Notícias Despedida em grande? Audi deverá lançar versões mais radicais do RS 3 e RS 6

Antevisão

Despedida em grande? Audi deverá lançar versões mais radicais do RS 3 e RS 6

Antes do adeus ao "cinco em linha" do RS 3 e ao V8 da carrinha RS 6 Avant, a Audi vai fazer uma despedida em grande.

Audi RS6 GTO Concept
© Audi

Fundada em 1983, a Audi Sport — a divisão de alta performance da Audi — celebra este ano o seu 40.º aniversário, uma efeméride que pode dar origem a dois modelos muito especiais.

Com o comboio da eletrificação em andamento, a marca germânica parece querer despedir-se com pompa e circunstância de dois dos seus motores puramente a combustão mais icónicos da família RS: o V8 biturbo de 4.0 l da carrinha RS 6 Avant e o cinco cilindros em linha de 2.5 l do Audi RS3.

Há a possibilidade de serem lançadas duas versões especiais destes modelos, que prometem levar estes dois modelos para níveis nunca antes vistos. Tudo para provar que estas duas motorizações ainda têm mais para dar antes da chegada da eletrificação total.

A NÃO PERDER: Audi R8 GT RWD. A despedida que este motor V10 merecia

O RS 3 mais potente de sempre

Disponível atualmente no RS Q3, TT RS e RS 3, o motor de cinco cilindros em linha da Audi é um dos mais icónicos da história da marca dos quatro anéis. Surgiu em 1976, no Audi 100, e mais tarde animou modelos como o Sport Quattro, S2 e RS2.

Agora, prepara-se para ser levado a um nível nunca antes visto, naquela que será uma despedida com sabor a homenagem, antes da marca lançar o derradeiro modelo puramente a combustão, em 2026.

Atualmente, na versão Performance Edition, o motor de cinco cilindros em linha, com 2.5 l e turbo do RS 3, foi levado aos 407 cv de potência.

A NÃO PERDER: Audi A4 passa a A5? Tudo o que deverá mudar na marca dos «anéis» em 2023

É difícil antever a potência deste derradeiro RS 3, mas os 421 cv de potência do Mercedes-AMG A 45 S, poderão ser ultrapassados. O “super RS 3” deverá contar com uma imagem exterior mais agressiva, marcada por elementos aerodinâmicos ainda mais pronunciados.

A Audi RS 6 Avant mais radical da história

Além de abordar a chegada de um RS 3 ainda mais radical, Sebastian Grams, «patrão» da Audi Sport, sugeriu, na celebração dos 40 anos da empresa, que a Audi vai reforçar a posição que a RS 6 tem na gama, transformando-o cada vez mais num carro de referência.

Audi RS6 Avant
© Audi As entradas de ar nos pára-choques da Audi RS 6 Avant foram buscar inspiração às do R8.

Questionado sobre se a versão Performance Edition pode ser vista como uma espécie de “canto do cisne” deste modelo, Grams foi peremptório: “Não, podemos ir ainda mais além”.

Citado pela Autocar, o responsável pela divisão desportiva Audi disse ainda: “Podemos tornar o carro (Audi RS 6 Avant) ainda mais poderoso, com mais performance e mais agressivo”.

Contudo, Grams deixa uma promessa: “Importa não esquecer que os modelos RS são usados no dia a dia: não estamos a tentar perder o nosso ADN. Um modelo RS tem de ser um carro para o dia a dia, ainda que seja capaz de nos brindar com performance quando necessário”.

As dúvidas em torno desta “super RS 6” ainda são muitas, mas parece seguro assumir que a base mecânica ficará a cargo do V8 biturbo de 4.0 litros que já conhecemos, com os 630 cv de potência da versão Performance Edition a serem facilmente superados.

Audi RS 6 GTO
© Audi Audi RS6 GTO Concept

Quanto à imagem, deverá buscar inspiração ao protótipo Audi RS 6 GTO Concept que a Audi nos mostrou em 2020 e que era uma homenagem a um autêntico “monstro” dos circuitos: o Audi 90 quattro IMSA GTO.

No entanto, a julgar pelas palavras do responsável da Audi Sport, esta “super RS 6”, não poderá ser tão radical como o concept acima. O compromisso de criar “carros para o dia a dia”, deverá afastar do modelo de produção características que o tornem menos versátil.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual destes Audi foi Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal