Notícias Um elétrico ao «preço da chuva». Já vimos o novo Citroën ë-C3

Vídeos RA

Um elétrico ao «preço da chuva». Já vimos o novo Citroën ë-C3

Aconteceu mais cedo do que muitos esperavam: um elétrico ao mesmo preço de um carro a gasolina. É o grande destaque do novo Citroën ë-C3.

citroen e-c3

Este ano faz precisamente 75 anos que a Citroën lançou o 2CV. Um modelo cujo conceito era muito simples: ser um chapéu de chuva com quatro rodas. Regressados a 2023, embebido do mesmo espírito de simplicidade — já antecipado pelo Oli — a marca francesa apresenta o novo ë-C3.

Um modelo seguramente mais complexo e tecnológico que um 2CV (até porque os tempos são outros), mas com pelo menos mais um denominador comum: será vendido ao «preço da chuva». Ou, pelo menos, tão barato quanto é possível fazer um automóvel elétrico ao nível do que se espera no século XXI.

Desenhado e construído na Europa, o novo Citroën ë-C3 marca o início de uma nova ofensiva da Stellantis, que quer ganhar ainda mais força no segmento B, lançando o primeiro modelo europeu do segmento, 100% elétrico, com preços abaixo dos 25 000 euros.

O Diogo Teixeira foi conhecê-lo em primeira mão a Paris (França) e mostra-vos, em vídeo, tudo aquilo que o novo Citroën ë-C3 tem para oferecer. Ora vejam:

Elétrico e não só

Desde que foi lançado, em 2002, o Citroën C3 vendeu mais de 5.6 milhões de exemplares, tornando-se o modelo mais popular da marca francesa: na Europa representa cerca de 29% das vendas da Citroën.

Agora, na quarta geração, a Citroën quer reforçar estes números. E para isso aposta na versão 100% elétrica, denominada ë-C3, que tem como objetivo tornar a mobilidade 100% elétrica acessível a grande parte da população europeia.

Porém, seguindo a mesma estratégia (de colocar a escolha nas «mãos» dos clientes) que a Stellantis já tinha adotado em modelos como o Jeep Avenger ou o Fiat 600, a Citroën também vai disponibilizar o C3 com motorizações a gasolina.

Mas voltando à versão totalmente elétrica, denominada ë-C3, importa dizer que ela estreia um motor elétrico com 83 kW (113 cv) e anuncia 135 km/h de velocidade máxima e 11s no exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h.

LEIAM TAMBÉM: Baterias LFP. Esta é a tecnologia que está a revolucionar o preço dos elétricos

A alimentar o motor elétrico está uma bateria LFP (uma estreia na marca francesa) de 44 kWh que permite uma autonomia de até 320 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP.

Um elétrico por menos de 20 000 euros?

A estreia do Citroën vai fazer-se precisamente com esta versão com 320 quilómetros de autonomia, que terá um preço a começar nos 23 300 euros.

Porém, em 2025, a construtora gaulesa vai lançar uma versão do ë-C3 com apenas 200 quilómetros de autonomia, destinada a quem faz percursos curtos e tem facilidade de carregar regularmente, que terá um preço a começar nos 19 990 euros.

Novo Citroën ë-C3 perfil
© Citroën O novo Citroën ë-C3 suporta carregamentos de até 100 kW em DC e de até 11 kW em AC

É um «preço canhão» para uma proposta 100% elétrica do segmento B, que a Citroën justifica com o facto de querer lançar um elétrico a bateria com o preço de um modelo equivalente com motor de combustão.

Oli, és tu?

Muitas das soluções que encontramos neste novo ë-C3 já tinham sido antecipadas pelo Oli, um protótipo da Citroën que fomos descobrir a Paris e que uns meses depois até tivemos oportunidade de conduzir em Portugal:

A assinatura luminosa (dianteira e traseira) é um bom exemplo disso, tal como o novo logótipo, que se estreia (num modelo de produção) neste Citroën ë-C3, que se assume como um verdadeiro crossover.

Isso fica visível não só ao nível da silhueta, que é mais alta do que na geração atual do modelo, mas também nos para-choques e nas cavas das rodas, que apresentam proteções mais robustas, para uma identidade mais vincada. Tal como no Oli.

Interior completamente novo

As ligações entre este ë-C3 e o protótipo Oli da Citroën continuam no interior, que é totalmente novo face aquilo que conhecíamos do C3 da atual geração.

Novo Citroën ë-C3 interior
© Citroën O sistema de info-entretenimento é compatível (sem fios) com Android Auto e Apple CarPlay

Essa estreita relação fica evidente ao nível do tabliê, com linhas muito horizontais, mas também ao nível do head-up display projetado, que substitui o painel de instrumentos convencional.

O volante, de aspeto rectangular, também é novidade, tal como o ecrã central de 10,25” do sistema de info-entretenimento. E ainda nem falámos dos espaços de arrumação, que são muitos e generosos, tal como a Citroën nos tem vindo a habituar.

Novo Citroën ë-C3 interior
© Citroën

Outra coisa que salta à vista no interior deste novo modelo são os bancos Advanced Comfort, que utilizam uma espuma mais densa para melhorar o conforto a bordo, uma solução que já tivemos ocasião de experimentar noutros modelos da fabricante francesa.

Quando chega?

O novo Citroën ë-C3 vai chegar aos mercados europeus no início de 2024, na versão com 320 quilómetros de autonomia. Como referimos acima, em 2025 chega uma segunda variante, com 200 quilómetros de autonomia, com um preço base de 19 990 euros.

Novo Citroën ë-C3 dianteira
© Citroën O ë-C3 é o primeiro modelo de produção a estrear o novo logótipo da Citroën

Quanto às versões do C3 com motorização a gasolina, ainda não sabemos quando irão ser lançadas nem quanto irão custar.