Notícias Ligação magnética. Comerciais da Kia vão transformar-se como LEGO

CES 2024

Ligação magnética. Comerciais da Kia vão transformar-se como LEGO

Depois dos veículos de passageiros elétricos, a Kia vai apostar forte nos veículos comerciais, tendo já mostrado três protótipos no CES 2024.

Kia PV5 a trocar módulo
© KIA

Depois de uma forte ofensiva ao nível dos veículos de passageiros 100% elétricos, com o lançamento do EV6 e do EV9 e com a antevisão do EV3 e do EV4, a Kia prepara-se para atacar agora o segmento dos veículos comerciais 100% elétricos.

E fê-lo com pompa e circunstância, no CES 2024, em Las Vegas (EUA), apresentando uma plataforma modular a que chamou PBV (Platform Beyond Vehicle). Olhe para ela como uma espécie de tela em branco para se adaptar às necessidades de cada pessoa ou cada empresa.

Aquilo que a Kia propõe é uma plataforma do tipo skateboard, que apesar de não ser uma solução original, tem uma grande vantagem: a de poder «carregar» vários tipos de carroçaria, adaptando-se a praticamente tudo.

Por outras palavras, esta plataforma pode passar a manhã a «carregar» uma caixa de carga para transportar mercadorias e, da parte da tarde, trocar para um módulo com bancos para funcionar como um shuttle de transporte de pessoas. Basicamente, apenas a cabine será fixa, sendo que o módulo traseiro pode ser trocado.

O objetivo da Kia é que uma simples plataforma possa ser reconfigurada de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades. Uma possibilidade destinada sobretudo a empresas que, na visão da marca sul-coreana, podem executar tudo com recurso a um software avançado de gestão e logística.

KIA PV5 interior
© KIA

Kia PV5 será o primeiro

Os veículos comerciais com base na PBV serão 100% elétricos e três deles foram antecipados pela Kia na edição deste ano do CES.

O primeiro a aparecer será o PV5, tão cedo como em 2025, revelado com três secções traseiras distintas, que a Kia apelida de «módulos de vida».

Estes módulos são acoplados à cabine através de uma tecnologia híbrida mecânica e com eletroímanes. Vejam como funciona esse processo no vídeo abaixo:

Com base nesta tecnologia, a Kia antecipa cinco versões distintas para o PV5, onde se incluem três tipos de furgões (entre eles um com teto elevado), uma caixa de carga (estilo pick-up) e um táxi, dedicado ao transporte de passageiros.

No futuro, a Kia tem planos para introduzir um táxi-robô (nível 4 de condução autónoma), desenvolvido em parceria com a Motional, para “oferecer uma experiência autónoma revolucionária para passageiros”.

Mais dois modelos a caminho

Depois do PV5, a Kia entra na fase dois deste seu novo negócio, assente em mais dois modelos: o PV7 e o PV1. Tal como a sua designação sugere, o PV7 será o maior modelo assente sobre a PBV, ao passo que o PV1 será o mais pequeno.

Kia PV1 e PV7
© KIA

O PV7 será um furgão de maiores dimensões que promete não só mais espaço, versatilidade e novas funcionalidades como uma autonomia 100% elétrica bastante maior.

Já o PV1 será uma solução de transporte de pequenas distâncias (last mile delivery), muito útil a empresas de logística, que podem usá-los para os serviços de entregas nas zonas urbanas.

Para melhor exercer a sua função nos centros urbanos, destaca-se por ser estreito e até por poder girar sobre ele próprio — vai recorrer ao sistema de quatro rodas direcionais que vimos num protótipo com base no Hyundai IONIQ 5.

Na terceira fase estes Kia PBV vão evoluir para soluções de mobilidade altamente personalizáveis, integradas num futuro ecossistema de mobilidade.

De momento, a Kia não revela qualquer informação acerca dos motores ou das baterias, pelo que não sabemos a potência ou a autonomia oferecida por estes veículos modulares.

Fábrica dedicada

Para se perceber a aposta que a Kia está a fase neste projeto, basta dizer que o construtor vai construir uma fábrica dedicada para a gama PBV na Coreia do Sul.

Esta deverá estar operacional em 2025 e deverá ter uma capacidade de produção anual de 150 000 veículos.