Notícias BMW Vision Neue Klasse. É esta a «cara» do futuro Série 3 elétrico?

Apresentação

BMW Vision Neue Klasse. É esta a «cara» do futuro Série 3 elétrico?

O Vision Neue Klasse antecipa aquele que será o mais importante BMW das últimas décadas, quando chegar ao mercado em 2025, como i3.

BMW Vision Neue Klasse frente
© BMW

O BMW Vision Neue Klasse promete ser uma das principais estrelas do Salão de Munique.

Afinal, é uma visão aproximada daquele que será, para todos os efeitos, o futuro Série 3 elétrico — deverá adotar a designação i3, já usada antes —, dando também indicações técnicas do que serão os elétricos da marca bávara a médio e longo prazo.

BMW Vision Neue Klasse ao lado de i Vision Dee e i Vision Circular
© BMW Vision Neue Klasse cresce em todas as dimensões em relação ao i Vision Dee, visto no início do ano, mas o percursor dos três foi o i Vision Circular, revelado há dois anos, precisamente no Salão de Munique, introduzindo alguns dos temas visuais.

Muitos concept cars são exercícios de estilo sobre quatro rodas, mas outros são tecnicamente mais relevantes, como é o caso deste Neue Klasse (Nova Classe, em alemão). Isto porque é anunciado com uma promessa que capta a atenção da audiência, mas também dos concorrentes da BMW:

“Mais 30% de autonomia, carregamentos de bateria 30% mais rápidos e eficiência energética 25% mais elevada”

Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW e chefe de desenvolvimento de novos modelos
BMW Vision Neue Klasse, plano picado, frente 3/4
© BMW

A confirmação da importância deste protótipo é dada logo a seguir: “Este projeto constitui o maior investimento numa gama de modelos na história da BMW, com o qual não estamos a escrever um novo capítulo, mas sim um livro inteiro, até porque este veículo vai ter impacto nas futuras gerações de todos os nossos automóveis”.

Dificilmente a fasquia poderia ser colocada mais acima…

Porquê “Neue Klasse”

Regressando ao nome, Neue Klasse, pode parecer enigmático (por ser em alemão e não só), mas a ideia é fazer a ponte para o automóvel que relançou a BMW na década de 60.

BMW Vision Neue Klasse perfil
© BMW Superfícies depuradas e novas proporções: reparem no capô mais curto e na posição mais avançada do habitáculo em relação, por exemplo, a um Série 3 atual

Nessa altura, depois de ter passado tempos muito turbulentos e quase sendo comprada pela Mercedes-Benz, a BMW ousou recomeçar com essa “Nova Classe”. Tal como hoje, era a designação de um projeto e não apenas um modelo, que se materializou inicialmente no BMW 1500, lançado em 1962 — o antecessor do Série 5.

Porém, mesmo que as promessas por parte de um tão competente técnico como Weber ativem as glândulas salivares, os seus detalhes técnicos apenas serão conhecidos mais tarde.

Desenho limpo

Para já apenas conseguimos admirar o design, com linhas muito limpas, elegantes e intemporais, debaixo de um manto quase sem vincos numa suave tonalidade amarela (Joyous bright é o nome do tom).

A carroçaria quase monolítica «decalca» as linhas apresentadas pelo concept i Vision Dee que a BMW mostrou no CES 2023 em janeiro deste ano, mas cresce em dimensões.

BMW Vision Neue Klasse com faróis acesos
© BMW

Para além da extensa superfície vidrada (ampliada pelo tejadilho totalmente translúcido), destaca-se a reinterpretação do duplo rim.

Este passa a integrar as inovadoras óticas frontais que transformam a dianteira do carro numa área única interativa — uma animação tridimensional muito precisa inicia a relação entre o utilizador e o veículo assim que o primeiro se aproxima do segundo.

óticas traseiras
© BMW

Também a traseira caracteriza-se pela interatividade, onde os faróis feitos através de impressão 3D apresentam várias camadas e geram uma impressão de profundidade.

Novo conceito para o interior

No interior do Vision Neue Klasse, os comandos analógicos foram reduzidos ao mínimo, sendo a interação homem-máquina feita com o ecrã central, a “visão panorâmica” e os botões multifunções colocados no volante. Além, claro, do sistema de comandos vocais da BMW.

No sistema BMW Visão Panorâmica, uma estreia da Neue Klasse, a informação é projetada na linha de visão do condutor e, pela primeira vez, a toda a largura do para-brisas. No entanto, continua a ser complementada com um melhorado head-up display.

Tanto o condutor como o passageiro dianteiro terão conteúdos específicos no ecrã de Visão Panorâmica para uma experiência mais inclusiva e poderão transferir conteúdos para e do ecrã central com um simples gesto. Depois, em função do modo de condução selecionado, irá ser mostrada informação e grafismos específicos.

Mais eficiência, menor consumo, mais autonomia

Sendo o Vision Neue Klasse ainda um protótipo, a mais ou menos dois anos de distância da versão de produção, ainda pouco se sabe sobre os detalhes das motorizações, baterias e sistemas de carregamento.

BMW Vision Neue Klasse traseira 3/4
© BMW

Contudo, já sabemos algumas coisas. A BMW já confirmou, por exemplo, que as novas baterias de células cilíndricas têm uma densidade energética 20% superior às células prismáticas que usa atualmente.

Juntamente com os anunciados motores elétricos mais eficientes, resulta no já referido aumento de 25% em eficiência geral face aos atuais BMW elétricos.

Vamos a contas. Partindo do consumo do atual BMW i4 que é de 16-19 kWh/100 km, isso resultará num consumo em ciclo combinado WLTP de 12-15 kWh/100 km para o futuro i3 —. Tendo em consideração os 30% a mais de autonomia referidos por Weber, a autonomia deverá ser de 620-680 km.

Além disso, na próxima geração do BMW i3 e, portanto, em todos os modelos da Neue Klasse, deverá ser utilizada uma tensão elétrica de 800 V, aumentando as velocidades de carregamento do atual máximo de 200 kW para 250 kW e, posteriormente, 300 kW.

BMW i3M com 600 cv?

Também será o BMW i3 a estrear a próxima geração de motores elétricos, com a promessa de serem mais eficientes.

BMW Vision Neue Klasse na estrada frente 3/4
© BMW

O novo modelo terá versões com tração traseira (um motor) e integral (dois motores), e potências que vão das duas centenas de cavalos até mais de 500 cv.

Sendo a marca que é, a BMW está a apostar muito forte no “prazer de conduzir” dos modelos Neue Klasse — afinal, esse é o verdadeiro slogan da marca bávara.

BMW Vision Neue Klasse na estrada traseira 3/4
© BMW

Em 2027 deverá chegar o topo de gama: um i3M com mais de 600 cv, naturalmente com tração às quatro rodas e velocidade máxima superior a 250 km/h, o que será a primeira vez que acontecerá num BMW 100% elétrico.