Notícias Fim da linha para o Volkswagen Passat sedã, mas carrinha continua

Mercado

Fim da linha para o Volkswagen Passat sedã, mas carrinha continua

A produção do Volkswagen Passat sedã terminou, mas a carrinha continua a ser produzida. A marca aponta o Arteon berlina como alternativa.

Volkswagen Passat

Há muito discutido, o fim do Volkswagen Passat sedã chegou, ainda assim, mais cedo do que se esperava, com um porta-voz da marca a revelar que a carroçaria sedã de quatro portas deixou de ser produzida — já não é possível encomendá-lo.

O desaparecimento do Passat sedã já estava previsto para 2023 com a chegada da nova geração do modelo. Contudo, os números de vendas bastante superiores alcançados pela Passat Variant (a Autocar avança um rácio de vendas de 2:1 a favor da carrinha) ajudaram a precipitar esta decisão.

Também influente no desaparecimento do Passat sedã foi o facto de a Volkswagen contar com o Arteon na sua gama. Com características próximas às do Passat que agora desaparece, o Arteon tem ainda a vantagem de ter cinco portas (é um liftback) e de contar com um posicionamento mais premium do que o Passat.

A NÃO PERDER: «Pão de forma» regressa em 2022 como elétrico, mas há mais novidades na Volkswagen
Volkswagen-Passat

O fim dos sedã na Volkswagen? Olhem que não…

O fim do Passat sedã até pode marcar o fim de uma era na marca alemã — desde a terceira geração que este formato estava presente na gama Passat —, mas não significa que a Volkswagen vai abandonar este tipo de carroçaria.

Pelo menos é o que nos «dizem» as fotos-espia do próximo membro da «família ID» cujo protótipo, conhecido como Aero B, foi apanhado em testes.

Uma espécie de anti-Tesla Model 3 da Volkswagen, este deverá assumir o lugar deixado vago pelo Passat sedã. Assente na plataforma MEB, estará disponível em versões com tração integral e traseira e deverá contar com a «companhia» de uma variante carrinha.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”