Notícias Há quatro novos Toyota em 2023. Tudo o que muda até dezembro

Novidades 2023

Há quatro novos Toyota em 2023. Tudo o que muda até dezembro

A Toyota prepara-se para ter um 2023 animado: desde a apresentação de mais um elétrico ao lançamento do novo C-HR. O que esperar?

Toyota C-HR Fórum Kenshiki 2022
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Vivem-se tempos de mudança na Toyota. Akio Toyoda, o carismático líder do gigante japonês e confesso petrolhead, abandonou o cargo e no seu lugar veremos (a partir de 1 de abril) Koji Sato, atualmente o responsável máximo da Lexus e Gazoo Racing.

E Sato já traçou um rumo claro para a «sua» Toyota: “Elétricos primeiro”. O maior fabricante de automóveis do mundo promete acelerar o passo na corrida da eletrificação total do automóvel para compensar o atraso que tem hoje em relação aos outros gigantes da indústria… e à Tesla.

Sabemos que os planos de eletrificação que tinham sido traçados estão a ser reavaliados e reformulados, mas por enquanto ainda nada em concreto foi avançado. Certamente o saberemos ao longo do ano. Mas uma coisa é certa: não apostem contra a Toyota.

Se os planos para a restante década são ainda algo difusos, há mais certezas para este ano de 2023. A Toyota reserva uma mão cheia de novidades, que vão do lançamento de modelos novos e até inéditos, à atualização de modelos já em comercialização.

Prius, que transformação

A primeira grande novidade deste ano é a chegada ao mercado da nova geração do Toyota Prius, que nós já vimos em Bruxelas (Bélgica), na quarta edição do Fórum Kenshiki, e já conduzimos em Atenas, na Grécia.

A celebrar 25 anos de existência, o Toyota Prius apresenta-se na melhor forma da sua vida. Em termos estéticos está irreconhecível, com uma imagem mais dinâmica e até desportiva. Mas a maior novidade está «escondida» na mecânica.

Na Europa estará disponível apenas como híbrido plug-in, recorrendo a uma motorização totalmente renovada que junta um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) a um novo motor elétrico com 120 kW (160 cv).

Contas feitas, o novo Prius vai entregar 164 kW (223 cv) de potência máxima combinada, um número que faz deste o Prius mais potente de sempre.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Quanto à autonomia, vai fixar-se nos 69 quilómetros, fruto de uma bateria com 13,6 kWh de capacidade que está armazenada por baixo do banco traseiro.

O novo Toyota Prius chega ao mercado português em junho de 2023, mas os preços ainda não são conhecidos.

Corolla Cross recebe a motorização que faltava

Pouco depois, no início do segundo semestre, será a vez da Toyota atualizar a gama do Corolla Cross com a chegada da versão híbrida 1,8 l, que se junta assim à motorização híbrida 2,0 l que testámos recentemente.

Tal como acontece com a versão com motor de 2,0 l, também esta nova variante vai recorrer à quinta geração do sistema híbrido da Toyota.

Contudo, em vez dos 197 cv de potência máxima combinada, esta versão fica-se pelos 140 cv e será capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 9,9s, contra os 7,6s da motorização mais potente.

Toyota Corolla Cross Hybrid dianteiro
© Miguel Dias / Razão Automóvel — editado por Thomas V. Esveld

Além da potência inferior, o Corolla Cross híbrido menos potente vai apresentar consumos ainda mais baixos, ao mesmo tempo que vai disponibilizar uma bagageira com mais 37 litros de capacidade de carga, com o volume total a fixar-se nos 465 litros.

LEIAM TAMBÉM: Sucessor do Toyota MR2 com motor da Suzuki e menos de 1000 kg

Tal como começámos por referir, a chegada ao mercado nacional está marcada para o início do segundo semestre de 2023. E apesar de ainda não haver qualquer previsão de preços, esta versão será necessariamente mais barata do que a híbrida 2,0 l que já está no mercado.

O que esperar da nova geração do Toyota C-HR?

Mas a maior novidade da Toyota para 2023 é mesmo a nova geração do Toyota C-HR, que já foi antecipada pelo C-HR Prologue, um protótipo que já conhecemos de perto no Fórum Kenshiki 2022.

Toyota C-HR Forum Kenshiki 2022-2
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Desenvolvido no Centro Europeu de Desenvolvimento de Design da Toyota, no sul de França, o novo Toyota C-HR quer “continuar a ser ousado”, como nos explicaram os responsáveis da marca nipónica naquele evento, na Bélgica, e quer voltar a ser polarizador.

Tal como tem vindo sendo tradição no passado recente da Toyota, a imagem final deste modelo não deve ser muito diferente daquela que o protótipo Toyota C-HR Prologue já exibe.

A NÃO PERDER: Pagaram quase 130 mil euros por um Toyota GRMN Yaris. Faz sentido?

Por isso, podemos assumir que a nova geração do C-HR vai apostar em linhas fluídas, arestas bem definidas e superfícies dinâmicas, ao mesmo tempo que vai estrear a possibilidade de apresentar uma configuração com três cores distintas.

Quanto ao interior, ainda não pudemos ver as soluções que a Toyota reserva para esta nova proposta de segmento C, mas estima-se que possa vir a ter como ponto de partida aquilo que vimos, por exemplo, no novo Toyota Prius.

Forum Kenshiki Toyota C-HR
© Miguel Dias / Razão Automóvel

As ligações ao Prius não se esgotam aí: a Toyota já confirmou que o novo C-HR vai chegar ao mercado europeu com uma versão híbrida plug-in, uma estreia na gama deste modelo.

Porém, e ao contrário do que acontece com a nova geração do Prius, o novo C-HR também vai manter a aposta nas motorizações híbridas ditas convencionais.

A NÃO PERDER: Oficial. Toyota vai fabricar baterias na Europa

A Toyota ainda não especificou a data de apresentação do novo C-HR, mas os rumores sugerem que pode acontecer lá mais para o final do ano, com a chegada ao mercado a ocorrer apenas no início de 2024.

Toyota vai lançar novo elétrico em 2023

Depois de no ano passado ter lançado o crossover elétrico bZ4X, a Toyota lançará, mais para o final de 2023, o segundo membro da família bZ na Europa.

Toyota bZ compact SUV Concept, de frente visto de cima
Toyota bZ compact SUV Concept

O novo elétrico foi antecipado através do concept bZ Compact SUV, no Salão de Los Angeles, no final de 2022. E tal como o nome indica e as suas formas revelam, trata-se de um SUV compacto, com linhas bastante dinâmicas semelhantes às do C-HR.

O bZ Compact SUV ficará posicionado abaixo do bZ4X e acima do C-HR e, por enquanto, pouco ou nada se sabe sobre este SUV 100% elétrico. Apenas que a sua versão de produção será conhecida no final do corrente ano.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Toyota Carina E foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal