Notícias EX30 és tu? «Fuga» de patentes antecipa o SUV mais pequeno da Volvo

Antevisão

EX30 és tu? «Fuga» de patentes antecipa o SUV mais pequeno da Volvo

Com revelação marcada para o próximo dia 7 de junho, o registo de patentes deixa-nos ver em antecipação o inédito Volvo EX30.

Volvo EX30 no registo de patentes, frente 3/4
© Escritório de Patentes Europeu

Estamos a poucas semanas de conhecer o Volvo EX30, o SUV mais pequeno do construtor sueco que será a sua maior novidade este ano.

O EX30 vai ser exclusivamente elétrico e ficará posicionado abaixo do XC40 Recharge, que é, atualmente, o elétrico mais acessível da Volvo.

O pequeno SUV foi antecipado o ano passado durante a revelação do EX90, com este, pelo contrário, a assumir-se como o maior SUV do construtor sueco, também exclusivamente elétrico.

Mini-EX90

Agora, graças a uma fuga do registo de patentes, podemos ver como serão as formas e linhas do futuro modelo de acesso à gama Volvo. E a ligação ao EX90 é forte: parece-se mesmo como uma versão mini desse modelo.

Tal percepção é reforçada, sobretudo à frente, onde o EX30 apresenta grupos óticos muito similares ao do «irmão» maior e também pela ausência de uma grelha dianteira. Só falta mesmo a adição do logótipo da Volvo e da diagonal que o atravessa.

Atrás também se vê a influência do EX90 pela divisão dos grupos óticos em dois grupos: um superior a ladear o óculo traseiro, e outro mais abaixo, junto ao para-choques. Este último distingue-se, ainda, por estar unido por dois elementos horizontais, tanto em cima como em baixo.

figura do registo de patentes Volvo EX30 traseira 3/4
© Escritório de Patentes Europeu

De perfil é onde o EX30 se afasta mais do maior e mais formal EX90: não tem janela no pilar C e as linhas são mais dinâmicas.

Podemos ver isso mesmo no recorte do capô (do tipo concha) que acompanha o arco da roda; ou ainda na quebra da linha das janelas, que sobe de forma mais proeminente em direção ao teto, de forma similar ao que vemos no XC40.

figura do registo de patentes Volvo EX30 perfil
© Escritório de Patentes Europeu

O que já sabemos sobre o Volvo EX30?

Talvez a parte mais curiosa sobre o futuro Volvo EX30 é o facto de ter como parente mais próximo o… Smart #1.

E isso acontece por ambas as marcas estarem sob a batuta do gigante chinês Geely — no caso da Smart, partilhada em partes iguais com a Mercedes-Benz.

O que significa que o EX30 vai recorrer à plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) específica para elétricos da Geely, já usada pelo #1.

Não foram anunciadas, de momento, especificações finais para o EX30, mas não seria de admirar se estas viessem a ser idênticas às do Smart #1. Ou seja, o recurso a um potente motor elétrico de 200 kW (272 cv) montado sobre o eixo traseiro, alimentado por uma bateria de 66 kWh. O que, no caso do #1, garante uma autonomia oficial de 440 km.

Também em matéria de dimensões, ambos os modelos deverão ficar próximos. O Volvo EX30 deverá ter à volta de 4,3 m de comprimento, deixando espaço suficiente para os 4,44 m do XC40.

Quando chega?

O Volvo EX30 será revelado ao mundo no próximo dia 7 de junho. A sua comercialização, contudo, arrancará perto do final do ano.

Fonte: Cochespias.net