Notícias AC Schnitzer deixa nova BMW M3 Touring ainda mais poderosa. Qual o limite?

Apresentação

AC Schnitzer deixa nova BMW M3 Touring ainda mais poderosa. Qual o limite?

A AC Schnitzer já «deitou as mãos» à BMW M3 Touring. Ser a carrinha mais rápida de sempre no Nürburgring não era suficiente?

BMW M3 Touring AC Schnitzer
© AC Schnitzer

A nova BMW M3 Touring tornou-se, rapidamente, numa das carrinhas mais desejadas do mercado, mas porque há sempre quem queira mais, a AC Schnitzer já lhe «deitou as mãos»… e carregou no drama e no espetáculo.

O pacote de melhorias proposto pela AC Schnitzer visa a mecânica e a estética, que está mais agressiva do que nunca — um pacote que também está disponível para o BMW M3 berlina.

Para a agressividade visual extra muito contribuem os novos apontamentos aerodinâmicos em fibra de carbono, a começar no splitter dianteiro mais proeminente e passando pelas saídas de ar no capô, pelas saias laterais mais salientes, pelo novo spoiler traseiro e claro, pelo imponente difusor de ar traseiro.

Não são apenas para show: o novo splitter dianteiro garante mais 40 kg de força descendente (downforce), enquanto o spoiler traseiro contribui com mais 20 kg — ambos os valores medidos a 200 km/h.

A somar a isso, a conhecida preparadora germânica propõe ainda um conjunto de jantes de 20” forjadas, que podem assumir vários tipos de acabamento. Além de serem mais leves, estas jantes ainda são 10 mm mais largas do que as originais.

M3 Touring AC Schnitzer traseira
© AC Schnitzer

Quase tão potente quanto um M5 Competition

Mas foi na mecânica e nas performances que a AC Schnitzer focou grande parte dos seus esforços, levando a M3 Touring para novos patamares de potência.

O motor S58, com seis cilindros em linha, 3,0 litros de capacidade e biturbo, recebe uma nova configuração da Unidade de Controlo do Motor (ECU) o que permite extrair mais 100 cv de potência e 100 Nm de binário, elevando os números totais desta «super carrinha» até aos 610 cv e 750 Nm.

M3 Touring AC Schnitzer motor
© AC Schnitzer O “coração” da BMW M3 Touring

São números impressionantes e que deixam a nova BMW M3 Touring muito perto do «todo poderoso» BMW M5 Competition, cujo motor 4.4 V8 biturbo entrega 625 cv e precisamente os mesmos 750 Nm.

Para quem quiser um «salto» menos significativo, a AC Schnitzer propõe uma configuração que aumenta «apenas» em 80 cv a potência da M3 Touring, que assim reivindica 590 cv. Quanto ao binário, o aumento é sempre de 100 Nm, até um total de 750 Nm.

Leiam também: BMW M5 CS (635 cv). O mais potente de sempre e o último puramente a combustão

A AC Schnitzer não revelou o impacto que este aumento de potência tem nas performances da M3 Touring, mas podemos esperar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h ligeiramente mais rápida face aos 3,6s anunciados de série.

Já a velocidade máxima deverá permanecer inalterada: 280 km/h (com o M Driver’s Package). Mas uma coisa é certa, performance já não faltava à M3 Touring, já que mesmo antes de ser lançada bateu o recorde do Nürburgring para a volta mais rápida feita por uma carrinha.

M3 Touring AC Schnitzer traseira
© AC Schnitzer

A juntar a tudo isto a preparadora germânica propõe ainda um novo sistema de escape em aço inoxidável menos restritivo e com válvula ativa (opcional no pacote Stage I), quatro ponteiras em fibra de carbono.

E para manter tudo sob controlo, recebe ainda a suspensão RS Coilover da preparadora, que permite ajustar a altura, a compressão e o ressalto — a distância ao solo desce 15-20 mm, mas só à frente; atrás mantém a mesma distância do que no modelo de série.

A AC Schnitzer não revelou o custo destas modificações, mas importa dizer que em Portugal a nova BMW M3 Touring arranca nos 128 800 euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece