Notícias Sucessor do Toyota MR2 com motor da Suzuki e menos de 1000 kg

Rumores

Sucessor do Toyota MR2 com motor da Suzuki e menos de 1000 kg

Segundo a imprensa japonesa, Suzuki, Toyota e Daihatsu estão a trabalhar num novo roadster. Pequeno, leve e com motor central. Novo MR2 a caminho?

Toyota Sports EV
© Toyota

A Toyota não dá «ponto sem nó». Em dezembro de 2021, a marca japonesa apanhou todos de surpresa com a apresentação de um pequeno roadster 100% elétrico, apelidado de Sports EV — que podem ver nas imagens que acompanham este artigo.

Aqui na redação da Razão Automóvel só faltou mesmo abrir uma garrafa de champanhe. Um dos membros da nossa equipa já teve um Toyota MR2 e vibrou com a possibilidade de voltar a ter um — só colocava algumas reticências sobre ser elétrico.

Toyota desportivo elétrico
© Toyota Foi apresentado como um desportivo elétrico, mas será que o veremos primeiro com um motor a gasolina? É o que parece.

Entretanto nunca mais ouvimos falar deste roadster que, como podem ver, já apresentava um design bastante avançado para ser um projeto sem continuidade.

Se há cerca de um ano a Toyota apresentava este Sports EV como um roadster 100% elétrico, agora as coisas mudaram de figura.

O Fernando Gomes poderá ter de ir buscar novamente a garrafa de champanhe aos arrumos da Razão Automóvel. A publicação japonesa Best Car tem novidades sobre este projeto.

A não perder O desportivo que faltava? Suzuki Vision Gran Turismo «casa» motor da Hayabusa com três motores elétricos

Motor turbo da Suzuki e muito mais

Esqueçam o motor elétrico. Segundo a Best Car, a Toyota uniu esforços com a Suzuki e com a Daihatsu e vai avançar com este modelo na forma de um roadster com motor de combustão em posição central traseira. Soa a sucessor do Toyota MR2, não soa?

Toyota MR2
© Toyota Toyota MR2 (1999-2007)

De acordo com esta publicação, o motor será de origem Suzuki. Os rumores apontam para um mil turbo de três cilindros — uma evolução do K10C já usado pelo Swift — com uma potência máxima em torno dos 120 cv ajudado por um pequeno motor elétrico, parte de um sistema mild-hybrid — se não sabem o que isso significa podem rever este vídeo.

Poderá parecer pouca potência — principalmente numa altura em que ninguém está aparentemente satisfeito com a potência dos carros —, mas com uma massa total (em ordem de marcha) abaixo dos 1000 kg, a nós parece-nos mais do que suficiente. Em termos comparativos, estamos claramente no território do Mazda MX-5.

Plataforma com componentes do Yaris

A Best Car avança que o esquema de suspensões e estrutura frontal deste «sucessor espiritual» do Toyota MR2 será herdado diretamente do Toyota Yaris. A confirmar-se, será um teste de fogo à modularidade da plataforma TNGA-B.

Suzuki Vision Gran Turismo
© Suzuki O ano passado a Suzuki revelou este Vision Gran Turismo para o jogo homónimo. Será o novo roadster a versão de produção deste concept?

Por um lado recorre a uma plataforma com provas dadas, por outro aumenta significativamente as dimensões deste modelo. Deverá ser mais largo e mais comprido do que o atual Mazda MX-5 e do que a última geração do Toyota MR2.

Sendo um modelo de nicho, a Toyota estará a contar com as sinergias da Suzuki e Daihatsu para manter no «verde» os custos de desenvolvimento e, claro, o preço final.

leiam também CEO da Mazda na Europa promete: o MX-5 nunca vai «morrer»

As três marcas contarão com uma versão deste pequeno desportivo, e todas elas com «roupagens» distintas. Se na Toyota a designação MR2 recebe as preferências, na Daihatsu poderá dar origem a uma nova geração do Kopen e na Suzuki, será que estão a considerar recuperar o nome Cappuccino?

Daihatsu kopen
© Daihatsu A segunda geração do Daihatsu Copen foi revelado em 2013 (como Kopen) e chegaria ao mercado japonês em 2014. Ainda permanece em produção.

Tal como já fez com o GR Yaris, GR Supra e o GR86, a Toyota poderá comercializar na Europa um modelo que parece talhado para as nossas estradas.

A Best Car vai mais longe e avança preços estimados para este Toyota MR2 moderno: entre 2,2 e 2,8 milhões de ienes. O que equivale a um preço em torno dos 16 000 euros e dos 20 000 euros na nossa moeda. Infelizmente, estes serão preços indicativos para o mercado japonês.

Na Europa, devido aos custos de transporte e sobretudo à carga fiscal, estes valores poderão ascender aos 30 000 euros — como acontece com o MX-5. Ainda assim, um valor simpático para um roadster que parece ter tudo para ser um sucesso.

Fonte: Best Car