Notícias Poucos mas bons? EV6 GT e EV9 são as novidades da Kia em 2023

Novidades 2023

Poucos mas bons? EV6 GT e EV9 são as novidades da Kia em 2023

Em 2023 a Kia pode não ter muitas novidades, mas as que tem — o topo de gama EV9 e o EV6 GT — não deixam ninguém indiferente.

Kia EV9 vista dianteira 3/4
© Kia

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O ano de 2023 só nos vai trazer duas novidades da Kia. Contudo, tendo em conta que se tratam do novo Kia EV6 GT, o modelo mais potente de sempre da marca, e do Kia EV9, o seu novo topo de gama, é caso para dizer que estas «chegam e sobram».

Kia EV9 tem lugar para sete

Começamos pelo Kia EV9, o novo SUV elétrico que a marca sul-coreana antecipou com o Concept EV9 e que é tão parecido com o protótipo que até fica difícil descobrir o que mudou.

KIA Ev9 traseira
© KIA

Assente na plataforma E-GMP (a mesma do Kia EV6Hyundai IONIQ 5), sabemos que o EV9 vai contar com uma arquitetura elétrica de 800 V e suportar carregamentos de até 350 kW, sendo estes os únicos dados técnicos divulgados por agora.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

O que já sabemos é que o novo topo de gama da Kia tem lugar para sete passageiros, um interior (muito) espaçoso e bancos (os da segunda fila) que rodam 180º.

Para mais informações teremos de esperar pela apresentação mundial do modelo, prevista para o final do mês de março.

O Kia mais potente de sempre

Relativamente ao Kia EV6 GT, um carro que o Diogo Teixeira já teve oportunidade de testar, começam a faltar adjetivos para o descrever.

Com dois motores elétricos (um por eixo) que lhe oferecem 430 kW (585 cv) e 740 Nm, o EV6 GT é o Kia mais potente de sempre e um autêntico «caçador de superdesportivos».

Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 3,5s, os 200 km/h chegam em cerca de 12s e a velocidade máxima é bem superior àquela a que nos habituámos a ver nos modelos 100% elétricos: 260 km/h.

A juntar a tudo isto temos uma suspensão adaptativa, uma direção mais direta, um diferencial autoblocante eletrónico no eixo traseiro e até um modo drift.

LEIAM TAMBÉM: Adeus, Kia Rio? Fim da linha pode chegar este ano

Agora, o Kia EV6 GT prepara-se para chegar ao mercado nacional e, pelo caminho, promete mudar ainda mais a perceção pública da marca sul-coreana.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Kia Niro HEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Niro HEV. Faz sentido optar pelo híbrido em vez do elétrico?