Notícias Pagaram quase 130 mil euros por um Toyota GRMN Yaris. Faz sentido?

Leilão

Pagaram quase 130 mil euros por um Toyota GRMN Yaris. Faz sentido?

O Toyota GRMN Yaris está limitado a 500 exemplares e só se vende no Japão. Esta unidade é a mais cara de sempre.

Toyota GRMN Yaris traseira 3/4
© Toyota

Já foi quase tudo dito acerca do Toyota GR Yaris. É um especial de homologação que julgávamos já não ser possível fazer e é um dos hot hatch mais desejados da atualidade.

E se olharmos para a versão mais radical e limitada GRMN Yaris (acrónimo para Gazoo Racing, tuned by the Meister of the Nürburgring), a procura parece ser ainda maior, tanto que alguém acaba de pagar quase 140 000 dólares, cerca de 128 574 euros — em leilão — por um exemplar.

A não perder GRMN Yaris revelado! Mais leve, rápido e radical… mas apenas para o Japão

O GRMN Yaris é específico para o mercado japonês, foi apresentada ao mundo há cerca de um ano e está limitada a apenas 500 exemplares. O comprador, de acordo com a Drive, quis permanecer no anonimato, mas há um título ao qual não poderá fugir: comprou o GR Yaris mais caro de sempre.

Toyota GRMN Yaris

De fábrica, o Toyota GRMN Yaris pode assumir duas configurações distintas, Circuit Package ou Rally Package.

Esta unidade, com apenas 41 milhas (66 km). terá sido a primeira a ser feita com o Circuit Package e nova custava «apenas» 60 000 euros naquele mercado.

https://youtu.be/4KsXlhd09BE

Toyota GRMN Yaris: o que muda para o GR?

Por estar equipado com o pacote Circuit, este GRMN Yaris apresenta um novo lip spoiler dianteiro, saias laterais mais proeminentes e uma enorme asa traseira em fibra de carbono, elementos que lhe dão uma aparência ainda mais radical.

Equipa ainda jantes específicas (forjadas) de 18” assinadas pela BBS, sistema de travagem melhorado e novos amortecedores ajustáveis da Bilstein, além de ser 10 mm mais largo e ter uma altura ao solo 10 mm inferior.

Conjunto amortecedores
Novo conjunto de amortecedores ajustáveis e molas.

A somar a isso a carroçaria foi reforçada com 546 pontos de soldadura adicionais e 12 m extra de adesivos estruturais: a rigidez não será definitivamente um problema. Até porque os bancos traseiros foram retirados para abrir lugar para uma barra que une as torres traseiras.

A eliminação dos bancos posteriores, juntamente com a adição de um tejadilho e de um capô em fibra de carbono, também permitiu poupar algum peso: nesta configuração tem menos 20 kg do que o GR Yaris.

Toyota GRMN Yaris
Capô, tejadilho e asa traseira em fibra de carbono.

E o motor?

Quanto ao motor, permaneceu praticamente inalterado. O mesmo é dizer que o bloco de três cilindros em linha de 1,6 l e turbocomprido continua a anunciar os mesmos 272 cv que já tinha na especificação japonesa do GR Yaris, mas aqui viu o binário aumentar 20 Nm e fixar-se nos 390 Nm.

Têm de ver: Insanidade! Este é o Toyota GR Yaris mais potente do mundo

Por outro lado, a transmissão mudou um pouco mais: a caixa manual de seis velocidades foi mantida, mas as quatro primeiras relações são agora mais curtas, bem como a relação final de transmissão, para se ajustarem melhor à faixa de utilização ideal do motor.

Toyota GRMN Yaris Circuit
© Toyota Toyota GRMN Yaris Circuit Pack. Este tom Matte Steel só vai estar disponível em 50 unidades.

A embraiagem também foi reforçada e os diferenciais — dianteiro e traseiro — Torsen que encontramos no GR Yaris deram lugar a novos diferenciais mecânicos neste GRMN Yaris.

Fonte: Drive

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota GR Supra de quatro cilindros?