Notícias Estes são os novos Porsche que vão marcar 2023

Novidades 2023

Estes são os novos Porsche que vão marcar 2023

O Macan elétrico ia ser a maior novidade da Porsche para 2023 mas o seu adiamento «trocou os planos». Apesar disso, não faltam novidades à marca de Estugarda.

Porsche 911 Dakar vista dianteira
© Porsche

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Porsche continua a sua «cavalgada» de sucesso. Ano após ano, a marca alemã soma recordes de vendas, e nem o adiamento do Porsche Macan elétrico — que tinha tudo para ser o grande lançamento da marca em 2023 — parece refrear os ânimos.

Este atraso está relacionado com atrasos no desenvolvimento do novo software da plataforma PPE, que será partilhada com os Audi Q6 e-tron e A6 e-tron.

Porsche Macan EV fotos espia 2022
© Razão Automóvel O Porsche Macan elétrico tinha tudo para ser a maior novidade da Porsche em 2023. Será que a Porsche ainda vai a tempo?

Ao adiar o lançamento do Macan elétrico, a Porsche viu as suas restantes novidades para 2023 ganharem protagonismo e, verdade seja dita, não se pode dizer que não seja merecido.

Renovar é a ordem

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Sem novos modelos para mostrar em 2023, as novidades da Porsche consistem, acima de tudo, na renovação de grande parte da sua gama.

O Porsche Cayenne será alvo, segundo a própria marca, de “uma das melhorias de produto mais extensas” da história da Porsche. Estas não serão palavras vãs. O que é facto é que o Cayenne — que em 2022 celebrou 20 anos de existência — tem sido posto à prova como se de um modelo totalmente novo se tratasse.

Porsche Cayenne protótipo num cruzamento de eixos vista dianteira
© Porsche Não será um mero facelift. Aparentemente, a Porsche quer revolucionar o Cayenne.

Além do visual revisto e de um considerável reforço tecnológico, o Porsche Cayenne vai receber um novo chassis semi-ativo. Há um legado a defender: o Cayenne é considerado o «pai» dos SUV de alta performance. Quanto às motorizações, teremos de esperar para descobrir o que vai mudar — se é que alguma coisa vai mudar.

Continuando no campo das renovações, também o Porsche Panamera vai ser renovado. A conhecida berlina da marca alemã — que agora divide o palco com o Taycan — já foi «apanhada» em testes no Nürburgring. O Panamera também deverá receber um interior mais tecnológico, um visual modernizado e motorizações atualizadas.

A par do Cayenne e do Panamera, também o 911 e o Taycan devem conhecer novidades este ano.

Acerca das mudanças aplicadas ao 911 ainda não temos informações ou fotos-espia, mas no caso do Taycan tudo indica que esteja a caminho uma versão (ainda) mais radical.

«Apanhado» em fotos-espia com uma enorme asa traseira, o Porsche Taycan parece estar a preparar-se para receber uma versão GT. Será a derradeira evolução da primeira geração do Taycan? Assim parece.

Duas novas formas de «ser» 911

A renovação do 911 continua envolta em secretismo — ou não fosse o 911 uma instituição na indústria automóvel — mas nem por isso o modelo mais icónico da Porsche deixará de conhecer novidades em 2023.

A receita é a mesma dos anos anteriores: o mesmo modelo em diferentes «formas» e «sabores».

Apesar de termos conhecido os Porsche 911 GT3 RS e 911 Dakar em 2022, estas duas versões só chegam este ano e não podíamos deixar de as inserir na lista de novidades da marca.

Porsche 911 GT3 RS perfil
© Porsche

Começando pelo 911 GT3 RS, é quase um carro de competição com matrícula — e olhando para ele apetece-nos tirar a palavra “quase” da frase.

O novo GT3 RS é uma coleção de superlativos: desde os apêndices aerodinâmicos que geram 860 kg de downforce a 285 km/h até ao seis cilindros boxer naturalmente aspirado com 4.0 litros e 525 cv.

Já o Porsche 911 Dakar — uma das derivações mais radicais e versáteis de sempre do 911 — leva o desportivo de Estugarda por caminhos revivalistas. Trata-se de um modelo que foi beber inspiração às vitórias no Dakar nos anos 80.

Porsche 911 Dakar vista dianteira 3/4
© Porsche As cores são inconfundíveis, a silhueta também. É mesmo um 911 de regresso ao deserto.

Animado por um um flat-six biturbo com 3.0 litros, 480 cv (353 kW), 570 Nm e tração integral, o 911 Dakar estará limitado a 2500 unidades e mostra-nos o que é possível quando os engenheiros têm «luz verde» para criar modelos especiais.

Estimada administração da Porsche, se estão a ler isto, em 2024 queremos mais «luzes verdes».

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual destes monovolumes foi desenvolvido com o apoio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam