Notícias Dacia Duster 2024. Os 7 destaques da nova geração

Apresentação

Dacia Duster 2024. Os 7 destaques da nova geração

São muitas as novidades da terceira geração do Dacia Duster, mas o preço acessível é para manter. Chegada prevista para a primavera de 2024.

Dacia Duster 2024 frente 3/4
© Dacia

Duas gerações e mais de 2,2 milhões de unidades depois, a Dacia levanta o pano sobre a terceira geração do Duster, o seu modelo mais icónico.

Sobre os ombros do novo Dacia Duster pesa, assim, uma enorme responsabilidade, de continuar uma história de sucesso que teve início em 2010. Argumentos parecem não faltar à nova geração. Fique a conhecer os sete principais destaques do Duster 2024.

1. Novas fundações

O novo Dacia Duster é realmente novo. Passa a assentar sobre a plataforma CMF-B, a mesma que já serve o Sandero e o Jogger, além de outras propostas do Grupo Renault, o que abre a porta à introdução de novas motorizações inéditas, como um híbrido, mas já lá iremos…

Dacia Duster traseira 3/4
© Dacia

Para já, importa destacar que o Dacia Duster 2024, apesar da nova base, mantém (praticamente) as mesmas dimensões do antecessor, algo refrescante num mundo onde os carros parecem não parar de crescer.

Apenas a largura aumentou 1 cm (1,81 m), mas o comprimento de 4,34 m é exatamente o mesmo do antecessor. É também mais baixo em 3 cm (1,66 m).

Fica por saber qual a distância entre eixos, mas apesar das dimensões exteriores praticamente idênticas, a Dacia anuncia cotas internas mais generosas, destacando a largura superior para os passageiros dianteiros e mais 30 mm para as pernas dos passageiros traseiros. A bagageira também cresceu um pouco, até um máximo de 472 l (depende da versão).

2. Influência Bigster

Os olhos também comem e a nova aparência do Duster 2024 é mais sofisticada e de robustez (visual) reforçada. Apesar de genuinamente novo — com alguns traços que remetem para os antecessores —, o desenho não surpreendeu totalmente, pois já tinha sido antecipado em 2021, com o concept Bigster.

O Duster 2024 acaba mesmo por parecer um Bigster… um tamanho abaixo. Não é uma crítica, porque o resultado final parece estar, à primeira vista, muito bem conseguido.

A frente é agora marcada por um conjunto faróis-grelha mais estreito, que inclui a nova assinatura luminosa em “Y” da marca romena. A percepção de robustez é dada não só pelos guarda-lamas musculados, como também pela «armadura» que contorna a base da carroçaria e os arcos das rodas, assim como pelos volumosos para-choques dianteiro e traseiro.

Destaque ainda para a ausência de elementos cromados (solução mais amiga do ambiente) e para o material de que é feita grande parte da «armadura». Criado pela própria Dacia e chamado de Starkle, Distingue-se por ter até 20% de polipropileno reutilizado e a reforçar as suas credenciais ambientais, também não é pintado.

3. Digital invade interior

O design interior replica os temas estilísticos do exterior, sobretudo o recurso ao gráfico em “Y”. Algo que podemos ver nas saídas de ventilação ou nos painéis das portas.

Dacia Duster Hybrid 140

O digital também invadiu o interior do Duster 2024. Destaca-se, nas versões mais equipadas, pelos dois ecrãs: um de 7″ que serve de painel de instrumentos e outro de 10,1″ para o sistema multimédia. Na versão de entrada Essential, o painel de instrumentos é analógico com um pequeno ecrã de 3,5″ a meio dos dois mostradores e o ecrã central só surge na versão acima Expression.

Podemos ver que ainda mantém botões físicos para várias funções, incluindo a climatização. Fica só por saber se os novos botões, semelhantes a interruptores, são tão fáceis de usar como os anteriores rotativos.

