Notícias Mazda aposta na combustão. Wankel e «super-Diesel» são novidade em 2023

Novidades 2023

Mazda aposta na combustão. Wankel e «super-Diesel» são novidade em 2023

Não há volta a dar. Em 2023 a maior novidade da Mazda é o regresso do motor Wankel com o MX-30. Mas há mais a destacar na marca japonesa.

Mazda MX-30 R-ev
© Mazda

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Mazda segue um caminho peculiar. Enquanto todas as marcas parecem 100% focadas num futuro totalmente elétrico, a marca japonesa parece escolher uma trajetória alternativa.

Sem menosprezar a eletrificação — há modelos 100% elétricos a caminho — a maior novidade da Mazda para 2023 é o MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão híbrida plug-in do seu primeiro 100% elétrico.

A não perder: CEO da Mazda na Europa promete: o MX-5 nunca vai «morrer»

O mais curioso não é o facto de o MX-30 ter recebido um motor de combustão — no Japão já havia uma versão mild-hybrid — mas sim o facto de o motor usado ser um Wankel.

Revelado no Salão de Bruxelas, o MX-30 híbrido plug-in promete até 85 km de autonomia em modo elétrico (mais de 100 km em cidade) e mais de 600 km com o contributo do gerador a combustão.

Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV Edition R, frente 3/4

Além de trazer de volta o motor Wankel, o Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV vai passar ainda a ser mais potente da gama, com a potência máxima combinada a fixar-se nos 125 kW (170 cv) e 260 Nm de binário.

Leiam também: Os segredos do novo motor Wankel 8C da Mazda

Ainda não são conhecidos os preços para Portugal nem a data de início das entregas, mas a estreia comercial deve acontecer nos próximos meses.

«Super-Diesel» a caminho e novo SUV também

Inicialmente disponível em Portugal apenas com uma versão híbrida plug-in (com motor a gasolina), que o Miguel Dias já testou, a Mazda acaba de iniciar as vendas no nosso país daquela que foi a motorização que mais deu que falar quando o Mazda CX-60 foi lançado.

Emblema "Inline 6"
© Mazda O emblema na lateral do CX-60 não deixa dúvidas acerca da motorização que encontramos por baixo do capô

Falamos, claro está, do «super-Diesel» com 3.3 litros e seis cilindros em linha que o novo SUV da Mazda teve a «honra» de estrear.

Segundo a Mazda, o bloco e-Skyactiv D é “um dos motores Diesel mais limpos do mundo” e surge disponível numa versão de entrada com 200 cv (tração traseira) e numa versão de topo, com 254 cv (tração integral).

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

As encomendas já abriram no mercado nacional e os preços arrancam nos 66 058 euros para a versão de 200 cv de potência e nos 71 384 euros para a variante mais potente, com 254 cv.

Novo topo de gama a caminho

Até agora o topo de gama da marca de Hiroshima na Europa, o Mazda CX-60 prepara-se para ser «substituído» nessas funções pelo CX-80, outra novidade da Mazda para 2023.

As informações ainda são escassas, mas sabe-se que o CX-80 terá três filas de bancos (ou seja, lugar para sete ocupantes) e o mais provável é que venha a partilhar a recorrer à mesma gama de motorizações do CX-60.

Contudo, as dúvidas em torno do CX-80, que passará a ser o maior SUV da Mazda na Europa, só serão desfeitas lá mais para o final do ano, altura em que a marca de Hiroshima vai apresentar ao mundo este modelo. A chegada ao mercado deve acontecer no primeiro trimestre de 2024.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a primeira geração do Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso