Notícias BMW M3 E30 com motor do Honda S2000. Sacrilégio ou perfeição?

Arranque a Frio

BMW M3 E30 com motor do Honda S2000. Sacrilégio ou perfeição?

Colocar o motor de um Honda S2000 num BMW M3 E30 pode até soar de uma forma estranha, mas o resultado em pista provou que é uma ótima ideia.

BMW M3 E30 com motor de Honda S2000
© Misha Charoudin / YouTube

Por vezes, há algumas combinações de carro e motor que nos parecem pouco prováveis, mas este BMW M3 E30 com o motor de um Honda S2000 revelou-se uma boa surpresa.

Segundo Misha Charoudin, conhecido pelos vídeos de condução no Nürburgring que publica no seu canal de YouTube, trata-se de uma combinação muito equilibrada e divertida de conduzir.

Ainda assim, o próprio admite que seria bem-vindo um sistema de travagem com um pouco mais de potência para evitar alguns «sustos», como podemos ver neste vídeo:

Os mais apaixonados pelo desportivo nipónico de dois lugares vão identificar componentes como o painel de instrumentos digital com a escala do conta-rotações a terminar nas 9000 rpm, por exemplo.

Está também presente o característico comando da caixa de velocidades em alumínio e até o botão vermelho destinado a ligar o motor, ainda que numa posição diferente.

Segundo o que percebemos neste vídeo, o motor da Honda está posicionado mais para trás cerca de 30 cm do que no M3 E30, com o objetivo de melhorar a distribuição do peso, que não chega a uma tonelada.

Motor de um Honda S2000 instalado num BMW M3 E30
© Misha Charoudin / YouTube

Depois disso, há apenas uns assentos mais desportivos e um volante diferente. Quase tudo o resto é o material de origem do BMW M3.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Honda S2000?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já passaram mais de 20 anos, mas o Honda S2000 não quer saber…