A conectividade ganha também destaque. Não falta compatibilidade com o Android Auto ou o Apple CarPlay e há quatro entradas USB-C, duas dianteiras e duas traseiras.

4. Adeus Diesel, olá híbrido

Saltando para a «casa das máquinas» do Duster 2024 há a destacar, desde logo, o que não encontramos: um motor Diesel. Era algo que já se previa e agora confirma-se. No seu lugar temos uma motorização híbrida de 140 cv, exatamente a mesma que encontramos no Jogger.

Híbrido Dacia Jogger Hybrid vale a diferença de preço face à versão GPL?

Não é a única novidade eletrificada: o novo Dacia Duster estreia também uma motorização mild-hybrid 48 V.

Na base de gama temos o conhecido ECO-G, a motorização bi-fuel. Esta vem com dois depósitos de 50 l cada — um para gasolina e outro para GPL —, para uma autonomia de até 1300 km. Elétricos… roam-se de inveja.

  • Duster HYBRID 140 — 140 cv (motor a gasolina 1,6 l mais dois motores elétricos), caixa auto., bateria de 1,2 kWh;
  • Duster TCe 130 — 130 cv, motor de ciclo Miller a gasolina, três cilindros, 1,2 l, turbo; caixa manual de seis velocidades; sistema mild-hybrid 48 V (motor elétrico + bateria de 0,8 kWh) ;
  • Duster ECO-G 100 — 100 cv, motor a gasolina/GPL, três cilindros, 1,0 l, turbo; caixa manual de cinco velocidades.

5. Opção 4×4 mantém-se

Desde o início que o Dacia Duster conquistou fama entre os fãs da condução fora de estrada, disponibilizando versões com tração às quatro rodas para os mais exigentes — mesmo não sendo um «puro e duro». Na nova geração não será diferente.

Dacia Duster fora de estrada
© Dacia O novo Duster 4×4 tem uma distância ao solo de 217 mm e os seguintes ângulos TT: 31º de ataque, 36º de saída e 24º para o ventral

Com o fim do Diesel, contudo, a versão 4×4 do Duster passará a ter no novo 1,2 l turbo a gasolina de 130 cv e caixa manual a sua única motorização.

A Dacia destaca ainda os cinco modos de condução do 4×4, que otimiza vários parâmetros de acordo com o tipo de terreno: Auto, Snow (Neve), Mud/Sand (Lama/Areia), Off-Road (modo mais extremo, similar ao modo Lock do atual Duster 4×4), Eco.

Dacia Duster de frente

Além destes cinco modos existe também o controlo de descidas (Downhill speed control), que atua sobre os travões para manter a velocidade de descida pré-determinada (até 30 km/h).

6. Muito mais seguro

Por fim, mas definitivamente, não menos importante, o Dacia Duster 2024 atualiza-se — e muito — em matéria de segurança. Especialmente, no que toca a segurança ativa e assistentes à condução.

Dacia Duster frente 3/4
© Dacia

Verdade seja dita, a introdução destes assistentes deve-se, em grande parte, à entrada em vigor dos últimos requisitos europeus relativos a segurança automóvel, que os torna obrigatórios.

Por isso mesmo, vamos encontrar no novo Duster itens como travagem automática de emergência; reconhecimento de sinais de trânsito; alertas de velocidade, de saída da via de rodagem e de atenção do condutor; assistente de manutenção na via de rodagem; e nem falta um cruise control (controlo de velocidade de cruzeiro).

7. Menos de 20 mil euros

O Dacia Duster 2024 será produzido na fábrica de Pitesti, Roménia, o mesmo local do antecessor. Será apresentado publicamente no Salão de Genebra do próximo ano, em março, coincidindo mais ou menos com o seu lançamento comercial.

Por agora ainda não há preços disponíveis, mas em declarações à Autocar, Denis Le Vot, o diretor executivo da Dacia, afirmou que o novo modelo terá um preço de entrada abaixo dos 20 mil euros.