Notícias Chinesa BYD à conquista da Europa. As novidades da marca para o conseguir

Novidades 2023

Chinesa BYD à conquista da Europa. As novidades da marca para o conseguir

Este ano será o da ofensiva BYD na Europa, chegando a mais mercados que nunca — incluindo Portugal — e com várias novidades a caminho.

BYD SEal
© BYD

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A transição que estamos a assistir na Europa, do automóvel a combustão para o automóvel elétrico, está a ser vista como uma oportunidade de ouro para os construtores… chineses, e a BYD é um exemplo claro disso mesmo.

Já muito bem estabelecida no seu mercado doméstico, a BYD está agora a expandir-se internacionalmente e «aterrou» na Europa no segundo semestre de 2022.

A não perder: BYD apresenta supercarro que salta e anda em três rodas

Agora, em 2023, essa expansão será acelerada a praticamente todo o «velho continente» e Portugal está incluído. O início de atividade no mercado nacional está prometido para breve.

Para aqueles que não conhecem a BYD, esta entrou no mundo automóvel em 2003, mas não faz apenas automóveis. Os seus autocarros elétricos, por exemplo, já rolam nas estradas nacionais e europeias há alguns anos.

Mas, talvez, o mais importante sobre a BYD é que, além de veículos, desenvolve e produz as suas próprias baterias — é um dos maiores construtores de baterias do mundo —, o que lhe dá, à partida, uma importante vantagem competitiva.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Uma mão cheia de modelos

A sua chegada o ano passado ao mercado automóvel europeu fez-se com um trio de modelos elétricos: o Atto 3, o Tang e o Han. Os dois primeiros assumem-se como SUV — compacto e grande, respetivamente —, enquanto o Han é uma berlina elétrica de grandes dimensões.

O Atto 3 será, provavelmente, aquele que mais poderá contribuir para a implementação da BYD na Europa. Trata-se de um rival para modelos como o Kia Niro EV, por exemplo. E entrou na Europa com o pé direito, conseguindo uma avaliação de cinco estrelas nos exigentes testes Euro NCAP.

A Razão Automóvel já teve oportunidade de o conduzir e registou o momento em vídeo durante o evento de lançamento da BYD na Europa, o ano passado. Fiquem a conhecê-lo em detalhe:

Porém, a BYD não esperou muito tempo para adicionar mais modelos à sua ofensiva europeia. E revelou, há poucas semanas, o Dolphin e o Seal. Ambos chegam durante este ano ao mercado.

BYD Dolphin, o mais acessível

O destaque vai para o BYD Dolphin que assumirá o papel de modelo de entrada de gama da marca chinesa.

Este elétrico é mais pequeno que o Atto 3 — tem 4,29 m de comprimento —, e deverá posicionar-se algures a meio entre o segmento B (utilitários) e o segmento C (pequenos familiares).

BYD Dolphin dianteira
© BYD

Tal como todos os BYD vem equipado com baterias LFP, que são mais baratas — fiquem a saber tudo sobre elas —, e promete duas capacidades. Uma maior de 60 kWh (427 km de autonomia) e outra mais pequena, da qual ainda não foram avançados dados.

Com esta bateria mais pequena, a BYD tem como objetivo um preço para o Dolphin a começar nos 30 mil euros. Fiquem a conhecê-lo em mais detalhe:

BYD Seal, o anti-Model 3

O BYD Seal, por outro lado, vai imiscuir-se num segmento dominado pelo Tesla Model 3 e que está a ganhar alguma tração, com a chegada de várias novidades. O Hyundai IONIQ 6 foi uma delas e a Volkswagen revelou a semana passada, na China, o ID.7.

BYD Seal lateral
© BYD

O Seal é mais pequeno que o Han, mas ainda assim, são 4,8 m de berlina elétrica. Traz com ele linhas fluídas e aerodinâmicas, e promete até 570 km de autonomia da sua bateria de 82 kWh.

Com chegada prevista no outono, o Seal estreia novas tecnologias, como o Cell-to-Body e se querem saber do que se trata, fiquem a conhecer este modelo em mais detalhe:

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.