Notícias BMW X5 e X6 M Competition: V8 é agora mild-hybrid mas ficaram (um pouco) mais lentos

Apresentação

BMW X5 e X6 M Competition: V8 é agora mild-hybrid mas ficaram (um pouco) mais lentos

A BMW atualizou os X5 M Competition e X6 M Competition, que receberam um sistema mild-hybrid de 48 V, e nós já sabemos os preços.

BMW-X5-M-Competition
© BMW

Duas semanas depois de apresentar o restyling do X5 e do X6, a BMW acaba de mostrar ao mundo as versões renovadas dos «todos poderosos» BMW X5 M Competition e X6 M Competition.

Os dois SUV da marca de Munique receberam novidades do ponto de vista estético, passaram por uma atualização tecnológica e viram o seu conhecido bloco V8 biturbo de 4,4 l ser eletrificado (ainda que de forma ligeira) com tecnologia mild-hybrid de 48 V.

Sistema elétrico de 48 V em auxílio do motor V8

Essa é, de resto, uma das maiores novidades desta atualização, com este novo sistema mild-hybrid de 48 V, que surge integrado na transmissão automática de oito velocidades, a ser capaz de oferecer, de forma momentânea, um boost de 12 cv de potência e 200 Nm de binário.

BMW X5 M motor
© BMW

Contudo, por ser um aumento de potência e binário momentâneo, estes dois parâmetros não sofrem alterações, com o BMW X5 M Competition e X6 M Competition a manterem os mesmos 625 cv de potência máxima e 750 Nm de binário máximo.

No capítulo das performances, ambos cumprem o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,9s, mais 0,1s do que acontecia antes, diferença justificada pelo peso extra destas novas variantes: o renovado X5 M Competition, por exemplo, é 90 kg mais pesado do que o anterior.

Quanto à velocidade máxima, e tal como sempre acontece com os modelos assinados pela BMW M, estão limitados eletronicamente aos 250 km/h. Porém, com o opcional M Driver’s Package (custa 2540 euros em Portugal) este limite é levantado até aos 290 km/h.

Leiam também: BMW M6 (E63) com motor V10 a fundo na autobahn. A que velocidade chegou?

A somar a tudo isto, a BMW garante que melhorou a resposta do turbo e do acelerador e que fez alguns ajustes no escalonamento da transmissão, para reduzir os tempos de passagens de caixa. As três primeiras relações e a sétima são mais curtas; já a quarta, sexta e oitava são iguais e a quinta é mais longa.

A suspensão adaptativa M também sofreu pequenos ajustes, sendo que ambas as versões continuam a dispor de um diferencial traseiro ativo e do sistema de tração integral M xDrive.

Estética (mais) próxima do BWM XM

Passando para a estética, é fácil encontrar algo de BMW XM nestes novos BMW X5 M Competition e X6 M Competition e a culpa é da grelha dianteira, do famoso “duplo rim”, que viu as barras deixarem de ser verticais e passarem a ser horizontais.

BMW X5 M grelha dianteira
© BMW

Os faróis dianteiros também foram redesenhados e as entradas de ar frontais são agora bastante mais pronunciadas, detalhes que fazem com estes dois SUV tenham uma imagem ainda mais agressiva e imponente.

A não perder: BMW XM. Tudo sobre o BMW M mais potente (e pesado) de sempre

De perfil, destaque para as novas jantes, que têm 21” à frente e 22” atrás, para as capas dos espelhos em fibra de carbono e para as pinças de travão, que de série podem ser pretas ou vermelhas. Na traseira encontramos apenas pequenas alterações ao nível do difusor de ar e dos farolins, que foram redesenhados.

BMW X5 M farolins traseiros
© BMW

Interior com o novo BMW Curved Display

Além dos novos materiais e acabamentos, destaca-se o painel BMW Curved Display, que combina um ecrã de 12,3” para a instrumentação digital e um ecrã de 14,9” para as funções multimédia.

E isso levou a que grande parte do tabliê tenha sido modificado, com a BMW a livrar-se de alguns comandos físicos que habitualmente surgiam abaixo do ecrã central.

E o preço?

Ainda não sabemos quando as primeiras unidades do BMW X5 M Competition e do X6 M Competition vão chegar a Portugal, mas ambos os modelos já podem ser reservados.

O BMW X5 M Competition está disponível com um preço que começa nos 228 000 euros e o BMW X6 M Competition com um preço que arranca nos 231 000 euros.

Sabe esta resposta?
Qual destes motores equipou a BMW M5 Touring (E61)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)