Notícias Inspirados no Oli. Novos Citroën C3 e C3 Aircross chegam em 2023

Novidades 2023

Inspirados no Oli. Novos Citroën C3 e C3 Aircross chegam em 2023

Em 2023 a Citroën vai apresentar as novas gerações de dois dos seus modelos mais importantes na Europa: Citroën C3 e C3 Aircross.

Citroen Oli logo dianteiro
© Citroen

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Citroën reservou para 2023 o lançamento das novas gerações do C3 e C3 Aircross, dois modelos fundamentais para a marca francesa no mercado europeu.

Tudo deverá começar com o anúncio do novo Citroën C3 Aircross, que até já foi «apanhado» nos habituais testes de inverno e que deverá dar-se a conhecer ao mundo no segundo semestre do ano.

fotos-espia_Citroen C3 Aircross
© Razão Automóvel O novo Citroën C3 Aircross já foi apanhado em fotos-espia e apesar da camuflagem não conseguiu esconder o visual mais próximo ao de um SUV concencional

Lançado em 2017 e depois de mais de 330 mil unidades vendidas, o C3 Aircross prepara-se para crescer cerca de 150 mm e para assumir, cada vez mais, um visual aventureiro e mais próximo ao de um SUV dito «tradicional».

A não perder: Sai Vincent Cobée, entra Thierry Koskas para a liderança da Citroën

Além de apresentar a mais recente interpretação do Double Chevron da marca francesa, apresentada com o Citroën Oli, o novo Citroën C3 Aircross também deverá contar com alguns elementos visuais inspirados nesse protótipo elétrico.

Assente na plataforma CMP/eCMP, a mesma que encontramos em modelos como o Peugeot 2008 e o Opel Mokka, o Citroën C3 Aircross vai (finalmente) electrificar-se.

Podemos por isso esperar versões com motor a gasolina, versões mild-hybrid e, muito provavelmente, uma versão 100% elétrica. Já o motor Diesel que encontramos na geração atual não deve «sobreviver».

Citroën C3 Aircross fotos-espia vista traseira 3/4
© Razão Automóvel O novo C3 Aircross vai crescer cerca de 150 mm em comprimento face à geração atual

Novo Citroën C3 também a caminho

Também este ano, ainda que só mais para o final, será a vez do Citroën C3 receber uma nova geração, a quarta, seguindo muito daquilo que vamos ver, meses antes, no C3 Aircross.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Espera-se uma revolução estética, mais uma vez ditada, em grande parte, por alguns dos elementos que a marca nos mostrou no Oli. Por isso mesmo, a imagem jovem e divertida que sempre caracterizou o Citroën C3 é para manter.

Assente na mesma plataforma dos «primos» Peugeot 208 e Opel Corsa, a CMP/eCMP, o novo Citroën C3 deverá adotar um catálogo de motorizações em tudo semelhante ao do C3 Aircross: vai manter a aposta nos motores a gasolina — o bloco 1.2 PureTech de 83 cv deve continuar a ser aposta — e receber uma versão 100% elétrica, denominada ë-C3.

Citroen Oli
Os grupos óticos dianteiros do C3 e do C3 Aircross devem ser inspirados nos do protótipo Oli

Ainda não sabemos quando a Citroën vai mostrar ao mundo a nova geração do C3, mas os rumores mais recentes sugerem que a apresentação vai acontecer lá mais para o final do ano, com a chegada ao mercado a acontecer durante o primeiro trimestre de 2024.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Citroën a conquistar o título de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal