Notícias Dez automóveis que vão dar (muito) que falar em 2024

Novidades 2024

Dez automóveis que vão dar (muito) que falar em 2024

As novidades automóveis para 2024 deverão ser mais de 100, mas aqui destacamos aquelas que prometem dar muito que falar no próximo ano.

Hyundai IONIQ 5 N visto de frente
© Hyundai

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

O calendário de 2023 já se encontra na última página e enquanto a maioria das pessoas está a preparar o Natal e a passagem de ano, este é também o momento de conhecer algumas das maiores novidades automóveis de 2024.

Claramente um sinal dos tempos em que vivemos, a grande maioria de automóveis desta lista é movida em exclusivo por eletricidade. Apenas um deles aposta na eletrificação parcial (híbrido).

Dito isto, há novidades para todos os gostos… e bolsas. É certo que preços acessíveis e automóveis elétricos costumam estar de costas voltadas, mas em 2024 serão dados passos decisivos para inverter essa relação.

Entre as principais novidades de 2024 também veremos novas gerações de modelos populares e conhecidos, mas há também novos nomes vindos do outro lado do mundo e outros com a «missão» de provar que os elétricos podem ser tão entusiasmantes de conduzir como um desportivo a combustão.

Ainda antes de abrir prendas ou contar as passas para acompanhar as primeiras badaladas de entrada no novo ano, estes são os 10 automóveis que vão dar muito que falar em 2024.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Citroën ë-C3

Um automóvel elétrico por menos de 20 mil euros é um destaque enorme nos tempos que correm, mas esse Citroën ë-C3 só chegará em 2025. No próximo ano teremos acesso ao ë-C3 com preços a começar nos 23 300 euros, um valor que o coloca muito perto dos utilitários equivalentes a combustão.

Citroën ë-C3
© Citroën Citrooën ë-C3

Por esse valor já temos 83 kW (113 cv) de potência e uma autonomia de 320 km e muito espaço. Números e características que lhe dão uma relação custo-benefício acima do outro elétrico barato do mercado, o Dacia Spring, que está um segmento abaixo, mas apenas a 1300 euros de distância.

Será sem dúvida uma das maiores novidades a chegar ao mercado em 2024. Fiquem a conhecê-lo em detalhe:

Renault 5

Também de França, veremos chegar em 2024 outro utilitário elétrico com um preço mais em conta — à volta dos 25 mil euros — e que promete dar muito que falar: o Renault 5.

Renault 5 - grupos óticos traseiros
© Renault Renault 5

A interpretação moderna do icónico modelo não só vai dar muito que falar, como já nos deixou com uma enorme dose de curiosidade para o conhecer ao vivo. Vem tomar o lugar do Zoe e já sabemos várias das suas especificações.

Dacia Duster

Não saindo da temática das novidades mais acessíveis para 2024, a nova geração do Dacia Duster está a criar muitas expectativas.

Dacia Duster 2024 frente 3/4
© Dacia Dacia Duster 2024

Nova plataforma, nova imagem por dentro e por fora — parece mesmo um mini-Bigster —, e a estreia de uma motorização híbrida, como no Jogger, são alguns dos destaques. A motorização Diesel passou à história, mas a motorização a GPL mantém-se como um dos pilares da gama.

A nova geração do Duster já foi revelada, mas só será dado a conhecer publicamente no Salão de Genebra, a 26 de fevereiro de 2024 e promete continuar a ter um preço de combate — fique a saber tudo sobre o novo Dacia Duster.

Volvo EX30

O EX30 é o novo SUV da Volvo e poderá ser um dos seus carros mais importantes de sempre. Pertence à nova era de modelos 100% elétricos, mas é o mais compacto da família, no extremo oposto ao EX90.

A sua chegada está prevista para o primeiro trimestre de 2024, mas nós já o pudemos testar — fique com as nossas primeiras impressões dinâmicas.

Toyota Urban SUV Concept

O Yaris Cross já é o modelo mais vendido da Toyota na Europa, pelo que um novo modelo 100% elétrico destinado ao mesmo segmento dará, garantidamente, muito que falar.

Para já, a Toyota chama-lhe apenas Urban SUV Concept, mas este será o protótipo que servirá de base ao elétrico mais pequeno do construtor japonês na Europa e chega já em 2024.

Kia EV3

Depois do EV6 e do EV9, a família elétrica da Kia expande-se para uma das classes mais bem-sucedidas no mercado europeu: o dos pequenos SUV.

O Kia EV3revelado, por enquanto, apenas como protótipo — promete dar também muito que falar em 2024 pela sua aparência de mini-EV9 e poderá muito bem ser um dos melhores da classe.

KIA EV3 Concept frente
© KIA Kia EV3. Ainda só conhecemos o protótipo, mas que não haja dúvidas: a versão final não irá diferir quase nada

No que toca a elétricos, a marca sul-coreana tem estado com uma pujança assinalável, combinando não só modelos uma imagem ousada como cadeias cinemáticas entre as mais eficientes na sua classe.

Peugeot e-3008 e Renault Scénic

Entre as novidades que mais vão dar que falar em 2024, os novos Peugeot e-3008 e Renault Scénic serão sem dúvida dois deles e acreditamos que serão raras as vezes em que se falará de um sem mencionar o outro. Por causa disso, optámos por juntá-los desde já.

Ambos assumem a forma que continua a ser a mais desejada pela maioria das famílias (crossovers/SUV), e ambos são 100% elétricos (ainda que o 3008 vá ter motorizações a combustão com assistência elétrica).

Já os conduzimos em separado e mal haja oportunidade vamos juntá-los, para que possam ser devidamente comparados:

Volkswagen ID.7

O Volkswagen Passat está prestes a ser «transformado» no novo ID.7, o topo de gama da família de modelos 100% elétricos da marca alemã.

Par de Volkswagen ID.7
© Volkswagen Volkswagen ID.7

A nova berlina da família ID. — será acompanhada, mais tarde, por uma carrinha —, foi também uma oportunidade para a Volkswagen corrigir alguns dos pontos mais criticados pelos utilizadores dos “ID” já existentes.

Fiquem a saber tudo em detalhe:

BYD Seal

Longe de ser um dos primeiros modelos da BYD, o Seal é a aposta da marca chinesa para convencer entre as berlinas executivas do segmento D, onde habita o incontornável Tesla Model 3 ou o já referido Volkswagen ID.7.

BYD Seal, frente 3/4
© BYD BYD Seal

Já o conduzimos e esqueçam os preconceitos: o BYD Seal apresenta-se com fortes argumentos para se equiparar às outras propostas do segmento, com uma boa combinação de características estáticas, mecânicas e dinâmicas.

Hyundai IONIQ 5 N

Por último, mas não menos importante — muito longe disso —, temos o Hyundai IONIQ 5 N. Os elétricos já provaram ser imbatíveis em linha reta, mas em curva ou interação homem-máquina? Nem por isso.

Hyundai IONIQ 5 N a curvar em circuito, traseira
© Hyundai Hyundai IONIQ 5 N

Sabemos que a maioria dos apaixonados por automóveis desportivos já não podem ver elétricos nem «pintados», mas o IONIQ 5 N quer mudar o status quo: será capaz de efetuar passagens de caixa, tem sonoridade desportiva e até é capaz de fazer drifts

Por detrás deste colosso temos Albert Bierman, o homem que durante mais de 20 anos desenvolveu os melhores desportivos da BMW M. Se há alguém com competências para nos convencer que um elétrico pode ser um carro para entusiastas, será o sr. Biermann.

O Guilherme Costa já teve oportunidade de o conduzir e brevemente teremos vídeo (atualizaremos este artigo nessa altura), mas sem querer revelar o final, podemos afirmar que é uma máquina impressionante.

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.