Notícias “Elétricos primeiro”. Novo CEO com novo rumo para a Toyota

Indústria

“Elétricos primeiro”. Novo CEO com novo rumo para a Toyota

A Toyota vai dar prioridade aos modelos elétricos e mudar profundamente a forma como trabalha. A promessa é do novo diretor executivo, Koji Sato.

Toyota bZ4X a carregar vista lateral
© Toyota

No primeiro discurso após a sua nomeação, o novo diretor executivo da Toyota, Koji Sato, deixou uma promessa: a Toyota vai apostar (muito) mais nos elétricos.

Esta decisão surge numa altura em que o grupo japonês tem sido criticado pelo atraso na eletrificação face à concorrência, não só por ambientalistas, mas também pelos próprios investidores.

Koji Sato
© Toyota Koji Sato assume as funções de diretor executivo da Toyota a 1 de abril e substitui Akio Toyoda.

Recorde-se que o primeiro modelo 100% elétrico da Toyota, o bZ4X, apenas foi lançado em 2022, quase dois anos depois da chegada dos primeiros Volkswagen da família ID.

Agora, com um novo diretor executivo, a marca japonesa quer compensar o «tempo perdido».

Acerca desta mudança, Sato afirmou: “para criar modelos elétricos atrativos temos de adotar uma estratégia em que estes têm prioridade e mudar drasticamente a forma como trabalhamos, desde a produção até às vendas e pós-venda”.

A mudança de rumo na Toyota não implica, contudo, o abandono de outras soluções rumo à neutralidade carbónica, como os híbridos e híbridos plug-in, pilha de combustível (fuel cell) e motores de combustão a hidrogénio, com Sato a fazer das palavras de Akio Toyoda as suas: “não há uma solução que sirva todos os mercados”.

Tendo isso em conta, a marca nipónica vai continuar a desenvolver modelos especialmente adaptados às regiões onde são comercializados.

VEJAM TAMBÉM Soma e segue. Toyota voltou a ser a mais vendida no mundo

Lexus como «ponta de lança»

No centro da nova estratégia de eletrificação estará a Lexus, marca da qual Koji Sato ainda é o diretor executivo (até 31 de março) que, segundo este, vai “liderar a transformação”.

As metas já tinham sido estabelecidas no final de 2021: vender um milhão de modelos elétricos em 2030, antes de passar a ser uma marca 100% elétrica em 2035. Agora caberá à Lexus estrear uma nova plataforma dedicada a elétricos em 2026.

Uma estratégia, três «pilares»

Todas estas mudanças na Toyota enquadram-se numa estratégia composta por três «pilares»: acelerar a eletrificação; foco em alcançar a neutralidade carbónica na Ásia e reforçar a aposta no software.

Os dois primeiros acabam por estar interligados. Já o terceiro está relacionado com a Woven Planet, a divisão de software da Toyota.

A NÃO PERDER Toyota fez as contas. Apostar só nos elétricos a bateria para reduzir emissões é errado

Entre os seus muitos projetos encontra-se o sistema operativo “Arene”, que a marca nipónica deverá lançar nos próximos anos, mas também tecnologias relacionadas com a condução autónoma.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Toyota Carina E foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal