Notícias Aston Martin DB12 está quase a chegar. O que esperar?

Antevisão

Aston Martin DB12 está quase a chegar. O que esperar?

O novo Grand Tourer da Aston Martin, que vai suceder ao DB11, vai manter as motorizações V8 e V12 e chega ao mercado este ano.

aston martin db12 teaser
© Aston Martin

A Aston Martin divulgou um conjunto de imagens teaser que antecipam o DB12, o sucessor muito aguardado do DB11 que vai fazer a sua estreia mundial no próximo dia 24 de maio.

Revelado no Salão Automóvel de Genebra de 2016, na Suíça, o Aston Martin DB11 continua a exibir uma imagem elegante, mas os anos já se começam a fazer sentir, sobretudo no interior.

Por isso mesmo, a marca britânica já acelera o seu próximo Grand Tourer de alto rendimento, que vai chamar-se DB12 e fará a sua estreia comercial ainda este ano.

LEIAM TAMBÉM: Reparar o ar condicionado deste Aston Martin One-77? Quase 42 mil euros

Sistema de infotainment totalmente novo

A nova geração do Grand Tourer da marca de Gaydon vai representar uma evolução significativa face ao DB11 que conhecemos, sobretudo em termos de tecnologia, com a inclusão de um novo sistema de info-entretenimento, para substituir o sistema da Mercedes-Benz que vemos no seu antecessor.

Aston Martin Db12 consola central
© Aston Martin

Esta era, de resto, uma das novidades mais aguardadas, depois de em 2022 o presidente executivo da marca britânica, Lawrence Stroll, ter confessado uma necessidade de mudança urgente à Autocar: “Como podes ter um Aston Martin a custar 150 000 libras (cerca de 173 mil euros) com tecnologia com três anos?”.

A NÃO PERDER: O Aston Martin DB6 Volante do Rei Carlos III anda mesmo a vinho branco e soro de leite?

Nos esboços divulgados pela Aston Martin é possível perceber que o sistema de info-entretenimento do DB12 será totalmente novo, com Lawrence Stroll a confirmar — novamente citado pela Autocar — que se vai tratar de um sistema diferente do da Mercedes-Benz e com um “sotaque inglês adequado”.

Só no próximo dia 24 de maio, quando este modelo fizer a sua estreia, poderemos efetivamente descobrir aquilo de que Lawrence Stroll fala, mas do ponto de vista estético, e a avaliar por estes teasers, podemos esperar uma continuidade face ao DB11.

Isto é, a silhueta deverá ter muitos pontos em comum com a do DB11, com as alterações mais evidentes a concentrarem-se nas duas extremidades.

Aston Martin Db12 perfil
© Aston Martin As linhas exteriores do DB12 parecem seguir a linguagem de estilo que já conhecemos do DB11

Motor V12 é para manter

Quanto aos motores, tudo indica que o Grand Tourer da Aston Martin vai continuar a ser oferecido com motorizações V8 e V12, sempre sobrealimentadas. Contudo, podemos antecipar algumas alterações face à gama atual do DB11.

LEIAM TAMBÉM: Aston Martin DBX707. Testámos o SUV mais potente do mundo

A motorização V12 poderá receber algumas das novidades operadas no DBS 770 Ultimate, onde este motor subiu aos 770 cv, graças a mudanças no sistema de ignição e a modificações na pressão do turbo.

Já a versão menos potente deverá receber uma variante atualizada do motor V8 biturbo que fez a sua estreia no Mercedes-AMG SL 63, com 585 cv e 800 Nm, uma unidade que o Guilherme Costa teve oportunidade de testar recentemente nas estradas da Serra da Arrábida: