Notícias BYD Dolphin, Seal e XPeng P7 avaliados pelo Euro NCAP. Trio chinês é seguro?

Segurança

BYD Dolphin, Seal e XPeng P7 avaliados pelo Euro NCAP. Trio chinês é seguro?

Os testes do Euro NCAP fizeram um novo conjunto de «vítimas» em nome da segurança, destacando-se um trio de modelos chineses.

Testes de segurança do EuroNCAP - BYD Dolphin
© EuroNCAP

Com o mês de outubro mesmo a acabar, o Euro NCAP acaba de divulgar a sua lista de resultados mais recentes. Em destaque estão três dos modelos elétricos chineses que chegaram recentemente ao mercado europeu: os BYD Dolphin e Seal, mas também o XPeng P7.

Além destes, foram também testados dois modelos da Mercedes-Benz, o novo Classe E e o EQE SUV, ainda que apenas com o objetivo de testar a nova geração do sistema Active Distance Assist Distronic. E em ambos os casos, o resultado foi idêntico, com os dois modelos a conquistar a classificação “Very Good” (Muito Bom).

Os modelos da BYD e o da XPeng entram no mercado europeu com o pé direito ao obter as cinco estrelas nos exigentes testes do Euro NCAP. Ainda assim, com margem para melhorias, principalmente no que diz respeito à deteção de peões na estrada.

BYD Dolphin

O BYD Dolphin é o familiar compacto de cinco portas da marca chinesa que está agora a iniciar a sua comercialização no mercado nacional. Está alinhado com rivais como o Volkswagen ID.3 ou o Renault Mégane E-Tech, por exemplo.

Nos testes do Euro NCAP revelou um bom desempenho, ao conquistar uma pontuação de 89% na proteção de passageiros adultos e 87% na relativa a crianças. Em falta, ficou o airbag para os joelhos, mas também os airbags laterais nos assentos traseiros, uma vez que apenas está disponível o de cortina.

Na avaliação dos sistemas de segurança ativa, o BYD Dolphin ficou perfeitamente enquadrado com a maioria dos rivais deste segmento com um valor de 79%.

BYD Seal

Mais perto do topo da oferta da BYD em Portugal está o Seal, uma berlina de quatro portas de tamanho médio, que tem entre os seus concorrentes propostas como o Tesla Model 3 e no Hyundai IONIQ 6. Nos testes de proteção de ocupantes conquistou precisamente a mesma pontuação que o Dolphin — 89% na proteção de passageiros adultos e 87% na proteção dos mais novos.

Em relação aos utilizadores mais vulneráveis nas vias públicas, como peões ou ciclistas, o BYD Seal conquistou uma pontuação de 82%, Ligeiramente mais baixa do que os 85% do Dolphin. Nos sistemas de segurança ativa, os 76% registados também ficaram ligeiramente abaixo do modelo mais compacto da marca.

XPeng P7

O XPeng P7 assume também os contornos de uma berlina de quatro portas concorrente do BYD Seal, mas ainda não está disponível em Portugal.

Nos testes do Euro NCAP , não se distanciou muito dos dois modelos da BYD. Os níveis de equipamentos de segurança equivalem-se, também ficando a faltar o airbag de joelhos, por exemplo.

O resultado dos testes nas quatro áreas de avaliação são bastante positivos, contribuindo para as cinco estrelas finais: 87% para proteção dos ocupantes adultos, 81% para ocupantes crianças, 81% para os outros utilizadores da via e 78% para os sistemas de assistência à condução.