Notícias Em 2023 vamos ficar a conhecer o Hyundai de estrada mais potente de sempre

NOVIDADES 2023

Em 2023 vamos ficar a conhecer o Hyundai de estrada mais potente de sempre

A Hyundai tem um ano de 2023 repleto de novidades: desde a nova geração do Kauai ao novo Santa Fe, passando pelos elétricos IONIQ 5 N e 6.

Hyundai Ioniq 5
© Hyundai

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Hyundai tem várias — e importantes — novidades agendadas para 2023, a começar desde logo pela chegada da segunda geração do SUV Kauai.

Tal como até aqui, o Kauai vai continuar a ser oferecido com motorizações para (quase) todos os gostos: elétricas, híbridas e a gasolina.

Relacionado Hyundai Kauai. Depois das imagens já temos (algumas) especificações

Para já este alinhamento ainda só diz respeito ao mercado sul-coreano, mas o catálogo europeu do SUV não deve sofrer grandes alterações.

Hyundai Kauai 3
Novo Hyundai Kauai (versão sul-coreana)

Por isso mesmo, podemos antecipar uma versão 100% elétrica, outra híbrida (tudo indica que com um motor 1.6 GDi e um motor elétrico, com 141 cv de potência máxima combinada) e duas versões puramente a combustão: uma com um 1.6 T-GDi com 198 cv e outra com um 2,0 l naturalmente aspirado com 149 cv.

Somente esta última versão, com um bloco de 2,0 l que vai funcionar de acordo com o ciclo mais eficiente Atkinson, não deve fazer a «viagem» até ao «velho continente».

Santa Fe: revolução a caminho

Outra das novidades da marca sul-coreana para 2023 é a nova geração do Santa Fe, que até já foi apanhada em testes.

Os protótipos que se deixaram ver até agora estavam «decorados» com uma densa camada de camuflagem, mas já foi possível perceber que o novo Santa Fe vai adotar linhas mais quadradas, inspiradas no protótipo Seven que vimos no Salão de Los Angeles de 2021.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Mas apesar da revolução visual que este SUV vai sofrer, tudo indica que a lista de motorizações não deverá passar por grandes alterações, pelo que deve continuar a contar com motorizações mild-hybrid a gasolina e gasóleo, bem como variantes híbridas plug-in.

A nova geração do Hyundai Santa Fe será apresentada no decorrer deste ano, mas só vai chegar ao mercado em 2024.

Família IONIQ a crescer

Depois do IONIQ 5, a Hyundai prepara-se para lançar, no decorrer de 2023, duas novas propostas 100% elétricas: IONIQ 5 N e IONIQ 6.

fotos-espia Hyundai IONIQ 5 N Nurburgring
© Razão Automóvel O IONIQ 5 N já se deixou apanhar nos habituais testes no Nürburgring

A primeira, tal como o nome sugere, é a versão mais «apimentada» do IONIQ 5 que já conhecemos; a segunda é uma berlina que promete «bater o pé» a rivais como o Tesla Model 3.

Relacionado Hyundai RN22e mostra o que esperar do futuro IONIQ 6 N

Mas vamos começar pelo IONIQ 5 N, que se prepara para ser o Hyundai de estrada mais potente de sempre. Para isso deverá recorrer à mesma «máquina elétrica» que anima o “primo” EV6 GT da Kia — que o Diogo Teixeira já meteu a andar de lado…

fotos-espia_Hyundai IONIQ 5N_4
© Razão Automóvel Protótipo do futuro IONIQ 5 N em testes

A confirmar-se, o IONIQ 5 N deverá contar com dois motores elétricos — um por eixo — com 430 kW (585 cv) e 740 Nm, que serão alimentados por uma bateria com 77,4 kWh de capacidade.

A Hyundai ainda não revelou uma data específica para o seu lançamento, mas os rumores mais recentes indicam que a apresentação ao mundo vai acontecer em meados de 2023.

Hyundai IONIQ 6 quase a chegar

Por seu turno, o IONIQ 6 já se deixou ver e a sua produção até já arrancou no final de 2022, mas o seu lançamento comercial no nosso país ainda está por acontecer.

Com uma imagem que não deixa ninguém indiferente, o IONIQ 6 recorre à mesma plataforma do IONIQ 5, a E-GMP, e apresenta-se como um elétrico muito eficiente, reivindicando um consumo médio de energia de apenas 14 kWh/100 km (WLTP).

Hyundai IONIQ 6
Hyundai IONIQ 6

Disponível com duas baterias distintas, uma com 53 kWh de capacidade e outra com 77,4 kWh, o IONIQ 6 pode contar com um ou dois motores elétricos, com uma potência máxima de 325 cv e com uma autonomia que pode ir até aos 610 km.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?