Europa. Os 10 automóveis elétricos mais vendidos em 2021

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Mercado

Europa. Os 10 automóveis elétricos mais vendidos em 2021

Fiquem a saber quais foram os 10 automóveis elétricos mais vendidos na Europa em 2021 em mais um ano onde todos os recordes foram batidos.

Ainda longe dos números apresentados pelos seus congéneres a combustão, mas cada vez mais com maior peso no mercado, o número de automóveis elétricos vendidos não para de subir.

Num mercado que caiu 1,9% face a 2020 (2,4% quando olhamos somente para a União Europeia), os automóveis elétricos estão em contraciclo expressivo, tendo subido 63,1%.

Segundo a JATO Dynamics foram vendidos no «velho continente» cerca de 1,2 milhões de automóveis elétricos em 2021, um valor recorde que confere aos veículos exclusivamente movidos a eletrões uma quota de mercado de 10%.

VEJAM TAMBÉM: Europa. Em 2021 o Volkswagen Golf continuou a ser o modelo mais vendido?

Quanto aos best-seller entre os modelos exclusivamente elétricos, podem ficar a conhecê-los nas próximas linhas:

10.º lugar — Volkswagen e-Up!

Um caso curioso, o do Volkswagen e-Up! Quase «aposentado», foi impossível de encomendar o modelo praticamente durante todo o ano de 2021, devido à «enxurrada» de encomendas que aconteceram em 2020, após a oferta de generosos incentivos por parte de grandes mercados como o alemão ou o francês.

Por isso este resultado refere-se, essencialmente, à satisfação desses muitos pedidos, com as encomendas a terem reaberto recentemente.

O mais acessível dos elétricos da Volkswagen com uma autonomia mais do que adequada às lides urbanas, o e-Up! vendeu um total de 40 973 unidades, um valor que corresponde a 53% de todas as vendas da gama Up!.

Volkswagen e-Up!
A NÃO PERDER: Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208

9.º lugar — Peugeot e-208

No nono lugar desta lista encontramos o Peugeot e-208 com 42 450 unidades vendidas no decorrer de 2021.

Tal como o e-Up!, também o modelo gaulês conta com versões com motor de combustão. Contudo, no caso do 208 a variante 100% elétrica corresponde apenas a 22% do total alcançado pelo utilitário da Peugeot (196 869 unidades).

8.º lugar — Hyundai Kauai EV

Hyundai Kauai EV 39 kWh

Com 42 920 unidades comercializadas em 2021, o Hyundai Kauai EV reclama o 8.º lugar entre os modelos elétricos mais vendidos na Europa.

Numa altura em que o novo Hyundai IONIQ 5 fixa em si todos os «holofotes» na oferta elétrica da marca sul-coreana, o Kauai EV representou 39% de todas as vendas da gama Kauai.

7.º lugar — Skoda Enyaq iV

No sétimo lugar da tabela de vendas de automóveis elétricos na Europa encontramos o primeiro modelo baseado na plataforma MEB, o Skoda Enyaq iV.

Com 44 039 unidades comercializadas na Europa em 2021, o modelo checo logrou ainda ser o 99.º carro mais vendido em termos absolutos no «velho continente».

A NÃO PERDER: Enyaq Coupé iV. Novo SUV elétrico da Skoda vai mais longe e traz um RS

6.º lugar — Fiat 500

Com 44 334 unidades vendidas em 2021, o novo e pequeno Fiat 500 ficou à frente do bem maior Skoda Enyaq iV na tabela de vendas de automóveis elétricos, reclamando o 6.º lugar.

Apesar de ser um modelo com fundações distintas das dos 500 com motor de combustão, se contabilizarmos as vendas de ambos, a versão elétrica reuniu 25% das preferências dos fãs do citadino transalpino.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o novo Fiat 500C, exclusivamente elétrico. Mudança para melhor?

5.º lugar — Kia e-Niro

Kia e-Niro © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Já um veterano entre as propostas elétricas e prestes a ser substituído, o Kia e-Niro fez-se valer de uma boa autonomia (já elogiada pelo Fernando Gomes) e de preços competitivos para conquistar o 5.º lugar na tabela de vendas de automóveis elétricos na Europa, sendo o último modelo «multienergia» neste grupo.

Inserido numa gama que conta também com uma variante híbrida e outra híbrida plug-in, o e-Niro conquistou 53% das vendas totais da gama Niro, com um total de 46 790 unidades vendidas.

LEIAM TAMBÉM: Novo KIA EV6 GT-Line (229 cv). Quais são os consumos reais?

4.º lugar — Volkswagen ID.4

Com 54 476 unidades vendidas em 2021, o Volkswagen ID.4, tal como o «primo» Enyaq, assenta sobre a MEB do grupo alemão.

Os números alcançados pelo modelo alemão garantiram-lhe, além do 4.º lugar entre os modelos elétricos mais vendidos, o 74.º lugar na tabela de vendas absoluta.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID.4 (2021) em vídeo. A melhor proposta do segmento?

3.º lugar — Volkswagen ID.3

Chegados ao pódio dos automóveis elétricos mais vendidos na Europa, o 3.º lugar pertence ao Volkswagen ID.3.

Com 69 090 unidades vendidas, o ID.3 conseguiu ainda ser o 53.º carro mais vendido na Europa no ano passado, numa tabela absoluta liderada pelo Volkswagen Golf, com 205 408 unidades vendidas.

2.º lugar — Renault Zoe

Um dos usuais best-seller entre os automóveis elétricos e o mais vendido em 2020, em 2021 o Renault Zoe subiu «apenas» ao 2.º lugar de vendas entre as propostas movidas exclusivamente a eletrões.

No total foram comercializadas 71 579 unidades do utilitário gaulês em 2021, um valor que lhe assegurou ainda o 51.º lugar absoluto na tabela de vendas.

LEIAM TAMBÉM: Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?

1.º lugar — Tesla Model 3

Com 141 221 unidades comercializadas em 2021, o Tesla Model 3 foi, de longe, e tal como já vos tínhamos dito, o best-seller entre os modelos 100% elétricos.

Ao mesmo tempo, aquele que também foi o automóvel elétrico mais vendido em Portugal, conseguiu estabelecer-se como o 17.º modelo mais vendido em termos absolutos no mercado europeu.

Para terem uma ideia do sucesso do Model 3, o modelo da marca norte-americana não só conseguiu liderar entre as propostas elétricas como ascendeu à liderança absoluta do segmento D, ultrapassando modelos como os Audi A4, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e o Volkswagen Passat.

Fonte: JATO

Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o Mitsubishi i-Miev?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV

Mais artigos em Notícias