Notícias Novo Renault 5 vai ter um indicador de carga de bateria… no capô

Antevisão

Novo Renault 5 vai ter um indicador de carga de bateria… no capô

Já começou o processo de revelação do novo Renault 5, ainda que em jeito de imagens teaser. Mas também há outras novidades importantes.

Renault 5 - indicador de carga no capô
© Renault

A chegada de um novo Renault 5 ao mercado é um momento que é aguardado com expectativa por muitos, desde que a concretização desta ideia começou a ter um caráter mais «oficial».

Afinal, trata-se de um dos maiores ícones da marca francesa e está a ser concebido num misto de viagem ao passado, mas com um passaporte para um futuro eletrificado.

Enquanto a revelação oficial não acontece, a Renault vai continuando a «espicaçar» a nossa curiosidade com o lançamento de novos detalhes, tanto na componente visual como técnica. Já para não falar na versão mais desportiva com a assinatura da Alpine, que o Miguel Dias já foi conhecer em Paris.

Entre os detalhes já revelados — veja na galeria acima —, o mais original é o que podemos ver na imagem que abre este artigo: um indicador do carregamento e da carga da bateria. É original porque é externo e está instalado diretamente no capô, tendo um formato que relembra a entrada de ar do Renault 5 original.

Além deste elemento, a equipa de design da marca francesa chegou a um resultado que toda a gente deverá conseguirá identificar visualmente como um Renault 5, muito mais moderno e muito próximo do protótipo que vimos em 2021.

O que já sabemos sobre o novo Renault 5

Em paralelo com a divulgação de novos detalhes visuais, a Renault aproveitou para adiantar algumas (importantes) informações de caráter mais técnico.

Se já sabíamos que o novo Renault 5 iria ser exclusivamente elétrico — vai tomar o lugar do Zoe —, agora temos dados mais concretos sobre as duas baterias que vai ter.

A primeira, disponível no início da sua comercialização, terá 52 kWh de capacidade, o que é suficiente para percorrer cerca de 400 km, de acordo com a marca. A segunda opção chegará algum tempo depois e terá 40 kWh de capacidade. Não sabemos qual a autonomia, mas terá de ser menor que a de 52 kWh.

O novo Renault 5 E-Tech 100% elétrico também será o primeiro a estrear a nova plataforma AmpR Small, que não é mais do que a plataforma CMF-B EV com um novo nome. Uma mudança justificada pela criação da divisão Ampere que passará a ser responsável pelo desenvolvimento de todos os elétricos do Grupo Renault.

A Renault divulgou ainda que o novo 5 terá suspensão traseira independente, com um esquema multilink, o que eleva as expectativas sobre as suas aptidões dinâmicas.

Renault 5 - pré-série - lateral
© Renault Parece compacto e é compacto: o novo Renault 5 terá 3,92 m de comprimento, entre 10 cm a 15 cm mais curto que a maioria dos restantes utilitários

A Renault anuncia também que o seu novo modelo será responsável pela estreia da tecnologia V2G (vehicle-to-grid) num automóvel de produção. Esta tecnologia dá a possibilidade de o Renault 5 fornecer energia diretamente à rede, o que poderá trazer vantagens nos custos energéticos ao utilizador.

Apresentação oficial em fevereiro

A revelação oficial da nova geração do Renault 5, totalmente elétrico, está prevista para o dia 26 de fevereiro, durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

Uma das coisas que a Renault garante, desde já, é que o preço de entrada do novo Renault 5 vai mesmo rondar os 25 mil euros.

Enquanto isso não acontece, a marca anunciou um R5 R Pass destinado a todos aqueles que querem ser os primeiros a encomendar o novo Renault 5, podendo-o fazer 10 dias antes da abertura das encomendas ao público em geral.

Apesar disto, este “programa de prioridade”, com um custo de 150 euros, estará disponível apenas em sete países europeus, mas Portugal não faz parte deles: França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Países Baixos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Spider Renault Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais