Notícias Oficial. Toyota vai fabricar baterias na Europa

Indústria

Oficial. Toyota vai fabricar baterias na Europa

Localizada na Turquia esta será a primeira fábrica de baterias de iões de lítio da Toyota na Europa. Também vai produzir o novo Toyota C-HR.

Toyota C-HR Forum Kenshiki 2022
© Miguel Dias / Razão Automóvel

A Toyota acaba de anunciar a sua primeira fábrica de baterias de iões de lítio na Europa e a sua localização será a mesma onde também será produzida a nova geração do Toyota C-HR.

As instalações já existentes da TMMT — Toyota Motor Manufacturing Turkey — em Sakarya, na Turquia, onde hoje é produzido o primeiro C-HR, foi o local escolhido para a Toyota estrear-se na produção de baterias na Europa.

As baterias que a Toyota quer produzir serão para equipar um novo híbrido plug-in que, previsivelmente, não é mais do que uma das versões da nova geração do C-HR.

O futuro C-HR de ligar à tomada será também o primeiro híbrido plug-in da Toyota a ser produzido em solo europeu e o primeiro veículo de passageiros do género a ser produzido na Turquia.

A nova geração do Toyota C-HR será lançada este ano e foi antecipada por um protótipo que já pudemos ver ao vivo, no passado mês de dezembro, no Fórum Kenshiki.

Um investimento de futuro

Segundo a Toyota, esta fábrica na Turquia começará a produzir baterias para modelos híbridos plug-in em dezembro deste ano. A linha de montagem terá capacidade para produzir 75 000 unidades por ano.

A produção de baterias na Turquia deverá gerar 60 postos de trabalho, representando um investimento de 317 milhões de euros. Já o investimento total da Toyota na fábrica de Sakarya ascende a cerca de 2,3 mil milhões de euros.

Fabrica Toyota Turquia
© Toyota A fábrica da Toyota na Turquia.

Além de ver a linha de montagem atualizada para acolher a produção do novo Toyota C-HR, a TMMT, na Turquia também está apostada em atingir a neutralidade carbónica.

Para tal está a introduzir tecnologias que minimizam o consumo de energia, novas tecnologias de pintura que reduzem as emissões de CO2 e a recorrer à energia solar.

Sabe esta resposta?
Qual destes clubes de futebol tem um Toyota Carina II no seu museu?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Há um Toyota Carina II pendurado no Estádio do Dragão. Porquê?