Notícias Renault Scénic (2024), o crossover elétrico. Mudou tudo menos o nome

Vídeo

Renault Scénic (2024), o crossover elétrico. Mudou tudo menos o nome

O Renault Scénic foi reinventado. Esqueçam o MPV compacto a combustão e conheçam os detalhes em vídeo deste novo crossover elétrico.

Miguel Dias com Renault Scénic
© Razão Automóvel

O novo Renault Scénic foi mostrado ao público no Salão de Munique (IAA Mobility), mas uma semana antes do salão ter aberto portas, pudemos estar ao «vivo e a cores» com o crossover elétrico em Paris (França).

Crossover elétrico? Sim, isso mesmo. O Scénic deixou de ser o MPV compacto que tem sido nos últimos 27 anos e foi reiventado como um crossover exclusivamente elétrico.

Continuará a ser «amigo» das famílias como foi enquanto monovolume? O Miguel Dias serve de guia neste primeiro contacto estático em vídeo ao Scénic e permite esboçar uma primeira resposta.

Espaço, muito espaço

A nova proposta da Renault, apesar de diferir totalmente do antecessor, continua a apontar ao âmago do segmento C, o dos familiares compactos.

O novo Scénic recorre à mesma base técnica (CMF-EV) do Mégane E-Tech, só que cresce em todas as direções. É 27 cm mais comprido (4,47 m), praticamente 10 cm mais largo (1,864 m) e 7 cm mais alto (1,571 m). A distância entre eixos também alonga-se em mais 10 cm (2,785 m) que no Mégane.

O aumento de dimensões reflete-se, previsivelmente, no aumento das cotas internas.

Apesar de ser 8 cm mais baixo em relação ao antecessor MPV, o Miguel constatou que há muito espaço para pernas na segunda fila e a bagageira é referencial na classe. Neste aspeto, os atributos familiares parecem estar, assim, saciados.

© Renault O novo Renault Scénic aposta também forte na sustentabilidade, atingindo novos patamares no uso de materiais reciclados e de origem orgânica

Muita tecnologia a bordo

Além do generoso espaço a bordo, o novo Renault Scénic faz jus à herança que carrega, oferecendo múltiplos espaços de arrumação, alguns deles com enorme versatilidade de uso.

Apoia braços traseiro
© Renault

Vejam, por exemplo, todas as possibilidades do apoia-braços traseiro no vídeo acima, que mostra ser muito «amigo» dos dispositivos eletrónicos.

Já à venda Renault Clio 2023 em Portugal por menos de 20 mil euros. Todos os preços

O conforto a bordo também é potenciado pela tecnologia, destacando-se o opcional teto panorâmico Solarbay. Este contém cristais líquidos e, ao toque de um botão ou comando de voz, podem transformar a sua superfície transparente e translúcida, numa opaca que nos protege do sol.

Como já acontecia no Mégane, também o Scénic conta com um sistema operativo de base Google, o que dá acesso às mesmas aplicações que usamos nos telemóveis: desde o Google Maps ao Waze, passando por outras como o Spotify. Simplesmente funciona.

Até 620 km de autonomia

Além de ter passado a ser um crossover, com novas proporções e estilo — já assinado por Gilles Vidal, o ainda relativamente recente diretor de design da Renault, que veio da Peugeot —, o novo Renault Scénic também deixou os motores de combustão para trás. Será exclusivamente elétrico.

Renault Scénic 2024 a carregar
© Renault Os carregamentos podem ser de até 22 kWh em corrente alternada (AC) e de até 150 kW em corrente contínua (DC).

Vai chegar ao mercado com duas baterias e dois motores (posicionados à frente, sendo sempre tração dianteira):

  • 125 kW (170 cv), bateria de 60 kWh, 420 km de autonomia;
  • 160 kW (218 cv), bateria de 87 kWh, 620 km de autonomia.

Quando chega?

O novo Renault Scénic tem chegada prevista para o início de 2024. As informações relativas à gama nacional e preços serão avançadas mais perto da data de lançamento.