dá ao Polestar 4 uma aparência distinta, não só dos restantes Polestar, como de todos os outros seus potenciais concorrentes.

Esta é, de resto, uma solução que já tínhamos visto no protótipo Polestar Precept, que empresta outros elementos visuais a este «SUV-coupé», a começar logo nas linhas dianteiras, caracterizada por óticas bipartidas e enorme entrada de ar central.

Também na lateral é possível ver a influência do Precept, com superfícies amplas quebradas por linhas bem vincadas e um ombro traseiro bem largo.

Polestar 4 dianteira
© Polestar

Interior sem grandes surpresas

Já no interior o Polestar 4 dá continuidade ao que já tínhamos visto no “3”, com um desenho assente no minimalismo nórdico. Este só é interrompido pelo imponente ecrã central de 15,4” que serve de terminal para o sistema de infoentretenimento.

Polestar 4 interior
© Polestar O Polestar 4 suporta atualizações remotas (over the air)

Como já vem sendo hábito nos modelos da marca sueca, o sistema operativo «a bordo» é de base Android, pelo que serviços como o Google Maps, o Google Play ou o Google Assistant são oferecidos de forma nativa. O Apple CarPlay também está incluído.

A NÃO PERDER: Elétrico com músculo. Polestar 2 BST Edition 270 foi a Ascari e não desiludiu

A fazer equipa com este ecrã central está um painel de instrumentos digital, com 10,2”, e um head-up display com 14,7”.

Destaque ainda para o sistema de som (opcional) Harman Kardon com 12 altifalantes e um amplificador de 1400 W, sendo que com o Pack Nappa são adicionadas mais quatro colunas, duas em cada um dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

Polestar 4 bancos
© Polestar As preocupações ao nível da sustentabilidade também se fazem notar no interior: encontramos materiais feitos a partir de plástico reciclado, de polyester reciclado e até de redes de pesca recuperadas do oceano

E o espaço?

Quanto ao espaço, o Polestar 4 disponibiliza uma bagageira na dianteira, a chamada frunk, com 15 litros, aos quais se junta uma bagageira traseira convencional com 500 litros. Este número pode crescer até aos 1536 litros com os bancos posteriores rebatidos.

Polestar 4 habitáculo
© Polestar O interior minimalista já faz parte do ADN da jovem marca sueca

Duas versões e dois níveis de potência

Equipado de série com um radar, 12 sensores ultrassónicos e 12 câmaras, entre as quais uma câmara de monitorização do condutor, o Polestar 4 vai chegar à Europa com duas configurações: Long Range Dual motor e Long Range Single motor.

LEIAM TAMBÉM: Polestar 2 ganha tração traseira, mais potência e autonomia

Na versão Single motor — um motor elétrico montado na traseira —, temos 200 kW (272 cv) e 343 Nm, o que permite ao Polestar 4 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4s. A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h.

Já a variante Dual motor — dois motores elétricos (um por eixo) e tração integral — anuncia uma potência máxima de 400 kW (544 cv) e 686 Nm. Aqui, o Polestar 4 será capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,8s, um valor que faz dele o Polestar de produção mais rápido de sempre neste registo. Recorde-se que o Polestar 1 precisava de 4,2s para o mesmo exercício.

Quanto à velocidade máxima do Polestar 4 Dual motor, fixa-se nos 200 km/h, sendo que aqui o Polestar 1 ainda se superioriza, tendo uma velocidade máxima de 250 km/h.

Até 600 km de autonomia

Comum a estas duas versões é a bateria — fornecida pela CATL — com 102 kWh, dos quais 94 kWh são úteis. Esta vai permitir carregamentos de até 22 kW em corrente alternada (AC) e de até 200 kW em corrente contínua (DC), o que em teoria vai permitir passar dos 5% aos 80% da capacidade da bateria em apenas 32 minutos.

Polestar 4 plataforma
© Polestar O pack de baterias — fornecido pela CATL — surge montado ao centro, entre os dois eixos

Quanto à autonomia, a Polestar reivindica um máximo de 600 km (ciclo WLTP) para a versão Single motor e de até 560 km (ciclo WLTP) para a variante Dual motor, ainda que estes valores ainda sejam provisórios.

Dinâmica mais aprimorada sob pedido

Tal como já vem sendo hábito nos modelos da Polestar, será possível encomendar o “4” com o Pack Performance opcional (apenas na versão Dual motor), que se concentra no aprimoramento do comportamento dinâmico.

Para isso conta com uma afinação de chassis específica, «assinada» pela Polestar Engineered, e com travões Brembo de quatro êmbolos. Visualmente, estas versões equipam ainda jantes de 22” e apresentam detalhes dourados nos travões e nos cintos de segurança.

Polestar 4 perfil
© Polestar As pinças de travão em dourado identificam as versões equipadas com o Pack Performance

Quando chega e quanto vai custar?

A lançar inicialmente na China, ainda este ano, o Polestar 4 só vai chegar ao mercado europeu no início de 2024. Só mais perto da data de lançamento é que vamos ficar a saber quanto é que vai custar em Portugal.

Ainda assim, a marca sueca já anunciou um preço indicativo de 60 000 euros, referente à versão menos potente, com apenas um motor elétrico.