Notícias Vem aí o GTI elétrico! Volkswagen confirma ID.3 GTX com 333 cv

Antevisão

Vem aí o GTI elétrico! Volkswagen confirma ID.3 GTX com 333 cv

A Volkswagen deu luz verde para a produção do protótipo ID.X, que deve chegar ao mercado com o nome ID.3 GTX e com 333 cv.

Volkswagen ID.X Concept

Agora é oficial. O Volkswagen ID.3 vai ter mesmo uma versão desportiva com mais de 300 cv de potência, que se deverá chamar ID.3 GTX.

A confirmação foi feita por Ralf Brandstätter, diretor geral da marca alemã, em declarações aos britânicos da Autocar, no Salão de Munique. De acordo com o executivo alemão, o protótipo ID.X que ficámos a conhecer há cerca de quatro meses vai mesmo ser produzido, dando origem a uma versão mais apimentada do ID.3.

Brandstätter não quis revelar informações acerca do sistema motriz deste hot hatch elétrico, mas tudo indica que o sistema usado seja o mesmo que encontramos no ID.4 GTX, que assenta em dois motores elétricos, um por eixo.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID. Life antecipa crossover elétrico de 20 mil euros em 2025
Volkswagen ID X

Como tal, e ao contrário das restantes variantes do ID.3, de tração traseira, este ID.3 GTX apresentar-se-á com tração integral. Quanto à potência, sabe-se que o protótipo ID.X conseguia produzir mais 25 kW (34 cv) que o ID.4 GTX, totalizando 245 kW (333 cv), pelo que a versão de produção deverá seguir-lhe as pisadas.

Se a isso juntarmos o facto de este ID.3 GTX ser consideravelmente mais leve do que o ID.4 GTX, podemos esperar um elétrico bem mais entusiasmante em performance: recorde-se que o protótipo ID.X é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,3s e conta com um Drift Mode semelhante ao que podemos encontrar no novíssimo Golf R.

Tudo indica que este ID.3 GTX será apresentado ao mundo durante o próximo ano, mas esta está longe de ser a única novidade que a Volkswagen tem reservada para a sua família ID.

LEIAM TAMBÉM: Volkswagen ID.4 GTX. O mais desportivo dos ID.4 já chegou a Portugal

É que durante estas declarações à Autocar, Ralf Brandstätter deu ainda a entender que vão existir surpresas por parte dos modelos “R”, o que nos permite antecipar mais elétricos “apimentados” a caminho. E relativamente a isso só temos uma coisa a dizer: venham eles!

Sabe esta resposta?
Em que ano a Volkswagen desenvolveu um Golf BiMotor para competir em Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando a VW perdeu a cabeça e desenvolveu um Golf BiMotor