Notícias Novo EV3 chega em 2024 como o elétrico mais barato da Kia

Apresentação

Novo EV3 chega em 2024 como o elétrico mais barato da Kia

O próximo elétrico da Kia a chegar ao mercado será o EV3, um SUV compacto, mas com muito espaço a bordo e com preços mais convidativos que os da concorrência.

KIA-EV3-Concept
© KIA

Costumamos dizer que não há duas sem três. Mas no caso da Kia podemos ser mais ambiciosos e afirmar: não há EV6, EV9, EV5 e EV4 sem EV3.

Foi no seu primeiro EV Day de sempre (passará a ser um evento anual) que a Kia também revelou o EV3 Concept, um SUV 100% elétrico, juntamente com o EV4 Concept e o EV5.

E apesar de o EV5 já ter sido dado a conhecer como modelo de produção, será o EV3 o primeiro modelo do trio a chegar ao mercado, já em 2024.

KIA EV3 Concept traseira
© KIA

Pensado para o segmento B-SUV, o Kia EV3 apresenta-se como uma espécie de “mini-EV9”, uma vez que adota a mesma linguagem de estilo que encontramos no maior SUV elétrico da marca sul-coreana.

Isso fica evidente na dianteira, ao nível da assinatura luminosa vertical, mas também dos «ombros» proeminentes, das linhas vincadas e superfícies planas.

E tal como explicou o diretor de design da Kia, Karim Habib, a imagem deste protótipo está já “muito próxima” do modelo de produção, como tem sido comum nas propostas recentes da marca sul-coreana, basta olhar para o exemplo do EV9.

Por outro lado, o interior deverá sofrer alterações significativas. Isto porque fazendo jus ao estatuto de protótipo, o habitáculo minimalista apresenta soluções e detalhes típicos dos concept cars, como podemos ver nos bancos.

Porém, podemos antecipar que a dupla de ecrãs que surge atrás do volante e o tabliê horizontal e flutuante devem chegar ao modelo de produção. Mas o volante, por outro lado, será mais convencional e a consola central deverá contar com alguns comandos físicos.

Versões para todos os gostos

Sobre as especificações técnicas deste protótipo, a Kia nada detalhou. Mas sabe-se que o EV3 vai recorrer à plataforma E-GMP do Grupo Hyundai, a mesma que encontramos em modelos como o EV6 ou EV9, ainda que aqui com 400 V e não 800 V.

Podemos esperar, por isso, que o EV3 tenha versões com um ou dois motores elétricos, bem como vários tamanhos de bateria.

Preço abaixo dos concorrentes

O Kia EV3 vai chegar ao mercado ainda no decorrer de 2024, com a marca a apontar para um preço em torno dos 33 mil euros. Um valor bastante competitivo quando comparado com as outras propostas do segmento, que estão vários milhares de euros acima.

Foi o valor que marca sul-coreana anunciou durante o evento EV Day, confirmando a ambição de ter uma gama de propostas 100% elétricas mais vasta, para assim chegar a mais clientes e gerar mais volume.

E uma coisa é certa, não falta ambição à Kia, que tem como objetivo vender um milhão de veículos elétricos por ano em 2026 e de elevar esse valor para as 1,6 milhões de unidades no final da década.