Notícias Berlina reinventada? Kia EV4 aponta a mira ao Tesla Model 3

Apresentação

Berlina reinventada? Kia EV4 aponta a mira ao Tesla Model 3

Depois dos SUV EV9 e EV5 e do crossover EV6, a Kia acaba de mostrar o EV4, a sua primeira berlina 100% elétrica. O que esperar?

Depois do EV6, EV9 e EV5, a Kia acaba de mostrar o EV4, a sua primeira berlina 100% elétrica. Uma proposta que quer bater o pé a modelos como o Tesla Model 3, o Polestar 2, o Volkswagen ID.7 ou o «primo» Hyundai IONIQ 6.

Apresentado durante o primeiro EV Day da marca sul-coreana, o EV4 é ainda um protótipo. Mas se olharmos para o caso do EV9, por exemplo, percebemos que a versão de produção não deverá sofrer grandes alterações.

Com data de lançamento prevista para 2026, a primeira berlina da família EV está longe de ser uma berlina de três volumes convencional, como explicou Karim Habib, o diretor de design da Kia.

KIA EV4 Concept frente
© KIA

“Somos uma marca que se muda e adapta”, começou por dizer Habib, antes de explicar que o novo EV4 nasceu com o objetivo de “mudar o paradigma da tipologia (das berlinas). Nem é uma verdadeira berlina nem é um monovolume”, referiu.

O que é óbvio, porém, é que o Kia EV4 adota a nova linguagem visual da marca sul-coreana, que vimos pela primeira vez no EV9.

As linhas muito vincadas e as superfícies planas não passam despercebidas, bem como os faróis dianteiros verticais e quase «colados» às cavas das rodas dianteiras. Já de perfil salta à vista a linha de tejadilho descendente e o pilar traseiro musculado.

Na traseira, destaque uma vez mais para a assinatura luminosa vertical e para o spoiler que Habib descreve como uma espécie de long tail. Mas, porventura, o que mais dá nas vistas são as duas pequenas protuberâncias (uma de cada lado) no final do tejadilho, que ajudam a encaminhar o fluxo de ar para a traseira.

Basta olhar para estas soluções para perceber que a eficácia aerodinâmica não foi esquecida. Tratando-se de uma berlina elétrica, não podia ser de outra forma.

Porém, a esse nível, o Kia EV4 parece não ter um foco tão grande quanto o seu «primo» IONIQ 6, da Hyundai, que tem um dos coeficientes aerodinâmicos mais baixos do mercado (Cx 0,21).

Interior ainda vai mudar

Quanto ao interior, assenta numa ideia clara de minimalismo, focado no espaço e nos materiais usados. Porém, se o exterior do EV4 promete mudar pouco quando for produzido, deveremos assistir a diferenças mais substanciais no interior.

LEIAM TAMBÉM: Kia EV9 já pode ser encomendado. Todos os preços

Ainda assim podemos antecipar que alguns elementos resistam a essa transição. Como exemplo, a dupla de ecrãs que surge atrás do volante e pelo tabliê, que dá a sensação de estar a flutuar.

Do ponto de vista técnico, a marca sul-coreana não avançou ainda detalhes, mas sabemos que vai recorrer à plataforma E-GMP do Grupo Hyundai. A mesma que já mostra serviço nos Kia EV6, EV9 e EV5.

O mesmo é dizer que o EV4 poderá ter versões com um ou dois motores elétricos e com baterias de várias capacidades.

Quando chega?

A Kia ainda não revelou onde o EV4 vai ser produzido, mas a apresentação do modelo de produção deverá ter lugar em 2025, com a chegada ao mercado a acontecer alguns meses depois, em 2026.