Notícias Audi R8 na autobahn. Longa vida ao V8 e à caixa manual

Arranque a Frio

Audi R8 na autobahn. Longa vida ao V8 e à caixa manual

O R8 foi o primeiro supercarro da Audi e ainda hoje é excelente, muito por culpa do seu V8 naturalmente aspirado e da caixa manual.

Audi R8 V8 Spyder, frente 3/4
© AutoTopNL

Antecipado pelo protótipo Le Mans, ainda assim o primeiro Audi R8 surpreendeu quando foi lançado em 2006. Afinal tratou-se do primeiro supercarro a ostentar o símbolo dos quatro anéis.

Poderia a Audi fazer um supercarro capaz de ombrear com as referências? A resposta não tardou: Sim!

O Audi R8 estabeleceu-se como um dos supercarros mais conseguidos, eficazes e cativantes de explorar. Apesar da tração às quattro, o eixo traseiro era o dominante.

Além do mais trazia dois argumentos pró-petrolhead: um 4.2 V8 naturalmente aspirado (partilhado com o RS 4) e uma caixa manual.

E a forma como esta última se apresentava, em que o manípulo deslizava sobre uma base metálica «esculpida» com o duplo “H” — a lembrar as criações de Maranello —, e a sua ação era acompanhada por um audível clack, era como a “cereja no cimo do bolo”.

O V8 e a caixa manual são agora parte da história do Audi R8 — o supercarro também vai pelo mesmo caminho —, mas podemos apreciar ainda os seus atributos.

Graças ao canal AutoTopNL, podemos ver o R8 V8 «a fundo» numa autobahn e ainda somos brindados com vários arranques:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.