Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Volvo EX90 em Portugal com mais versões. Encomendas já abriram

Apresentação

Volvo EX90 em Portugal com mais versões. Encomendas já abriram

O EX90 é o novo SUV elétrico topo de gama da Volvo e só chega em 2024, mas já «passou» por Portugal. Já temos todos os preços.

Volvo EX90 perfil
© Razão Automóvel

Depois de o termos conhecido no final do ano passado, na Suécia, na sua revelação mundial, o novo Volvo EX90 foi agora apresentado em Portugal, evento onde estivemos presentes.

Foi uma oportunidade para rever o novo topo de gama elétrico da Volvo e para ficar a conhecer a composição da gama nacional e os seus preços.

volvo ex90 traseira 3/4
© Razão Automóvel

Contudo, não começamos com boas notícias. O novo Volvo EX90 deveria chegar no último trimestre deste ano, mas já não vai ser assim.

O início da sua produção foi adiado para o primeiro semestre de 2024, enquanto a chegada das primeiras unidades só acontecerá durante o segundo semestre do próximo ano.

Tudo sobre: Raios laser e «super processador» no EX90. Já conhecemos o Volvo mais seguro de sempre

A «culpa» deste adiamento relaciona-se totalmente com software; um tópico cada vez mais comum na indústria, onde o desenvolvimento de software parece ser, hoje, o centro de tudo.

Mesmo considerando esse atraso, a Volvo já abriu as encomendas para o EX90 e durante esta primeira apresentação nacional, anunciou mais versões.

Interior
© Razão Automóvel

A gama nacional

O novo Volvo EX90 vai estar disponível em três níveis de equipamento — Core, Plus e Ultra —, três motorizações e duas baterias.

  • Single Motor — 205 kW (279 cv), tração traseira, bateria com 109 kWh, autonomia até 580 km;
  • Twin Motor — 300 kW (408 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 600 km;
  • Twin Motor Performance — 380 kW (517 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 590 km.

    O EX90 Single Motor está disponível nos níveis Core e Plus, enquanto os EX90 Twin Motor e EX90 Twin Motor Performance estão disponíveis nos níveis Core, Plus e Ultra.

    De momento, a Volvo apenas avançou com os preços de entrada de cada motorização e com o nível de equipamento de entrada:

    • EX90 Single Motor — desde 88 200 euros;
    • EX90 Twin Motor — desde 94 200 euros;
    • EX90 Twin Motor Performance — desde 99 300 euros.

    Volvo EX90, o mais seguro de sempre

    Durante a apresentação nacional, a Volvo reforçou o argumento de que o novo EX90 é o seu modelo mais seguro de sempre.

    Uma grande responsabilidade desse título deve-se aos avanços feitos em segurança ativa, com o EX90 a vir equipado com um arsenal de sensores, destacando-se o LiDAR.

    Este permite «ver» algumas centenas de metros à frente — não importa se é dia ou noite —, e é capaz de detetar com maior precisão e fiabilidade não só automóveis, como peões, ciclistas e outros objetos.

    Outros destaques do novo Volvo EX90 passam pelo seu design otimizado — com coeficiente aerodinâmico mais reduzido (0,29) —, as três filas de bancos (de série em Portugal), o interior sem pele animal e a superior sustentabilidade.

    Sobre o tema da sustentabilidade, a Volvo destaca o uso de aço reciclado (aproximadamente 15% do total), 48 kg de plásticos reciclados e uso responsável de matérias-primas (por exemplo, madeira com origem certificada).

    Do ponto de vista tecnológico, o EX90 permite atualizações remotas (OTA ou over-the-air) e o infoentretenimento integra tecnologia da Google.

    A não perder: EX30. O SUV mais pequeno é também o Volvo mais rápido de sempre

    Para conhecerem em mais detalhe o novo Volvo EX90, vejam ou revejam o vídeo onde o Guilherme Costa nos dá a conhecer todos os detalhes do modelo: