Notícias Europa. Os 10 automóveis elétricos mais vendidos em 2021

Mercado

Europa. Os 10 automóveis elétricos mais vendidos em 2021

Fiquem a saber quais foram os 10 automóveis elétricos mais vendidos na Europa em 2021 em mais um ano onde todos os recordes foram batidos.

Tesla Model 3, Volkswagen ID.3 e Renault Zoe

Ainda longe dos números apresentados pelos seus congéneres a combustão, mas cada vez mais com maior peso no mercado, o número de automóveis elétricos vendidos não para de subir.

Num mercado que caiu 1,9% face a 2020 (2,4% quando olhamos somente para a União Europeia), os automóveis elétricos estão em contraciclo expressivo, tendo subido 63,1%.

Segundo a JATO Dynamics foram vendidos no «velho continente» cerca de 1,2 milhões de automóveis elétricos em 2021, um valor recorde que confere aos veículos exclusivamente movidos a eletrões uma quota de mercado de 10%.

VEJAM TAMBÉM: Europa. Em 2021 o Volkswagen Golf continuou a ser o modelo mais vendido?

Quanto aos best-seller entre os modelos exclusivamente elétricos, podem ficar a conhecê-los nas próximas linhas:

10.º lugar — Volkswagen e-Up!

Um caso curioso, o do Volkswagen e-Up! Quase «aposentado», foi impossível de encomendar o modelo praticamente durante todo o ano de 2021, devido à «enxurrada» de encomendas que aconteceram em 2020, após a oferta de generosos incentivos por parte de grandes mercados como o alemão ou o francês.

Por isso este resultado refere-se, essencialmente, à satisfação desses muitos pedidos, com as encomendas a terem reaberto recentemente.

O mais acessível dos elétricos da Volkswagen com uma autonomia mais do que adequada às lides urbanas, o e-Up! vendeu um total de 40 973 unidades, um valor que corresponde a 53% de todas as vendas da gama Up!.

Volkswagen e-Up!
A NÃO PERDER: Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208

9.º lugar — Peugeot e-208

No nono lugar desta lista encontramos o Peugeot e-208 com 42 450 unidades vendidas no decorrer de 2021.

Tal como o e-Up!, também o modelo gaulês conta com versões com motor de combustão. Contudo, no caso do 208 a variante 100% elétrica corresponde apenas a 22% do total alcançado pelo utilitário da Peugeot (196 869 unidades).

8.º lugar — Hyundai Kauai EV

Hyundai Kauai EV 39 kWh

Com 42 920 unidades comercializadas em 2021, o Hyundai Kauai EV reclama o 8.º lugar entre os modelos elétricos mais vendidos na Europa.

Numa altura em que o novo Hyundai IONIQ 5 fixa em si todos os «holofotes» na oferta elétrica da marca sul-coreana, o Kauai EV representou 39% de todas as vendas da gama Kauai.

7.º lugar — Skoda Enyaq iV

No sétimo lugar da tabela de vendas de automóveis elétricos na Europa encontramos o primeiro modelo baseado na plataforma MEB, o Skoda Enyaq iV.

Com 44 039 unidades comercializadas na Europa em 2021, o modelo checo logrou ainda ser o 99.º carro mais vendido em termos absolutos no «velho continente».

A NÃO PERDER: Enyaq Coupé iV. Novo SUV elétrico da Skoda vai mais longe e traz um RS

6.º lugar — Fiat 500

Com 44 334 unidades vendidas em 2021, o novo e pequeno Fiat 500 ficou à frente do bem maior Skoda Enyaq iV na tabela de vendas de automóveis elétricos, reclamando o 6.º lugar.

Apesar de ser um modelo com fundações distintas das dos 500 com motor de combustão, se contabilizarmos as vendas de ambos, a versão elétrica reuniu 25% das preferências dos fãs do citadino transalpino.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o novo Fiat 500C, exclusivamente elétrico. Mudança para melhor?

5.º lugar — Kia e-Niro

Kia e-Niro
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Já um veterano entre as propostas elétricas e prestes a ser substituído, o Kia e-Niro fez-se valer de uma boa autonomia (já elogiada pelo Fernando Gomes) e de preços competitivos para conquistar o 5.º lugar na tabela de vendas de automóveis elétricos na Europa, sendo o último modelo «multienergia» neste grupo.

Inserido numa gama que conta também com uma variante híbrida e outra híbrida plug-in, o e-Niro conquistou 53% das vendas totais da gama Niro, com um total de 46 790 unidades vendidas.

LEIAM TAMBÉM: Novo KIA EV6 GT-Line (229 cv). Quais são os consumos reais?

4.º lugar — Volkswagen ID.4

Com 54 476 unidades vendidas em 2021, o Volkswagen ID.4, tal como o «primo» Enyaq, assenta sobre a MEB do grupo alemão.

Os números alcançados pelo modelo alemão garantiram-lhe, além do 4.º lugar entre os modelos elétricos mais vendidos, o 74.º lugar na tabela de vendas absoluta.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID.4 (2021) em vídeo. A melhor proposta do segmento?

3.º lugar — Volkswagen ID.3

Chegados ao pódio dos automóveis elétricos mais vendidos na Europa, o 3.º lugar pertence ao Volkswagen ID.3.

Com 69 090 unidades vendidas, o ID.3 conseguiu ainda ser o 53.º carro mais vendido na Europa no ano passado, numa tabela absoluta liderada pelo Volkswagen Golf, com 205 408 unidades vendidas.

2.º lugar — Renault Zoe

Um dos usuais best-seller entre os automóveis elétricos e o mais vendido em 2020, em 2021 o Renault Zoe subiu «apenas» ao 2.º lugar de vendas entre as propostas movidas exclusivamente a eletrões.

No total foram comercializadas 71 579 unidades do utilitário gaulês em 2021, um valor que lhe assegurou ainda o 51.º lugar absoluto na tabela de vendas.

LEIAM TAMBÉM: Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?

1.º lugar — Tesla Model 3

Com 141 221 unidades comercializadas em 2021, o Tesla Model 3 foi, de longe, e tal como já vos tínhamos dito, o best-seller entre os modelos 100% elétricos.

https://www.youtube.com/watch?v=P1TaqIDzsjw&t=666s

Ao mesmo tempo, aquele que também foi o automóvel elétrico mais vendido em Portugal, conseguiu estabelecer-se como o 17.º modelo mais vendido em termos absolutos no mercado europeu.

Para terem uma ideia do sucesso do Model 3, o modelo da marca norte-americana não só conseguiu liderar entre as propostas elétricas como ascendeu à liderança absoluta do segmento D, ultrapassando modelos como os Audi A4, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e o Volkswagen Passat.

Fonte: JATO

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mitsubishi i-Miev?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV