Notícias Há sete modelos da Volkswagen que vão receber ChatGPT. Saiba quais

CES 2024

Há sete modelos da Volkswagen que vão receber ChatGPT. Saiba quais

A partir do segundo trimestre de 2024, alguns automóveis da Volkswagen vão passar a integrar o sistema de inteligência artificial ChatGPT.

Interior Volkswagen sistema ChatGPT
© Volkswagen

A Volkswagen vai passar a contar com ChatGPT integrado em alguns modelos já a partir do segundo trimestre deste ano — será o primeiro construtor de volume a fazê-lo.

O anúncio foi feito pela própria marca alemã e vai mostrar esta novidade na edição deste ano do CES (Consumer Electronics Show), que abre portas esta terça-feira, dia 9 de janeiro.

Antes que perguntem, o ChatGPT não vai substituir o sistema multimédia da Volkswagen. Será, isso sim, integrado no assistente de voz IDA da marca. Recorde que a Mercedes-Benz já tinha integrado o ChatGPT no seu sistema MBUX, ainda que, por enquanto, de forma experimental nos EUA.

O que faz?

Se o assistente de voz IDA pode ser usado para controlar o infoentretenimento e a navegação, o ar condicionado ou simplesmente responder a perguntas de conhecimento geral, o ChatGPT vai conseguir providenciar informação adicional. Seja o clarificar de questões com uma interação o mais natural e intuitiva possível — e sempre em constante evolução —, ou receber informações sobre o veículo.

No futuro, os clientes da Volkswagen terão acesso contínuo a uma base de dados de inteligência artificial (nos modelos compatíveis com o IDA) em constante crescimento, que será capaz de «ler» em voz alta, enquanto conduzem, os conteúdos que lhe pedirem para pesquisar.

Como funciona?

Para ativar o sistema basta dizer «Hello IDA», ou simplesmente carregar um botão posicionado nos comandos do volante.

Volkswagen ID.7 na estrada, frente
© Volkswagen O ID.7 será um dos primeiros modelos da Volkswagen a contar com integração com ChatGPT

O sistema vai dar prioridade a funções básicas do automóvel, como o controlo da climatização ou a pesquisa de um destino na navegação. Se o sistema da Volkswagen não conseguir responder à questão ou ao pedido colocado pelo condutor, então entrega diretamente a «missão» ao ChatGPT.

De acordo com a Volkswagen, não será necessário criar qualquer conta no ChatGPT ou instalar qualquer aplicação. Tudo estará integrado de forma nativa no assistente de voz dos modelos compatíveis, graças ao sistema Cerence Chat Pro, desenvolvido pela Cerence Inc., um dos muitos parceiros tecnológicos da marca de Wolfsburgo.

Quanto à segurança, a Volkswagen garante que a integração do ChatGPT não obriga ao acesso de informações do veículo e que as perguntas que fizer ao sistema (e as respostas que se seguirem, claro está) serão imediatamente apagadas.

Que modelos vão receber o ChatGPT?

Para já, na fase inicial, o ChatGPT vai estar disponível nos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7, bem como nos novos Tiguan, Passat e Golf.

interior do Volkswagen Golf GTI
Volkswagen AG Interior do atualizado Volkswagen Golf GTI que também será mostrado no CES 2024

Este último também vai fazer uma aparição no CES 2024, justificada pela atualização que se prepara para receber, ainda que coberto por uma densa camuflagem.