Notícias Rafale. Este é o nome do novo «SUV-Coupé» da Renault

Antevisão

Rafale. Este é o nome do novo «SUV-Coupé» da Renault

O Rafale é o novo e inédito «SUV-coupé» da Renault que se posicionará no topo da gama da marca francesa. Será revelado a 18 de junho.

Renault Rafale teaser silhueta
© Renault

O novo «SUV-coupé» da Renault vai-se chamar Rafale. Um nome inédito nos automóveis da Renault, mas não na história da marca.

Temos de recuar às primeiras décadas do século passado para encontrar as origens deste nome e conhecer uma Renault que, além de automóveis, também fazia motores para comboios e aviões.

Mas não se ficou apenas pelo fornecimento de motores. Chegou mesmo a adquirir um fabricante de aviões, a Caudron, em 1933, dando origem à Caudron Renault. Todos os aviões nascidos na Caudron Renault iriam receber nomes de ventos.

E assim chegamos ao nome Rafale (rajada), que foi o nome dado ao C460, um avião monolugar feito como um objetivo: bater recordes.

“Poucas pessoas estão cientes de que o nome Rafale pertence à Renault e faz parte da história da marca. Agora vamos usar este nome pela primeira vez num automóvel.

Sylvia dos Santos, responsável da estratégia de nomes de modelos da Renault
Caudron-Renault C460 Rafale, o avião
© Renault Caudron Renault C460 Rafale, 1934. Não seria o único avião a receber esta designação. É também o nome de um caça francês da Dassault que entrou ao serviço em 2002.

Rafale, o automóvel

Agora o nome Rafale será usado pela primeira vez num automóvel da Renault. A marca francesa espera que os valores de eficiência e aerodinâmica — referência sobretudo à sua forma —, possam ser transferidos para este «SUV-Coupé».

O Renault Rafale assumir-se-á como um dos topos de gama da marca — juntando-se aos Austral e Espace —, e será o primeiro a estrear a nova linguagem de design da marca que incluirá, entre outros, uma nova assinatura luminosa (é a despedida às luzes diurnas em “C”).

Será o primeiro modelo de produção concebido sob a chefia de Gilles Vidal, que assumiu a liderança do design da Renault em 2020. Dele já vimos vários protótipos que antecipam o que esperar do design Renault: dos protótipos evocativos Renault 5 e Renault 4, ao muito mais contemporâneo Scénic.

Antes de assumir o cargo de chefe de design da Renault, Vidal executava as mesmas funções na arquirrival Peugeot. Foi sob a sua chefia que nasceu o 408, cuja aparência e estilo resulta de um mix de várias tipologias: SUV, berlina, coupé… O novo Rafale poderá muito bem ser o “408” da Renault.

De momento não foram avançados praticamente nenhuns detalhes sobre o inédito Renault Rafale, mas sabemos que fará uso da plataforma CMF-CD que serve também o Austral e o Espace, e contará com motorizações híbridas E-Tech.

Quando chega?

Para fazer jus às raízes aeronáuticas do nome, o Renault Rafale será revelado no 54.º Salão Aéreo de Paris, em Le Bourget, que acontece no próximo dia 18 de junho.

Atualização às 13h29 — Foram adicionadas mais informações relativas ao design do Rafale e posicionamento.